Viajar para fora da pode Europa pode ser, por vezes, complicado quando não consegue encontrar um alojamento com Wi-Fi ou um plano de dados adequado sem incorrer em tarifas caras de roaming.
Neste artigo, vamos abordar as várias formas de conetar-se à internet ao visitar a América do Sul, quer seja um nómada digital ou um visitante ocasional.
Gostas de acampar? Gostas da natureza? Então este artigo é recomendado para ti.
Visão geral da conectividade à Internet na América do Sul
A conectividade à Internet na América do Sul é geralmente boa. É melhor nas zonas mais populosas e mais fraco à medida que chega às áreas mais remotas – um pouco como acontece em todo o mundo. O Wi-Fi tanto pode ser um sucesso como um fracasso em albergues ou cafés, por isso o melhor é verificar de antemão as avaliações online para garantir que está a par do panorama que irá encontrar na sua chegada.
Imagine vídeochamadas de vídeo interrompidas, armazenamento em buffer que demoram uma eternidade e a frustração de descarregamentos lentos. Quando o Wi-Fi não funciona, geralmente a única opção que lhe resta é obter um cartão SIM local.
Os cartões SIM locais na América do Sul são baseados na sua localização. No entanto, os dados necessários para chamadas atreavés de Skype e Zoom para reuniões de negócios podem ser caros, uma vez que nem todas as áreas estão cobertas com internet de alta velocidade. O acesso a jogos online, como casinos online ou vídeojogos, que exigem uma conexão estável à internet, pode ser interrompido sistematicamente.
Se és uma pessoa de “mente aberta” conhece as melhores praias de nudismo de portugal.
Qual é a cobertura da internet na América do Sul?
Em 2024, o acesso à internet na América do Sul é generalizado, com taxas de penetração superiores a 70% em muitos países. No entanto, as velocidades da internet variam em diferentes locais. Como visitante, o seu desejo a aceder a uma rede 5G de alta velocidade poderá não ser possível, uma vez que a tecnologia não está implementada em toda a América do Sul.
Em 2019, apenas Porto Rico e Uruguai tinham lançado o 5G. Atualmente, já pode encontrar o 5G em vários outros países, tais com o República Dominicana, Chile, México e Brasil.
Se viaja para o Brasil, por exemplo, tenha em conta que cerca de 90% dos residentes urbanos têm acesso à internet, enquanto apenas cerca de 50% das pessoas nas áreas rurais desfrutam de conectividade.
Portanto, se viajar para áreas rurais da América do Sul, esteja ciente que poderá não ter acesso à Internet.
Qual o tipo de acesso à Internet mais comum na América do Sul?
A Internet móvel é o tipo de acesso à Internet mais comum em toda a América Latina. Mais de 60% da população possui uma conexão móvel à Internet.
A velocidade da Internet móvel varia dependendo do país e local. Ainda assim, deve ser boa o suficiente para tarefas básicas como verificar e-mail, navegar na web ou utilizar as redes sociais.
Viajantes de curto prazo podem usar a Internet móvel, já que muitas operadoras móveis oferecem planos pré-pagos que podem ser melhores do que depender do Wi-Fi dos estabelecimentos, que é geralente lento.
Para comprar cartões SIM em roaming pode considerar as empresas KnowRoaming eSIM, OneSimCard , Holafly e Airalo. Pode ainda considerar cartões SIM regionais, incluindo a Claro, Telcel do México e Movistar.
A Movistar está amplamente disponível nos países andinos com bons planos de dados. A Claro também está também presente em muitos países da América do Sul, algo que pode ser particularmente útil mesmo quando estiver em trânsito entre vários países sul americanos.
Internet fixa
Esta é a opção mais indicada para quem deseja ficar por um período de tempo mais prolongado na América do Sul. Geralmente, a Internet móvel costuma ser mais barata que a Internet fixa devido às taxas de instalação e assinatura associadas à Internet fixa. Porém, para quem trabalha online, a internet fixa torna-se uma opção mais barata a longo prazo em comparação com a compra de pacotes de dados.
Os utilizadores de Internet fixa desfrutam de velocidades significativamente mais rápidas que os utilizadores de Internet móvel, especialmente se estiver localizado numa das principais cidades. Se gosta assistir a streaming de vídeos, a internet fixa é a sua melhor escolha, pois oferece maior velocidade e uma conexão estável, além de economizar algum dinheiro.
Dicas finais
Agora que já conheces o panorama da conexão à Internet na América do Sul, confire as nossas últimas dicas:
- Em primeiro lugar, certifica-te que viaja com um telefone desbloqueado, que te proporcionará mais flexibilidade na escolha de uma operadora móvel na América do Sul – se viajares com telefone bloqueado não poderás utilizar um fornecedor diferente;
- Em segundo lugar, ponda sempre adquirir um cartão SIM local, uma vez que eta é geralmente a forma mais rápida e barata de se conectar à Internet. Se optares por utiizar o cartão SIM do teu país de origem, confire as tarifas de roaming e escolha aquela a opção mais adequada para a sua viagem;
- Por último, vê a possibilidade de adquirir um plano de seguro de viagem que inclua cobertura de dados, evitando desta forma as tarifas altas de roaming de dados.
Viajar para o exterior, especialmente para países da América do Sul, já é caro. Por esse motivo, estar a par do tipo de conectividade à Internet mais adequado pode ajudar a tornar a sua estadia mais agradável e menos onerosa.