A queima das fitas surgiu no início do século XX, em Coimbra, e rapidamente se espalhou por todo o país. No Porto, foram os finalistas de Medicina que deram o primeiro passo para que esta cerimónia se tornasse uma das mais icónicas da cidade Invicta.
Este evento também se tornou bastante polémico ao longo dos anos, especialmente na altura antes e após 25 de abril por causa de todo o contexto político que se vivia na altura.
Atualmente, a queima das fitas está aberta ao público em geral e conta com vários eventos, incluindo concertos com preços acessíveis. Se gostas de te divertir à noite, a semana académica do Porto é ideal para ti.
Momentos académicos presentes na queima das fitas do Porto
Os finalistas celebram o fim do ano académico e os caloiros podem vestir, pela primeira vez, o traje académico. No Porto, é tudo cheio de cor: cada curso tem a sua cor definida e os alunos que desfilam pela Avenida dos Aliados são facilmente identificáveis porque usam um chapéu e uma bengala da cor do seu curso.
Existem alguns momentos imperdíveis para quem adora uma boa festa:
A Serenata e a Missa da Bênção das Pastas
É o que marca o início da festa. A Monumental Serenata começa logo à 00:01 e a Bênção das Pastas ocorre na manhã seguinte.
Sim, não é nada fácil.. mas há quem diga que na queima das fitas é proibido dormir devido ao grande ambiente de festas e atividades que existe na semana académica do porto.
Pode ser interessante caso estejas à procura de um restaurante barato no porto.
O cortejo na avenida dos aliados
A tradição dita que é o carro de Medicina que tem que ir em primeiro lugar (porque foram eles os percursores desta ideia no Porto). Pode começar em vários sítios (o Porto é uma cidade que tem em conta a mobilidade das pessoas e, por isso, ajusta sempre o percurso do desfile), mas é certo que o ponto de encontro é nos Aliados.
A noite no famoso queimódromo de Matosinhos, Porto
O Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto, é o ponto de encontro para quem quer passar uma boa noite repleta de música e diversão. O cartaz costuma ser anunciado com alguma antecedência, é preciso estar atento às redes sociais, nomeadamente à página da Federação Académica do Porto, responsável pela organização do evento. O Queimódromo também conta com várias barraquinhas de comida e bebida, onde se diferencia de todas as queimas das fitas de Portugal. É nas barraquinhas que se faz a festa, e onde é o ponto de encontro de todos os estudantes. Tudo é pretexto para negociar uma boa bebida e beber uns belos shots com os amigos que já não vemos à imenso tempo, ou simplesmente para brindar a mais um ano académico.
Brevemente poderás ver o cartaz da queima das fitas aqui.
Localização do queimodromo porto
Transporte queima das fitas porto
O metro costuma estar aberto (ou fecha mais tarde e abre mais cedo, dependendo dos dias). Há algumas estações de metro que ficam encerradas, por isso, convém sempre verificar antes de ir para a festa.
Nos anos anteriores, a STCP disponibilizou um Vaivém do Queimódromo para o centro do Porto (paragem na Estação da Trindade ou no Hospital de S. João) que funciona durante toda a noite.
O concerto Promenade
Como nem tudo tem que se extremamente agitado, o concerto Promenade dá-nos música clássica. A uma orquestra de renome juntam-se estudantes do ensino superior que tenham alguma experiência musical.
O Festival Ibérico de Tunas Académicas
É, provavelmente, um dos festivais mais importantes durante a semana académica, em que as melhores tunas do país dão um concerto. É onde se vive um dos melhores espíritos académicos! As tunas dão o seu melhor para ganharem os prémios de Melhor Tuna, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Instrumental, Melhor Solista e Melhor Pandeireta.
Outras hipóteses, tendo ainda a vantagem de conseguires gerir as atividades a realizar. Às vezes, menos é mais.
