Restaurantes Ponta Delgada

Os melhores restaurantes em ponta delgada

De um modo geral, os Açores estão repletos de encantos que poucos conhecem, incluindo no que diz respeito à gastronomia. Nesse sentido, hoje apresentamos-te os melhores restaurantes de Ponta Delgada que tens de visitar durante a tua estadia por esta ilha.

Assim sendo, estás preparado para mergulhares numa verdadeira aventura gastronómica em Ponta Delgada? Vê as nossas sugestões abaixo!

Restaurantes em Ponta Delgada para um bom repasto

Depois de uma bela caminhada ou de um conjunto de atividades pela ilha, nada melhor do que uma pausa para um bom repasto. Para isso, tens aqui sugestões para todos os gostos. Embora a maioria seja dedicada à comida local e tradicional, tens também espaço para outras opções como vegetariano ou sushi. Vamos a isso?

A Tasca

No centro de Ponta Delgada, mais concretamente na Rua do Aljube, está A Tasca, um ex-líbris para quem aprecia boa comida. 

De decoração rústica, bem ao estilo de tasca, o restaurante esmera-se na gastronomia. Caso disso é o facto de a casa estar quase sempre esgotada. Por isso, o melhor é reservares para não correres o risco de não ter lugar. Além de ter elementos ligados ao mar, poderás, no primeiro andar, encontrar obras de arte, não fosse este um espaço onde os artistas expõem as suas obras. Mas os detalhes não se ficam por aqui: a ementa vem em forma de jornal. 

Quanto ao que comer, o delicioso lombo de atum grelhado com sementes de sésamo ou o polvo à tasqueira são duas das especialidades da casa. Porém, caso pretendas uma boa dose de carne, experimenta as plumas de porco preto ou as favas com entrecosto.

Boca de Cena

Outro restaurante bem localizado é o Boca de Cena, já que está mesmo no centro histórico de Ponta Delgada. Preza pelo serviço personalizado, assim como pela cozinha portuguesa. Por isso, na carta encontras diversas iguarias originais e ainda por explorar na ilha. 

Em modo de recomendação, experimenta o atum braseado ao mel, o polvo crocante ou o peito de faisão em molho de alecrim. Podem parecer combinações improváveis, mas acredita, são todas espetaculares!

Como fazer o famoso arroz de pato de forma tradicional…

O Galego – Casa do Bife

Na freguesia de São Roque encontras aquele que é um dos melhores restaurantes de Ponta Delgada. Falamos d’O Galego, um espaço especializado em comida regional e que é conhecido pelo seu bife à regional.

A par da estrela da casa, tens outros pratos locais e tradicionais para te deliciares. Por exemplo, o bife do lombo com ovo, pimenta, batata frita e um molho delicioso vai certamente conquistar-te. Mas tens uma ementa diversificada ou o prato do dia para escolheres.

Relativamente ao espaço, ele é muito moderno e simples, contudo, a sua esplanada com vista para o mar vai chamar-te de imediato à atenção. 

Rotas da Ilha Verde

Conhecido como Rotas, este é um dos mais afamados restaurantes vegetarianos de Ponta Delgada. Aliás, o seu conceito destaca-se dos demais na ilha, a começar pela decoração. Além disso, o seu ambiente acolhedor deixa qualquer um a sentir-se em casa.

Entre os pratos disponíveis, destacamos a lasanha de soja ou o chop suey vegetariano com salada de cereais integrais. Caso não te apeteça nenhuma destas opções, podes sempre pedir o prato do dia, tudo com preços muito acessíveis. Mas sabes o que é melhor? O menu, que é sazonal, respeitando a época ideal dos produtos.

Alcides

Outro restaurante em Ponta Delgada que é famoso pelo seu ambiente acolhedor e familiar é o Alcides. Situado mesmo na baixa da cidade, o Bife Alcides é, sem dúvida, o ex-líbris do espaço. Porquê? Porque a sua carne é irresistivelmente deliciosa e suculenta. Mas podes sempre pedir peixe fresco ou outros pratos típicos da região, só tens que ver a ementa e escolher.

P’alma Sushi

Este é o primeiro restaurante de Ponta Delgada a apresentar uma ementa exclusivamente dedicada ao sushi usando o peixe fresco da região. Por isso, o sucesso é garantido neste espaço e reflete-se nos pratos que são servidos.

Devido à sua localização e ao seu conceito, o restaurante apresenta uma ementa dedicada ao sushi de fusão, ou seja, aquele que se apresenta de forma diferente do sushi tradicional. Ou seja, é ideal para quem não gosta da textura ou do peixe cru!

Tasquinha Vieira

Procuras um espaço dinâmico? Então a Tasquinha Vieira é aquilo que procuras! É composta por pequenas salas e um terraço que te vai arrebatar o coração. Mas o espaço não é o único ponto positivo.

Todas as semanas há novidades na carta, que vão mudando consoante a estação. Mas a título de curiosidade, neste restaurante podes encontrar pastéis de peixe do mercado, barriga de espadarte com pimentos e legumes ou barriga de porco com puré de inhame das Furnas e legumes da época grelhados.

Fica a conhecer como se faz ovos mexidos e boas ideias para fazer este prato.

FAQ's

Restaurantes ponta delgada posso encontrar nesta lista?   
Sim, esta lista será atualizada com os melhores de ponta delgada.

Podemos comer bem nos restaurantes de ponta delgada?    
Sim, muito bem. Temos várias dicas de vários tipos de gastronomia para experimentar em Ponta delgada.