Queima das fitas Porto 2022 – Evento está de volta e cartaz de 2022

queima das fitas porto

A queima das fitas surgiu no início do século XX, em Coimbra, e rapidamente se espalhou por todo o país. No Porto, foram os finalistas de Medicina que deram o primeiro passo para que esta cerimónia se tornasse uma das mais icónicas da cidade Invicta.

Este evento também se tornou bastante polémico ao longo dos anos, especialmente na altura antes e após 25 de abril por causa de todo o contexto político que se vivia na altura.

Atualmente, a queima das fitas está aberta ao público em geral e conta com vários eventos, incluindo concertos com preços acessíveis. Se gostas de te divertir à noite, a semana académica do Porto é ideal para ti.

Vê as declarações da FAP sobre o regresso da Queima das Fitas do Porto em 2022.

Momentos académicos presentes na queima das fitas do Porto

Os finalistas celebram o fim do ano académico e os caloiros podem vestir, pela primeira vez, o traje académico. No Porto, é tudo cheio de cor: cada curso tem a sua cor definida e os alunos que desfilam pela Avenida dos Aliados são facilmente identificáveis porque usam um chapéu e uma bengala da cor do seu curso.

Existem alguns momentos imperdíveis para quem adora uma boa festa:

A Serenata e a Missa da Bênção das Pastas

serenata e benção das fitas porto
Créditos: jn.pt

É o que marca o início da festa. A Monumental Serenata começa logo à 00:01 e a Bênção das Pastas ocorre na manhã seguinte.

Sim, não é nada fácil.. mas há quem diga que na queima das fitas é proibido dormir devido ao grande ambiente de festas e atividades que existe na semana académica do porto. 

Pode ser interessante caso estejas à procura de um restaurante barato no porto. 

O cortejo na avenida dos aliados

cortejo queima porto
Créditos: porto.pt

A tradição dita que é o carro de Medicina que tem que ir em primeiro lugar (porque foram eles os percursores desta ideia no Porto). Pode começar em vários sítios (o Porto é uma cidade que tem em conta a mobilidade das pessoas e, por isso, ajusta sempre o percurso do desfile), mas é certo que o ponto de encontro é nos Aliados.

A noite no famoso queimódromo de Matosinhos, Porto

discotecas algarve
Créditos: unsplash

O Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto, é o ponto de encontro para quem quer passar uma boa noite repleta de música e diversão. O cartaz costuma ser anunciado com alguma antecedência, é preciso estar atento às redes sociais, nomeadamente à página da Federação Académica do Porto, responsável pela organização do evento. O Queimódromo também conta com várias barraquinhas de comida e bebida, onde se diferencia de todas as queimas das fitas de Portugal. É nas barraquinhas que se faz a festa, e onde é o ponto de encontro de todos os estudantes. Tudo é pretexto para negociar uma boa bebida e beber uns belos shots com os amigos que já não vemos à imenso tempo, ou simplesmente para brindar a mais um ano académico. 

Brevemente poderás ver o cartaz da queima das fitas aqui. 

Localização do queimodromo porto

Transporte queima das fitas porto

O metro costuma estar aberto (ou fecha mais tarde e abre mais cedo, dependendo dos dias). Há algumas estações de metro que ficam encerradas, por isso, convém sempre verificar antes de ir para a festa.

Nos anos anteriores, a STCP disponibilizou um Vaivém do Queimódromo para o centro do Porto (paragem na Estação da Trindade ou no Hospital de S. João) que funciona durante toda a noite.

O concerto Promenade

Como nem tudo tem que se extremamente agitado, o concerto Promenade dá-nos música clássica. A uma orquestra de renome juntam-se estudantes do ensino superior que tenham alguma experiência musical.

O Festival Ibérico de Tunas Académicas

É, provavelmente, um dos festivais mais importantes durante a semana académica, em que as melhores tunas do país dão um concerto. É onde se vive um dos melhores espíritos académicos! As tunas dão o seu melhor para ganharem os prémios de Melhor Tuna, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Instrumental, Melhor Solista e Melhor Pandeireta.

Outras hipóteses, tendo ainda a vantagem de conseguires gerir as atividades a realizar. Às vezes, menos é mais.

