Chegado o bom tempo, a vontade de beber uma Margarita fresca e saborosa aumenta. Contudo, como fazer este delicioso cocktail? Quais são as melhores receitas para seguir? Não te preocupes, nós trazemos as respostas a estas tuas dúvidas.
Seja para beberes sozinho ou acompanhado, atenta nas nossas dicas e receitas de Margarita e surpreende-te!
Quem criou a Margarita?
Apesar de a bebida ser deliciosa, poucos conhecem a sua verdadeira origem. Ora para compreendê-la e apreciá-la melhor, nada do que fazer uma viagem ao passado. Vai-te servir para teres algumas respostas às tuas dúvidas e, quem sabe, teres novas informações que façam apreciá-la ainda mais.
Sabe-se que esta receita de sucesso tem origens mexicanas, contudo, existem várias histórias sobre a sua existência. As mais populares são as seguintes:
- Margarita Sames, que tinha uma casa em Acapulco, criou esta bebida com o seu nome para surpreender várias estrelas de Hollywood, entre elas Lana Turner e Nick Hilton;
- Antes da fama, Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin, apresentava-se em casinos de Tijuana, no México. Numa das muitas apresentações, um barman chamado Jodson Gutierrez criou o cocktail e batizou-o com o nome verdadeiro da atriz;
- Danny Herrera, proprietário de um bar de estrada em Rosarita Beach nos anos 40, criou o cocktail para suavizar o gosto forte da tequila.
Embora não haja consenso sobre o criador, uma coisa é certa: a receita fez tanto sucesso que, atualmente, ninguém consegue resisti-la. Aliás, existem versões que se adaptam a todos os gostos, pelo que todos podem, sem exceção, aprecia-la!
Queres saber como fazer Margarita em casa? Continua a ler!
Receita da Margarita clássica
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 doses
Tempo de preparação: 5min (+ 30min para deixar repousar a bebida)
Simples mas muito elegante, a Margarita clássica é um cocktail perfeito para beber ao final do dia, sobretudo se estiveres acompanhado. Nesse sentido, trazemos-te a receita para que possas colocá-la em prática o quanto antes.
Para começar, mistura num shaker 200ml de sumo de lima e 200ml de sumo de limão, 50g de açúcar e raspas de lima. Agita bem e deixa repousar meia hora.
Agora, coloca 7 colheres de chá de sal numa tábua e, com ele, forma uma camada grossa. Molha os rebordos dos copos e roda-os sobre o sal para que agarre a toda a volta.
Abre o shaker, coloca 600ml de tequila e 600ml de triple sec e volta a agitar. Acrescenta gelo picado a gosto e mistura. Verte para os copos e serve com rodelas de lima.
Outras Margaritas que podes experimentar e ideias
Margarita de melancia
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 doses
Tempo de preparação: 30min
Aproveita a época das melancias para experimentares fazer uma deliciosa Margarita. Como? Simples: começa por usar a metade de 1 limão para humedecer a borda dos copos. Passa-os por sal (podes acrescentar chili para um toque picante). Reserva.
Num shaker, coloca cubos de gelo a gosto, meia chávena de chá de tequila, 4 colheres de sopa de licor de laranja e 1 chávena de chá de melancia macerada (ver as instruções no final do artigo). Fecha e agita até ficar gelada.
Coa o líquido, serve nos copos e decora a gosto com pedaços de melancia, rodelas de lima ou folhas de menta.
Frozen Margarita de morango
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 doses
Tempo de preparação: 15min
Vamos equilibrar o sabor forte da tequila? Como? Usando morangos! O seu toque doce serve na perfeição para esta receita que, garantimos-te, é deliciosa para animar os fins de tarde de verão.
Junta numa liquidificadora 50ml de sumo de limão, 50ml de licor de laranja, 50ml de tequila, gelo a gosto e morangos congelados a gosto. Tritura tudo até teres uma textura espessa. Decora com morangos e folha de menta.
Margarita de cerveja
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 doses
Tempo de preparação: 15min
Embora pareça uma combinação estranha, o certo é que esta é uma Margarita perfeita para os amantes destas duas bebidas. Tudo o que precisas é de preparar a Margarita clássica (ver a primeira receita) e acrescentar uma parte igual de cerveja. Por exemplo, se preparares 300ml de Margarita, usa 300ml de cerveja. O restante processo mantém-se igual.
Vais ver que vais ter um toque mais encorpado e alguma cremosidade graças à cerveja, algo que na receita tradicional deste cocktail é incomum. Experimenta, vais adorar!
Como macerar fruta?
Ao longo das receitas anteriores, indicamos o uso de frutas maceradas. Contudo, como não é algo habitual, pelo menos para quem não faz cocktails, decidimos explicar de forma rápida como fazer esse processo.
Para começar, descasca a fruta que vais usar. Depois, numa panela ou noutro recipiente, junta a fruta e 1 líquido à escolha que melhor combina com ela (sumo, vinho ou licor). Caso queiras um toque mais doce, podes juntar elementos como favas de baunilha ou mel para adoçar. Assim que estiver a mistura preparada, cobre com uma tampa ou plástico e deixa repousar 1 dia inteiro. Passado esse tempo, experimenta: se já estiver com o sabor potenciado, já está pronto a usar. Se não estiver, deixa repousar mais tempo.
Caso queiras substituir o líquido por açúcar, podes substituir e acrescentar umas gotas de limão para equilibrar a doçura. Depois é só seguir os restantes passos de forma normal.
Mais ideias de cocktails para ficares a conhecer as nossas receitas