Jantares de grupo nesta semana nao falta no porto. Conhece aqui alguns restaurantes porto
O Sarau Cultural
É um dos eventos que acontece fora do Queimódromo e é uma alternativa à famosa e animada noite de sexta-feira no Parque da Cidade. É uma tradição que vem tendo cada vez menos afluência devido à pouca divulgação mas que vale muito a pena porque é um momento cultural criado por estudantes e para estudantes.
Atividades da tua faculdade
Paralelo a isto tudo, existe imensas atividades que cada faculdade têm durante esta semana. Cada faculdade tem uma tradição, por isso, vais ter de conjugar também com a semana da tua faculdade / praxe.
Outros aspectos e noticias para ter em consideração para a queima das fitas
Queima das fitas amiga do ambiente
Onde há pessoas, há lixo. A queima das fitas é uma das mais amigas do ambiente no país e nos últimos anos tem contado com a limpeza da via pública depois do cortejo, ecopontos espalhados ao longo do percurso deste, iluminações LED, pontos de abastecimento de água e até mesmo ajuste da projeção do som para diminuir a poluição sonora.
A polémica e as ações que a FAP tomou
Tendo em conta a polémica que envolveu a queima das fitas do Porto há uns anos atrás, a FAP decidiu passar a incluir o Ponto Lilás no Queimódromo, uma forma de prevenir comportamentos que coloquem em causa a integridade física e os Direitos Humanos. A queima das fitas do Porto já conta com várias campanhas de sensibilização, uma tentativa de tornar o espaço seguro a todas as pessoas que por lá apareçam e a FAP está de olho nas barraquinhas que possam apresentar cariz sexual e/ou ofensivo.
As barraquinhas que se encaixarem dentro deste discurso, são convidadas a mudar o seu discurso para tornar o Queimódromo num lugar harmonioso.
Cartaz e Bilhetes queima das fitas - Porto para 2023 de 07 a 13 de maio
Para a 101ª edição da Queima das Fitas do Porto, estão confirmados nomes como Ornatos Violeta, Wet Bed Gang, Quim Barreiros, entre outros artistas. No total, mais de 50 artistas relacionados com música, dança, comédia e arte estarão distribuídos por 3 palcos: Palco Academia (o palco principal), Palco Secundário, com noites temáticas, e Palco Cultura, com maior destaque para o “stand-up comedy”, adiantou Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP).
Vê o que se sabe (para já) do cartaz da Queima das Fitas do Porto 2023 para o Palco Academia.
- 07 de maio (de sábado para domingo): Ornatos Violeta e Ivandro;
- 07 de maio (domingo): Slow J, T-Rex e Papillon;
- 08 de maio (segunda-feira): Chico da Tina;
- 09 de maio (terça-feira): Quim Barreiros e Rosinha;
- 10 de maio (quarta-feira): Wet Bed Gang, Dillaz e X-Tense;
- 11 de maio (quinta-feira): Karetus, Mc Pedrinho e Concurso de DJ’s.
- 12 de maio (sexta-feira): Two Door Cinema Club, Calema, Da think e vencedor do concurso das bandas;
- 13 de maio (sábado): Revenge of 2000’s com luke d’eça dos 4 taste, luciana abreu e mundo secreto.
É preciso comprar bilhete antes. Existem dois bilhetes: o passe geral e o diário. O passe geral tende a variar o seu preço, dependendo do dia da compra (quanto mais cedo se comprar o bilhete, mais barato fica). Os bilhetes podem ser adquiridos com a própria FAP e noutros pontos de venda (verificar no site da FAP quando fores comprar os bilhetes) ou online, em bol.pt.
Se quiseres andar de Vaivém, é necessário carregar o título Andante.
FAQ's
Onde comprar bilhetes queima das fitas porto?
Os bilhetes podem ser adquiridos com a própria FAP e noutros pontos de venda (verificar no site da FAP quando fores comprar os bilhetes) ou online, em bol.pt.
Quantos dias é queima das fitas no Porto?
É uma semana cheia de diversão. Queima das fitas do Porto começa sempre no primeiro domingo de maio.