Diversão em família – Que tipo de atividades se pode fazer

diversão em familia ideias

A vida moderna é agitada e, muitas vezes, as famílias têm dificuldade em encontrar tempo para se reunir e desfrutar de momentos de diversão juntos. No entanto, é crucial reservar um tempo para se conectar como uma família e criar memórias duradouras.

Felizmente, existem uma infinidade de atividades divertidas que podem ser desfrutadas por todos, independentemente da idade.

Neste artigo, exploraremos algumas ideias emocionantes para atividades em família que vão desde aventuras ao ar livre até noites acolhedoras em casa.

Fica aqui uma lista de atividades para crianças. 

1. Explorando a natureza

Entre outros benefícios, a natureza acaba por ser um bom ansiolítico, aliviando o stress e a ansiedade do dia-a-dia. Portanto, nos dias em que as condições climatéricas cooperam, aproveita para fazeres atividades ao ar livre com a tua família.

Aventuras ao ar livre para toda a família

A natureza oferece uma infinidade de oportunidades para a diversão em família. Planear aventuras ao ar livre pode ser emocionante e recompensador para todos. Aqui estão algumas ideias para começar:

1. Piquenique num parque

Nada supera um bom piquenique em família. Escolhe um parque local com espaços verdes amplos, prepara algumas refeições leves e desfruta de um dia ao ar livre.

Jogos como badminton ou bola podem adicionar ainda mais diversão ao piquenique.

2. Trilhos na natureza

Encontra um trilho na natureza adequado à idade e habilidade de todos os membros da família. Caminhar juntos permite apreciar a beleza natural, respirar ar fresco e passar tempo de qualidade enquanto exploram novos lugares.

3. Criar uma horta familiar

Os mais pequenos, sobretudo os que vivem em meios urbanos, nem sempre sabem como é que cresce aquilo que comem.

Se tens um espaço no jardim, porque não criar uma horta biológica em casa? Deixa que toda a família se envolva na escolha dos alimentos a plantar, preparem o terreno e reguem.

Para regar e tratar da horta, podem ir intercalando as tarefas ou, então, escolher dias e horários para que todos possam participar. Depois é só deixar a magia acontecer e acompanhar o crescimento das plantas.

2. Mergulha na criatividade

Será que existe um pintor em ascensão na família? Ou será mais um masterchef? Seja qual for o dom, estimula-o! Façam atividades juntos para deixar a imaginação fluir sem limites.

1. Sessão de artesanato em família

Uma tarde de artesanato é uma maneira divertida de unir a família e despertar a criatividade. Escolhe um projeto adequado para todas as idades, como pintura em tela, criação de colagens ou modelagem com argila.

Incentiva a imaginação de cada membro da família e diverte-te com os resultados únicos.

2. Noite de jogos em família

Nada une uma família como uma noite de jogos.

Desenterrando os jogos de tabuleiro antigos ou experimentando jogos de cartas modernos, a diversão é garantida. Os risos e a competição amigável fortalecerão os laços familiares e criarão memórias inesquecíveis.

3. Explorando a cultura

Fazer uma viagem pelas raízes e costumes do nosso país é uma das melhores formas de te divertires em família. Mas podes ir mais longe e explorar outras culturas sem saíres de casa. Como? Nós explicamos-te a seguir.

1. Aprende enquanto te divertes

Explorar a cultura pode ser divertido e educacional para toda a família.

Descobre novos lugares, experimente novos alimentos e mergulhe em experiências enriquecedoras.

2. Visita a museus e exposições

Museus e exposições oferecem uma oportunidade única para aprenderes e divertires-te ao mesmo tempo. Pesquisa museus da tua região que tenham exposições interativas ou voltadas para crianças. Seja arte, ciência ou história, há sempre algo novo para descobrir.

3. Jantares temáticos em família

Experimenta jantares temáticos com pratos de diferentes culturas ao redor do mundo.

Pesquisa receitas autênticas, envolve todos os membros da família na preparação e desfruta de uma refeição deliciosa e divertida juntos.

4. Diversão em família em casa

Se o tempo não estiver propício para aventuras ao ar livre, não desesperes. Existem alternativas igualmente engraçadas para garantir a diversão em família.

Diversão acolhedora em família

Passar tempo em casa pode ser tão divertido quanto sair. Criar memórias duradouras em casa é uma maneira maravilhosa de fortalecer os laços familiares.

1. Noites de cinema caseiras

Transforma a tua sala de estar num cinema caseiro. Escolhe filmes que a família adore, prepara pipocas e desfruta de uma noite de cinema aconchegante juntos.

Certifica-te de que todos têm a oportunidade de escolher um filme para que todos se sintam envolvidos.

2. Cozinhar em família

Envolve toda a família na cozinha, preparando refeições juntos.

Desde a escolha da receita até à preparação e degustação, cozinhar em família é uma atividade divertida e uma ótima maneira de ensinar habilidades culinárias aos mais jovens.

3. Caça ao tesouro dentro de casa

Apesar de ser muito comum promover esta atividade ao ar livre, porque não adaptá-la para uma versão interior?

Escolhe os melhores locais para esconder “tesouros” (gomas, chocolates ou outras guloseimas), cria um mapa e pistas e começa a diversão em família. Temos a certeza que os mais novos irão delirar!

4. Correio da amizade

Uma vez que a comunicação é, na maioria dos casos, feita online, promove uma atividade diferente: o correio da amizade.

Para esta atividade, cada elemento da família deve escrever uma carta para cada um dos outros, explicando o que mais gosta neles e deixando alguns desejos para o futuro. Depois, um “carteiro” entrega as cartas aos destinatários.

Conclusão

Dedicar tempo para te divertires em família é essencial para criar laços fortes e memórias duradouras.

As atividades mencionadas neste artigo são apenas algumas ideias para começar. Lembra-te de adaptar as atividades de acordo com os interesses e idades dos membros da família.

Começa a planear essas aventuras e aproveita o tempo de qualidade em família. A diversão está garantida!

Se és fã de programas educativos, fica também com ideias sobre o que fazer