Jantares de grupo nesta semana nao falta no porto. Conhece aqui alguns restaurantes porto

O Sarau Cultural

É um dos eventos que acontece fora do Queimódromo e é uma alternativa à famosa e animada noite de sexta-feira no Parque da Cidade. É uma tradição que vem tendo cada vez menos afluência devido à pouca divulgação mas que vale muito a pena porque é um momento cultural criado por estudantes e para estudantes.

Atividades da tua faculdade

Paralelo a isto tudo, existe imensas atividades que cada faculdade têm durante esta semana. Cada faculdade tem uma tradição, por isso, vais ter de conjugar também com a semana da tua faculdade / praxe.

Outros aspectos e noticias para ter em consideração para a queima das fitas

queima das fitas porto
Créditos: FAP

Queima das fitas amiga do ambiente

Onde há pessoas, há lixo. A queima das fitas é uma das mais amigas do ambiente no país e nos últimos anos tem contado com a limpeza da via pública depois do cortejo, ecopontos espalhados ao longo do percurso deste, iluminações LED, pontos de abastecimento de água e até mesmo ajuste da projeção do som para diminuir a poluição sonora.

A polémica e as ações que a FAP tomou

Tendo em conta a polémica que envolveu a queima das fitas do Porto há uns anos atrás, a FAP decidiu passar a incluir o Ponto Lilás no Queimódromo, uma forma de prevenir comportamentos que coloquem em causa a integridade física e os Direitos Humanos. A queima das fitas do Porto já conta com várias campanhas de sensibilização, uma tentativa de tornar o espaço seguro a todas as pessoas que por lá apareçam e a FAP está de olho nas barraquinhas que possam apresentar cariz sexual e/ou ofensivo.

As barraquinhas que se encaixarem dentro deste discurso, são convidadas a mudar o seu discurso para tornar o Queimódromo num lugar harmonioso.

Cartaz e Bilhetes queima das fitas - Porto para 2022

 30 de abril para 1 de maio

  1.  ProfJam
  2.  Lon3r Johnny

 1 de maio

  1. – Julinho KSD
  2. Plutónio

 2 de maio

  1.  Diogo Piçarra
  2. Capitão Fausto

 3 de maio

  1. Quim Barreiros
  2. Ana Malhoa
  3. Saúl

 4 de maio

  1. Wet Bed Gang
  2. Dillaz

 5 de maio

  1. Vini Vici
  2. Karetus

 6 de maio

  1. Kevinho
  2. Nenny

 7 de maio

  1. Muitas surpresas com Revenge Of 90’s

É preciso comprar bilhete antes. Existem dois bilhetes: o passe geral e o diário. O passe geral tende a variar o seu preço, dependendo do dia da compra (quanto mais cedo se comprar o bilhete, mais barato fica). Os bilhetes podem ser adquiridos com a própria FAP e noutros pontos de venda (verificar no site da FAP quando fores comprar os bilhetes) ou online, em bol.pt.

Se quiseres andar de Vaivém, é necessário carregar o título Andante.

“A Queima das Fitas do Porto é, há muitos anos, o evento mais querido de todos os estudantes da Academia do Porto, simbolizando um marco anual da vida académica dos estudantes e da cidade Invicta que os acolhe. Volvidos 2 anos, em que por motivos de saúde pública e com um profundo sentimento de responsabilidade dos jovens, o evento não pôde ser realizado, é tempo de um regresso ambicioso, que devolverá a todos os estudantes e antigos estudantes da Academia do Porto a sua maior festa”, lê-se no comunicado da Federação Académica do Porto.

“O Porto voltará, por fim, a abraçar o que é seu. E os seus estudantes estarão nas ruas, no Queimódromo e nas mais bonitas salas de espetáculos da cidade, para fazer o Porto lembrar-se daquilo que nunca se esqueceu. De 1 a 7 de maio, a Queima das Fitas do Porto está de volta!”.

A FAP “para garantir todas as condições do evento, está a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e demais autoridades, nomeadamente no que toca à adaptação do espaço do recinto das Noites da Queima e do percurso do Cortejo Académico do Porto, decorrente das obras realizadas no Queimódromo e das obras da cidade”.

FAQ's

Onde comprar bilhetes queima das fitas porto?  
Os bilhetes podem ser adquiridos com a própria FAP e noutros pontos de venda (verificar no site da FAP quando fores comprar os bilhetes) ou online, em bol.pt.

Quantos dias é queima das fitas no Porto? 
É uma semana cheia de diversão. Queima das fitas do Porto começa sempre no primeiro domingo de maio.