Cascatas Gerês para visitar

cascata do arado geres

As cascatas do Gerês são, sem dúvida, uma das maiores atrações a Norte, sobretudo no verão. Porquê? Porque além de ser possível usufruir de piscinas naturais com águas maravilhosas, o cenário envolvente e a própria configuração das cascatas parecem ser tiradas de um filme. Por isso, esta é uma excelente opção para descansares e fazer uma pausa!

Apesar de parecerem iguais, existem diversas cascatas no Gerês. Nesse sentido, decidimos trazer-te as nossas sugestões para que possas seguir e, claro, passar um bom tempo no meio da natureza. Afinal, não há nada mais revigorizante do que passar tempo ao ar livre.

Queres saber quais são as nossas escolhas? Continua a ler o artigo

7 cascatas no Gerês para te maravilhares

Antes de começares a ler as nossas sugestões, alertamos para o facto de muitos dos trilhos que dão acesso às cascatas serem perigosos. Nesse sentido, recomendamos que uses calçado adequado e tenhas todos os cuidados para não te magoares. Em caso de dúvidas ou incerteza sobre o caminho que estás a seguir, escolhe uma cascata mais acessível. Não vale a pena colocares a tua vida em risco, não é verdade?

Posto o aviso, damos-te um pequeno resumo do que poderás encontrar na lista abaixo. Desde as cascatas mais populares às mais escondidas no Gerês, poderás encontrar opções para todas as ocasiões. Há inclusive uma opção que tem parque de merendas perto para que possas encher o estômago após uns bons mergulhos. Como vês, é só uma questão de leres e escolheres!

1. Cascata do Arado

cascata do arado geres
fonte: svsc

De todas as cascatas do Gerês, esta é, sem dúvida, a mais popular e acessível de todas. Por isso, não te admires se vires muitas pessoas a banhar-se nas suas piscinas naturais, sobretudo ao fim de semana. 

Caso queiras, podes subir um trilho estreito para usufruíres das piscinas naturais maravilhosas na parte superior do miradouro da cascata do Arado.

2. Cascata da Portela do Homem

2. Cascata da Portela do Homem
fonte: Diario do Viajante

À semelhança da cascata anterior, a da Portela do Homem é bastante popular não só entre portugueses como também entre espanhóis. Ao contrário de outras cascatas do Gerês, esta só é acessível a pé, contudo, é bastante fácil chegar até ela. Por isso mesmo é que costuma existir muitas pessoas no verão e aos fins-de-semana.

Conhecido como restaurantes típicos e boa comida tradicional.

3. Cascata do Poço Azul

fonte: Viajar entre viagens

Ainda sem sair das cascatas mais populares do Gerês, trazemos-te a do Poço Azul. Apesar de ser linda, ela é de difícil acesso, pelo que por aqui não encontrarás muitas pessoas, apenas alguns casais. Porém, vale a pena aventurar-te não só para usufruir da cascata como também da paisagem envolvente.

4. Cascatas do Tahiti

Cascatas do Tahiti
fonte: Cidade Hoje

Embora em alguns mapas apareçam como cascata da Fecha das Barjas e, no local, a placa indique cascata de Várzeas, estamos a falar do mesmo: das cascatas do Tahiti.

Apesar de ser muito bonita, é muito perigosa pois tem pedras escorregadias e poucos lugares planos com apoio. Dada a sua perigosidade, é comum haver quase diariamente acidentes graves e, em alguns casos, mortais. Nesse sentido, aconselhamos-te a teres responsabilidade: se vires que há muita gente ou que está a ser difícil de chegares até lá, não arrisques. Existem tantas cascatas no Gerês para usufruíres que não vale a pena arriscar a tua vida!

Fica a conhecer a taberna belga de braga. Para muitos das melhores francesinhas de portugal.

5. Cascatas de Fafião

Cascatas de Fafião
fonte: VortexMag

Se procuras uma opção mais acessível, as cascatas de Fafião são a solução. As cascatas são pequenas, contudo, as piscinas naturais são lindíssimas e, em alguns locais, encontras algumas maiores. Aqui as piscinas são muito mais seguras que outras na serra. 

Além da paisagem magnífica e das piscinas maravilhosas, podes contar com um pequeno bar de apoio e um parque de merendas.

6. Cascata da Laja

Cascata da Laja
fonte: Nit

De todas as que mencionamos, esta é talvez a cascata mais acessível. Com uma bela ponte de madeira e um cenário de cortar a respiração, vais sentir que estás num verdadeiro conto de fada. Mas há um pequeno contra: não tem piscina natural, pelo que não é aconselhável que vás a banho. Contudo, vale a pena visitares para apreciares a sua paisagem.

7. Cascata de Leonte

Cascata de Leonte gerês
fonte: Praia Fluvial

Por último, outra cascata que não serve para ir a banhos mas sim para visitar. Para chegares até ela basta fazer o Trilho da Preguiça. Caso não te apeteça caminhar, fica a saber que ela é visível da estrada.

Estas são apenas algumas das muitas cascatas no Gerês que tens que visitar, afinal, esta região é bastante extensa e tem imensas opções de piscinas naturais para te banhares. Só tens que planear a tua viagem e, claro, escolher as cascatas que queres visitar!

Fica a conhecer os melhores restaurantes de braga

FAQ's

Quais são os melhores cascatas do gerês?
Fizemos uma lista de 7 opções de cascatas que deves conhecer. São diferentes e ambas lindas! 

É dificil ir até às castatas do gerês?   
Algumas são mais complicadas que outras. Lê as nossas dicas e têm muito cuidado e toma muitas precauções.