Todos já tivemos esta dúvida: quais são as línguas mais faladas do mundo? Tal se deve ao facto de, cada vez mais, ser necessário falar mais do que um idioma para conseguir, por exemplo, estudar ou trabalhar.
Dada a curiosidade, decidimos fazer uma breve pesquisa e, com base nos dados da Ethnologue (2020), revelamos-te quais são as 8 línguas mais faladas no mundo. Será que os teus palpites estão corretos? Continua a ler para conseguires tirar todas as dúvidas!
As 8 línguas mais faladas do mundo
1. Inglês (1268 milhões)
Tal como aconteceu com o latim ou o grego noutras épocas, o inglês é, atualmente, uma língua universal. Ele é o idioma padrão em negócios internacionais, bem como noutras áreas como o turismo e a tecnologia.
Graças aos 379 milhões de falantes nativos e dos 753 milhões não nativos, o inglês é a língua mais falada do mundo.
Os melhores humoristas portugueses, na nossa opinião. Fica atento a esta lista:
2. Mandarim (1120 milhões)
Em termos de falantes nativos, os 918 milhões de falantes de mandarim como primeira língua acabam por ultrapassar os nativos que falam inglês. No entanto, os 199 milhões de falantes não nativos de mandarim não conseguem fazer dela a língua mais falada do mundo.
Embora se denomine o mandarim como uma língua, a verdade é que ele é m conjunto de dialetos da língua chinesa. É uma língua tonal, ou seja, o significado de uma palavra muda de acordo com a forma como a pronunciamos.
Apesar de 20% dos que se conectam à internet falem chinês, pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web é nesse idioma.
3. Hindi (637 milhões)
A par do inglês, o hindi é uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo. Ao todo, existem 341 milhões de falantes nativos e 274 milhões de falantes não nativos.
O facto de haver uma grande diversidade linguística na região, em que mais de 1600 línguas coexistem, explica os falantes não nativos que a usam como língua franca. Mas o facto mais curioso é que quem fala inglês pode entender um pouco de hindi. Não acreditas? Guru, jungle, karma, yoga e bungalow, por exemplo, são palavras de origem hindi. Curioso, não achas?
4. Espanhol (538 milhões)
Os 460 milhões de falantes nativos fazem do espanhol a segunda língua mais falada do mundo por nativos. A par disso, é a terceira língua mais utilizada na Internet e o segundo idioma mais estudado no mundo.
A sua expansão colonial fez com que a língua fosse levada para a América, assim como para África e Ásia. Além disso, e devido à migração, existem milhões de falantes deste idioma nos Estados Unidos da América, fazendo com que seja o segundo país com maior número de falantes de espanhol no mundo.
5. Francês (277 milhões)
Tal como aconteceu com outras línguas, o colonialismo fez com que o francês se difundisse pelo mundo. Assim, hoje existem cerca de 29 países em diferentes continentes que falam o idioma, totalizando 74 milhões de falantes nativos. Além disso, os quase 203 milhões de falantes não nativos fazem com que esta seja a terceira língua com o maior número de falantes não nativos.
6. Árabe (274 milhões)
No total, existem 26 países que falam árabe, totalizando 245 milhões de falantes nativos. Graças a essa dispersão geográfica, existem diversos dialetos locais.
O árabe, que é a língua do Islão, influenciou outras línguas como o espanhol e o português. Aliás, algumas palavras pronunciadas nesses idiomas soam exatamente igual em árabe.
7. Bengali (265 milhões)
Esta é uma língua oficial do Bangladesh, o que pode surpreender pois trata-se de um país tão pequeno com uma das línguas mais faladas do mundo. Mas isso é facilmente explicável devido à sua densidade populacional. Além disso, a língua é falada em algumas regiões da Índia e da Birmânia.
8. Russo (258 milhões)
Devido à sua extensão territorial e densidade populacional, não é de admirar ver o russo nesta lista. Afinal, ela é a língua oficial de quatro países, além de ser falada nos países da ex-União Soviética. Na Europa, é mesmo a língua com maior número de falantes nativos (154 milhões).
Embora a gramática russa seja conhecida por ser complicada e difícil de entender, a verdade é que o russo só tem 200 mil palavras, enquanto o inglês tem perto de 1 milhão. No entanto, a dificuldade está no facto de a maioria das palavras ter mais do que um significado.
Conta-nos: quais são as línguas desta lista que sabes falar?