Tendo como um dos marcos mais importantes da cidade, a Casa da Música porto, é muito mais do que uma simples sala de espetáculos.
Localizada numa das zonas mais privilegiadas da Invicta, a Avenida da Boavista, este edifício é um dos pontos obrigatórios para uma fotografia de postal ou para todos aqueles que amam arquitetura. Bom, esquecemo-nos de frisar: os skaters adoram esta zona, sobretudo a área exterior da Casa. Por isso, não te admires quando vires grupos grandes deles.
Queres saber mais sobre este ícone portuense? Continua a ler e vê todas as tuas perguntas respondidas:
Como surgiu a Casa da Música?
Neste mesmo lugar onde atualmente é o edifício, era executada a recolha e a reparação de carros elétricos que circulavam pela cidade do Porto. Contudo, a grande dúvida que deves ter é: qual o motivo para ter sido construído este edifício? Bom, há um motivo para tal.
Foi em julho de 1999 que arrancaram os trabalhos preparatórios da Casa da Música. O principal objetivo é que esta estivesse pronta a inaugurar em dezembro de 2001, para coincidir com o final da Capital Europeia da Cultura que, nesse ano, foi o Porto. Acontece que por inúmeros motivos, a construção só foi (parcialmente) concluída em abril de 2005, tendo sido dados os trabalhos como encerrados de forma definitiva em maio do ano seguinte.
O que existe na Casa da Música?
Tal como é possível verificar, a sua estrutura exterior é de fazer tirar o fôlego (uma verdadeira obra de arte arquitetónica), contudo, no seu interior existem diversos espaços destinados aos espetáculos, que também eles fazem qualquer um suspirar:
- Auditório grande: capacidade inicial de 1238 lugares (pode variar de acordo com a ocasião);
- Auditório pequeno é flexível: média de 300 lugares sentados e 650 lugares de pé, dependendo de um conjunto de fatores relacionados com a disposição de vários elementos do espetáculo;
- Topo do edifício: espaço para espetáculos projetado para 250 lugares.
A par de fazer jus ao seu nome, esta é uma Casa que possui um restaurante que chama a atenção de todos aqueles que não dispensam uma boa experiência gastronómica. Os pratos servidos têm assinatura de autor e por aqui propostas para diversas ocasiões não faltam.
Embora os espetáculos sejam frequentes, acontece alguma regularidade outros eventos, iniciativas e até workshops para os mais interessados. É uma questão de ver tudo no site oficial.
Além de todos os espaços e iniciativas, é possível realizar-se eventos privados e festas de aniversário infantis. Neste último ponto, existem um conjunto de atividades musicais e menus associados que, certamente, alimentarão a imaginação e a criatividade dos mais pequenos.
Caso sejas da área da música, fica a saber que existem diversas formações no âmbito escolar e não só. Existem algumas oportunidades de formação para animadores musicais, por exemplo.
Casas de Fado lisboa? Olha a nossa lista das casas de fados mais emblematicas de lisboa.
Quais são os pontos próximos da Casa da Música?
Como foi referido no início, a Casa da Música fica localizada na Avenida da Boavista, pelo que não é muito difícil de encontra-la. Contudo, existem edifícios, instituições e até pontos que ficam próximos da Casa da Música. O Tabernáculo Baptista (Primeira Igreja Baptista do Porto), o Shopping Brasília, Campus do Campo Alegre da Universidade do Porto (fica a cerca de 2km), a Praça Mouzinho de Albuquerque, o Mercado do Bom Sucesso, Hospital de Santo António (fica a 3km), a Rua Júlio Dinis e a Avenida de França são alguns dos edifícios, serviços, zonas ou referências que ficam relativamente perto.
Como chegar?
À semelhança do que acontece no Grande Porto, existem um conjunto de operadores de serviços que têm paragens na Casa da Música. Um deles é o STCP – as linhas 201, 203, 502, 503, 504, 803, 902 e 903 são algumas das muitas linhas que têm paragem nesta zona.
Em alternativa, tens o metro. Pela estação Casa da Música passam as linhas A (Senhor de Matosinhos – Estádio do Dragão), B (Póvoa de Varzim – Estádio do Dragão), C (ISMAI – Campanhã), E (Aeroporto – Trindade) e F (Senhora da Hora – Fânzeres).
Podes, ainda, chegar a zona através de plataformas de transporte privado de passageiros, transporte próprio ou, então, a pé (incluindo desde a Baixa ou do Castelo do Queijo).
Em suma, pode-se afirmar, sem qualquer receio ou dúvida, que esta é uma casa feita pela cultura e por cultura, mais concretamente pela música. Contudo, e como pudeste verificar, existem outras atividades interessantes para se realizar.
Agora diz-nos: já visitaste este edifício? Viste somente o seu exterior ou já tiveste a oportunidade de ver o interior? O que achaste? Partilha a tua opinião para que todos saibam o que esperar da Casa da Música!
Procuras os melhores restaurantes para take away? temos um lista cheia de opções.
FAQ's
Como vou até à casa da musica do porto?
Podes ir de várias formas, como autocarro: Um deles é o STCP – as linhas 201, 203, 502, 503, 504, 803, 902 e 903, metro onde a paragem chama-se mesmo casa da musica.
Posso alugar espaços na casa da musica?
Claro que sim, a casa da musica dispõe de programas para eventos privados. Podemos disponibilizar mais informações aqui.