Raul Solnado, Herman José e os Gato Fedorento são apenas alguns dos melhores humoristas portugueses. Eles marcaram várias gerações com a sua criatividade (alguns ainda continuam), porém, o certo é que têm surgido outros talentos nacionais que merecem ser conhecidos.
Ricardo Araújo Pereira, que integrou os Gato Fedorento e que se tem destacado a nível nacional e internacional, foi um dos humoristas que acabou por influenciar muitos dos novos talentos desta nova geração. Como? Graças ao “Levanta-te e Ri”, um programa televisivo que destacava, precisamente, o sangue novo do humor português.
Estás à procura dos melhores humoristas portugueses para animar os teus dias? Então não podes perder a nossa lista! Acredita que vais-te rir muito graças a eles, mesmo quando dizem piadas secas.
Os melhores humoristas portugueses para acompanhares
Falar de humor sem falar do Fernando Rocha não seria a mesma coisa, não fosse ele um dos principais rostos do humor português.
As suas anedotas, sobretudo as mais marotas, e o seu jeito único de fazer humor são tão apreciados que já encheu diversas salas de espetáculos do país. Além disso, costuma estar presente em alguns programas. Caso disso é a sua participação no “Domingão”, na SIC, onde ao longo da emissão anima os telespectadores com as suas piadas irreverentes e com pronúncia do Porto.
Pedro Teixeira da Mota
Nesta nova geração de humoristas, Pedro Teixeira da Mota destaca-se pelo seu humor que está quase sempre no centro das atenções. No seu “currículo” enquanto humorista desatacam-se as inúmeras aberturas de espetáculos de Luís Franco-Bastos e o facto de ser um dos membros do projeto Bumerangue.
Conhecido como um rapaz talentoso, fizemos uma seleção das melhores anedotas do joãozinho.
Guilherme Fonseca
Conhecido por apresentar o “Curto Circuito All Stars”, Guilherme Fonseca conta com vasta experiência na escrita de argumentos. Já escreveu, por isso, para programas como “Ídolos”, “5 Para a Meia Noite” ou “Última Ceia”. A par de tudo isso, destaca-se por ser um dos melhores humoristas da sua geração.
Alexandre Santos
Este portuense começou a fazer humor no YouTube e rapidamente se tornou num dos humoristas mais vistos nessa plataforma.
Além das suas piadas na Internet, Alexandre Santos já participou no programa “Biggest Deal” e teve um programa na +TVI, o “Pancas da Semana”.
Mariana Cabral (Bumba na Fofinha)
Embora o nome Mariana Cabral não te diga nada, temos a certeza que o seu nome artístico conheces: este é o nome real da Bumba na Fofinha.
Conhecida pelas suas expressões e por debater temas atuais com um toque de piada à mistura, a Bumba na Fofinha foi eleita blogue do ano na segunda edição dos Blogs do Ano. Tal se deveu à sua projeção e destaque no ramo humorístico.
Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste)
Este é outro caso uma personalidade que deves de conhecer só pelo seu nome artístico. Trata-se do Môce dum Cabréste (Dário Guerreiro).
Apesar de ter tirado um curso profissional de cozinha, o seu humor apurado é a sua grande estrela. Decidiu criar um canal de YouTube em 2010 e, em 2012, dedicou-se ao stand-up comedy.
Só por curiosidade… Sabias que este algarvio já editou um livro de poesia e frequentou o curso de Ciências Documentais e Editoriais?
Guilherme Duarte
Engenheiro informático de formação, Guilherme Duarte desde cedo percebeu que o humor era aquilo que realmente gostava de fazer. Nesse sentido, não perdeu tempo e decidiu criar em 2014 um blogue, o “Por Falar Noutra Coisa”. Nele escreve várias opiniões “raramente sérias”, afirma o próprio. O certo é que têm diversas doses de humor à mistura e que provocam boas gargalhadas a qualquer altura.
Caso queiras ter um local diário para te encheres de boas doses de gargalhadas, recomendamos-te seguir o Twitter deste humorista. Em alguns dias, encontras diversas piadas para que o teu dia seja melhor. Caso queiras, poderás segui-lo também no Instagram, onde costuma postar, sobretudo nos stories, as suas piadas.
Marta Bateira (Beatriz Gosta)
Conhecida por não ter papas na língua, Beatriz Gosta tem-se destacado no programa da RTP1 “5 Para a Meia-Noite”, sobretudo quando descobriu que estava grávida. Porquê? Porque como sempre, aborda o tema com imensas doses de humor, garantindo boas gargalhadas ao longo do seu discurso.
Além de se assumir como desbocada e irreverente, Beatriz Gosta afirma ainda que é feminista e hardcore, tudo características que os seus fãs adoram e confirmam ser a chave para o sucesso da humorista.
Diogo Batáguas
Embora pareça confiante quando sobe ao palco, isso não acontece antes de subir. Aliás, o humorista tem ataques de ansiedade antes de atuar. Apesar de às vezes sentir vontade de vomitar, tudo passa assim que ouve o público a rir com as primeiras piadas.
Diogo Batáguas afirma que no palco se sente livre, “sem tabus, sem limites, sem constrangimentos”. Contudo, isso muda de figura quando faz humor para Internet pois sente a necessidade de se conter para não ver o seu trabalhado denunciado, censurado ou banido. Mas nada impede este humorista fazer o que faz de melhor: criar bons momentos de humor para que possamos soltar boas gargalhadas.
Acreditamos que existem outros talentos escondidos no que diz respeito ao humor, porém, esta é, sem dúvida, a nossa eleição. Concordas com ela? Partilha com os teus amigos!
FAQ's
Os humoristas portugueses são bons?
Muito bons, alias! Cada vez temos grandes nomes no humor português.
Quais são os maiores nomes no humor de portugal?
Raul Solnado, Herman José e os Gato Fedorento são apenas alguns dos melhores humoristas portugueses. Mas temos ainda uma lista de nomes, com muito potencial na atualidade.