Casa de Fado em Lisboa – Sugestões

casas de fado lisboa

Em Roma sê romano e, neste caso, em Lisboa sê lisboeta. Com isto queremos dizer que não poderás conhecer a verdadeira essência da capital portuguesa se não vivenciares uma das experiências mais típicas da cidade: uma visita a uma casa de fado lisboa.

A Lisboa, menina e moça, tal como José Carlos Ary dos Santos eternizou, é o palco perfeito para receber boas sessões de fado.  Aliás, este é o género musical mais característico da cidade, a par do seu grande simbolismo para a cultura e identidade portuguesas.

Seja para conhecer Lisboa pela primeira vez ou para teres uma nova experiência, não podes perder a oportunidade de visitares uma casa de fados. Para te facilitar a tarefa, realizamos esta l ista.

Casas de fado em lisboa - Sugestões e locais emblématicos

A Severa (Bairro Alto)

a severa no bairro alto - fados
fonte: devour lisbon

Situada num dos bairros mais típicos da capital, A Severa é a casa de fados mais antiga de Lisboa que permanece na mesma família. Foi inaugurada em 1955 e desde sempre juntou o melhor dos dois ícones portugueses: a comida e o fado. A partir das 21h, os espetáculos de fado começam e encantam quem assiste.

Clube de Fado - Casa de fado (Alfama)

alfama casas de fado
fonte: 10best

Perto da Sé de Lisboa, este restaurante é paragem obrigatória para quem adora saborear o melhor da gastronomia tradicional portuguesa ao som da guitarra portuguesa. Além de toda a envolvência, a arquitetura do Clube de Fados não falha e é ela também tradicional.

HTML tutorial

Criamos aqui uma lista de restaurantes para juntares o teu grupo de amigos para um verdadeiro jantar de grupo em lisboa.

Adega Machado (Bairro Alto)

casa de fados bairro alto
fonte: thefork

A Adega Machado abriu portas em 1937 e foi renovada em 2012. Nesta casa de fados, existem três pisos que se encontram recheados de registos fotográficos e artísticos, bem como uma garrafeira única com vinhos das melhores regiões. Na Sala da Fadistagem, é possível desfrutar do fado acompanhado de boas iguarias portuguesas.

Café Luso (Bairro Alto)

casa luso em lisboa - fados em lisboa
fonte: thefork

O lema desta cada é “fado, tradição sem tradução”, algo que faz todo o sentido quando se fala neste Património Cultural Imaterial da Humanidade. Por isso é que o Café Luso foi fundado em 1927, para que ali se pudesse difundir esta relíquia portuguesa. Está instalado nas antigas adegas e cocheiras do Palácio Brito Freire, um edifício do século XVII, o que por si só já traz uma áurea mágica aos espetáculos.

Casa de Fados Marquês da Sé - Lisboa

fonte: machbel

Mais um espaço tipicamente lisboeta, datado do século XVIII, a albergar grande parte dos espetáculos de fado da capital. À semelhança de outros espaços, aqui podes desfrutar de boa comida e de espetáculos ao vivo.

Mesa de Frades (Alfama)

inside lisbon
fonte: inside lisbon

Considerada a capelinha do fado de Alfama, o grande destaque arquitetónico deste espaço vai para os azulejos, que servem de fundo para os inúmeros espetáculos que aqui acontecem. Os aromas e sabores portugueses também estão presentes graças à carta disponível.

Lista de restaurantes italianos em lisboa. Disfruta

O Faia (Bairro Alto)

o faia - fados lisboa
fonte: 10 best

Um espaço de artistas para artistas. Fundado em 1947 pela fadista Lucília do Carmo (mãe do também fadista Carlos do Carmo), esta é uma casa de fado histórica deste bairro. A decoração única e com traços típicos portugueses, O Faia serve boa comida portuguesa para acompanhar os espetáculos ao vivo.

Senhor Vinho (Lapa)

senhor vinho lisboa - fados
fonte:tripadvisor

As portas deste espaço abriram-se pela primeira vez em 1975, e desde então tem sido um verdadeiro sucesso. A sua mentora, Maria da Fé, é um dos motivos, mas não só. O serviço de cozinha deste espaço está aberto até à 00h30, sendo, por isso, um excelente refúgio noturno para encher a alma e o estômago.

Casa de Linhares (Alfama)

O ambiente acolhedor deste espaço, situado nas fundações da Casa dos Condes de Linhares, deve-se à lareira presente na sua enorme sala. Quer a comida quer a música são trabalhadas de forma especial, mostrando ser um perfeito casamento.

Restaurante Cascais em Fado (Cascais)

casa fado cascais
fonte; living incascais

Caso vás para fora do centro de Lisboa, podes sempre ir até ao Restaurante Cascais em Fado, situado na vila de Cascais, um espaço que demonstra bem que este Património da Humanidade pode ser ouvido fora do coração lisboeta.

Taberna Saudade (Lapa)

Desde 2013 que existe uma taberna tipicamente alfacinha na Lapa que acolhe dois dos marcos portugueses: os espetáculos de fado e a saudade, uma palavra tipicamente portuguesa e que não tem tradução possível. A inspiração desta taberna são os estabelecimentos do século XX, algo que se faz notar na decoração do espaço, que inclui algumas ilustrações de autor.

Tasca do Chico (Bairro Alto)

Tasca do Chico
fonte:tripadvisor

A Tasca do Chico tem um conceito que dignifica e destaca o fado vadio, aliando-lhe a comida tipicamente portuguesa. Nem as paredes escapam: estão todas cobertas com cartazes relacionadas com esta temática.
Alternativas de casas de fado Lisboa não te faltam. Portanto, na tua próxima ida à capital, reserva um tempo para teres esta experiência única e tão tipicamente portuguesa. Bons motivos não te faltam, nem mesmo comida. Mas quando entrares num destes espaços, não te esqueças: silêncio que se vai cantar o fado!