Ribeira Porto – O que fazer pela ribeira

ribeira do porto baixa

Muitos são os encantos que dominam o Porto. Contudo, é a sua ribeirinha com áurea romântica e até melancólica que atrai todos os que a visitam.

Embora hajam muitos locais de interesse e pontos que não podes mesmo deixar de visitar na Invicta, a Ribeira porto tem que ser uma das tuas prioridades quando visitas a cidade. Porquê?

Bom, os motivos estão descritos abaixo. Só tens que ver e, se porventura já fizeste alguma das atividades propostas, dizer de tua justiça.

Ribeira porto - O que visitar por lá:

Passear de barco pelas pontes

viagens na cidade porto
Créditos: solteirosvscasados

Seria um absurdo não enumerar esta como a primeira atividade a fazer nesta zona do Porto. Embora não seja uma travessia longa (como é, por exemplo, aquela que liga a cidade a Vila Real), é igualmente encantadora esta experiência pelas pontes do Douro. Ao longo de quase uma hora, poderás desfrutar de belas paisagens da Invicta que, de outro modo, não conseguirias. Aproveita para contemplares a beleza das margens do rio e, se puderes, tirar algumas fotografias.

Fotografar a Ponto D.Luis I

restaurante take away porto
Créditos: solteirosvscasados

Não há ponte mais famosa (e bonita) no Porto do que a Ponte D. Luís I. Aliás, foi considerada uma das 15 pontes mais bonitas da Europa, juntamente com outras das pontes portuguesas, por algum motivo. Além de ser um ícone da cidade e de dar belas fotografias, esta é a ponte que permite fazer a travessia pedestre (tabuleiro de baixo) com o Cais de Gaia ou chegar ao Jardim do Morro usando o metro ou fazendo o percurso de forma pedestre (tabuleiro de cima). Aproveita e desfruta desta atração gratuita da cidade!

Descobrir o Palácio da Bolsa

Créditos: wikipedia

Situado muito próximo do rio Douro, o Palácio da Bolsa é um dos grandes atrativos para quem gosta de monumentos e arquitetura. Entre outras particularidades desta referência da cidade, destaca-se o Salão Árabe, que é, pura e simplesmente, de fazer cortar a respiração. A decoração e conceção do espaço estão irrepreensíveis, pelo que merecem, certamente, a tua visita.

Se procuras take a away na cidade do Porto, temos aqui opções para todos os gostos. 

hard club porto
Créditos:porto.pt

Próximo ao Palácio da Bolsa, o Mercado Ferreira Borges é um dos casos de sucesso do Porto. Embora tenha sido projetado com uma finalidade, ao longo dos anos de existência serviu para outras funções, estando destinado à demolição.

Contudo, e de modo a evitar um trágico fim, o mercado transformou-se no que é hoje o Hard Club, um dos símbolos mais importantes a nível arquitetónico da Invicta.

Por isso, caso estejas de passagem pela terra dos tripeiros, aproveita para carregares baterias no seu restaurante (com ementa para vegetarianos) ou para desfrutar de algum espetáculo de música que haja na programação.

Aprender mais sobre o vinho do Porto

caves vinho do porto - visitas
Créditos: solteirosvscasados

Sempre quiseste saber mais sobre este elixir divino com o nome da cidade? Então estás no local ideal para o fazer! Apesar das caves do porto serem excelentes para entrar nesse mundo e degustar, no Instituto do Vinho do Porto poderás aprender tudo sobre a indústria do vinho do Porto de forma gratuita.

Caso queiras, podes pagar por uma prova de vinhos self-service ou comprar uma garrafa para levares como recordação

Alugar uma bicicleta

Créditos: solteirosvscasados

Depois de um passeio de barco e de esticares as pernas ao passeares pelas margens do rio Douro, pode-se dizer que já estás com o aquecimento feito! Por isso, aluga uma bicicleta e aventura-te a descobrir esta zona da cidade a pedalar.

Terreiro marisco na ribeira do porto
Créditos: svsc

Esta é a parte favorita de todos. Quem não gosta de comer? Depois de um conjunto de atividades pela zona, nada como recarregar as energias. Por isso, deixamos-te algumas sugestões nesse sentido, para que possas desfrutar de um bom repasto.

Comecemos pelas gulosices. Um bom local a conhecer é a Gelados de Portugal que, como deves deduzir, vende todos os seus gelados com sabores tipicamente portugueses. Castanha com vinho do Porto, iogurte com figos do Algarve, banana da Madeira e ovos moles de Aveiro são apenas alguns dos sabores reservados para ti. Acompanha o gelado com waffles, crepes, bebidas e outras combinações, está ao teu critério.

Quanto à comida tipicamente portuguesa, na Ribeira existem restaurantes para todos os gostos. Uns mais típicos, outros mais contemporâneos, com comida tradicional portuguesa ou do mundo, enfim, uma série infinita de combinações.

Contudo, destacamos a Adega São Nicolau, emblemático e conhecido pelos seus pratos tipicamente portugueses; o Casario, com a carta de autoria de Miguel Castro e Silva e do chef José Miguel Guedes; e o Taberna Rio, com um ambiente único e bastante acolhedor.

Como vês, a Ribeira tem imensas atrações e atividades à tua espera. Só tens que marcar a tua visita ao Porto para colocares todas as sugestões em prática! E claro, depois partilhá-las com os Solteiros e Casados de serviço.

Tens de conhecer o Base Porto, um dos espaços e bares mais emblématicos do porto

FAQ's

Existe Restaurantes na ribeira?  
Sim, mas um pouco mais caros, uma vez que é uma zona turistica. Mas tens muito boas opções, se precisares de ajuda, já sabes, estamos aqui!

Hoteis na ribeira ?   
Sim, hoteis, hostels e alojamentos locais com boas condições. É uma zona bastante calma para descansar durante a noite.