Taberna Belga – Francesinha

taberna belga braga

Um dos pratos mais típicos da cidade Invicta e de Portugal é a Francesinha, um prato com um nome muito interessante e que é quase como um culto para quem é apreciador desta iguaria. E nós como somos muito gulosos, descobrimos o lugar onde se faz aquela que é considerada uma das melhores francesinhas do Norte de Portugal.

Braga, a cidade para todas as idades e todos os gostos

Hoje viajamos até Braga, a cidade conhecida pela sua riqueza patrimonial. A cidade que é tão especial que em vez da típica baixa como estamos habituados, é na Arcada que o dia começa e onde os locais se reúnem para discutir os mais variados temas, um lugar que deixa todos os Bracarenses muito orgulhosos.

A cidade usada em tantas expressões populares, como “ver braga por um canudo” ou “mais velho que a sé de braga”. Mas hoje falamos de Braga não por causa destes pormenores todos, mas porque é aqui que se confeciona uma das mais saborosas e únicas Francesinhas de Portugal continental! “Como assim, ainda não conheces este local?” Então deixamos-te aqui tudo o que precisas de saber, no fim só vai ficar a faltar comprovares se de facto é tão bom quanto a fama que tem!

Descobre o bom jesus em braga

A Taberna Belga: quando visitar

restaurante taberna belga braga
fonte: livrodeviagens

Uma taberna típica portuguesa situada na deslumbrante cidade de Braga, com o melhor da decoração moderna e sofisticada. Este é daqueles lugares que aconselhamos a que vás durante a semana, porque ao fim-de-semana a fila de espera consegue ser um pouco desesperante. Tem estacionamento nas imediações, o que facilita muito a visita.

A verdade não falando já da famosa francesinha, esta taberna também confeciona os pregos, cachorros, hambúrgueres e possui uma carta de cervejas que vai fazer com a tua escolha seja muito difícil. Aqui come-se sempre bem, e certamente muito choram por mais!

A Francesinha é do Porto, mas é em Braga que se faz a melhor do País!

Aquela que é sandes mais famosa de Portugal, regada no seu tão típico e delicioso molho é de origem portuense, mas é longe da Invicta que se come uma das melhores Francesinhas do País. Neste restaurante seja para almoçar ou para jantar, no verão ou no inverno, sozinho ou acompanhado é aquele lugar que tens mesmo de visitar, pelo menos uma vez na vida. Isto claro se apreciares boa comida como os nossos casados e solteiros!

O atendimento é quase tão bom como a comida que aqui é confecionada e servida. Com um profissionalismo, amabilidade e atenção para com o cliente eximia e que é uma das chaves do sucesso deste lugar.

A Francesinha deste restaurante foi destacada pelo site americano Aol Travel, em 2011 como uma das melhores sandes do mundo!

Preços e Menus - Taberna belga

Aqui não tens de vender um rim para poderes comer bem e saires satisfeito. Das entradas às sobremesas, os preços aqui praticados são bastante acessíveis e a qualidade de confeção é digna de um manjar divino. O preço por pessoa ronda os 15€, e a Francesinha custa apenas 8€.

Também aqui existem opções para crianças, o que torna o espaço optimo para famílias através dos menus. Apesar da fila assustadora que se forma com frequência no exterior do restaurante o atendimento é célere e eficiente. O restaurante está preparado para agradar a todos os clientes, e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Se és apreciador de Francesinha, estás à espera do quê? A Taberna Belga está à tua espera, e nós queremos saber como foi a tua experiência, conta-nos tudo!

A localização Taberna Belga 1 e 2

A taberna belga fica em R. Cónego Luciano Afonso dos Santos 14, 4700-048 Braga. Lá podes também encontrar a taberna belga 2 devido ao numero de pessoas que se faz sentir todos os dias. Vê em baixo a localização: 

Horários atualizados - Taberna Belga 1 e 2

Taberna 1 

Segunda Feira 12-23h
Terça -12-23h
Quarta 12-23h
Quinta 12-23h
Sexta 12-23h
Sabado 12-23h
Domingo 18-23h

Taberna 2

Segunda Feira – Encerrado
Terça – Encerrado
Quarta 19~23h
Quinta 19~23h
Sexta 19~23h
Sabado 19~23h
Domingo 19~23h

Para reservas, contactar estes contactos: Taberna 1 – Taberna 1 – 253 042 708 ou para a Taberna 2 – 253 062 269

Taberna Belga 1 ou a 2: o que difere?

Devido ao sucesso que a Taberna Belga fez, os proprietários do espaço decidiram expandir a sua casa. Como? Abrindo uma nova loja noutra localização, anda que seja na mesma freguesia, a de São Vicente, em Braga.

Embora os espaços estejam localizados em lojas diferentes, tudo o resto permanece igual, ou pelo menos quase tudo. A carta é “partilhada” pelas Tabernas 1 e 2, cada uma com 200 lugares de capacidade. Além da francesinha no pão de cachorro (prensada e pincelada com molho), existe ainda a de legumes, a de lombo de boi e, claro, a tradicional. O mesmo acontece relativamente à carta de cervejas, que se mantém intacta em ambos os espaços.

Mas afinal o que muda? É uma pergunta pertinente que fazes. A par da localização, que é óbvia, bem como da equipa com cerca de 70 colaboradores, o que muda é, praticamente, o horário. A taberna 2 encerra às segundas-feiras e só abre aos jantares, enquanto a taberna 1 nunca fecha e tem serviço disponível ao almoço, todos os dias, exceto domingo.

Mas porquê a abertura da taberna 2?

Numa entrevista concedida à revista Business Portugal, o fundador da Taberna Belga, Sérgio Mota, referiu que o restaurante rapidamente se tornou numa referência na restauração. Devido à lista de espera grande e ao interesse crescente por parte do público, decidiram expandir o negócio em 2013.

O facto da segunda unidade estar muito próximo da “casa-mãe” trata-se de uma questão de estratégia. Assim é possível gerir e controlar melhor o que se passa nos dois espaços, mantendo a qualidade e os processos de confeção igual nas tabernas 1 e 2.

Embora a qualidade das carnes usadas nas francesinhas seja uma grande ajuda – uma vez que são da América do Sul -, a verdade é que o segredo deste sucesso está no molho. Afinal, trata-se da francesinha, um prato que sem o molho praticamente não existe!

Contrariamente ao molho portuense, que tende a ser mais picante, na Taberna Belga o molho apresenta uma textura aveludada, é cremoso e bastante suave. Tal só é possível graças aos ingredientes selecionados e à receita que, segundo diz o proprietário, levou cerca de seis meses a atingi-la e aperfeiçoá-la.

Sabias que…

A Taberna Belga abriu em 2008, em Braga, com o intuito de oferecer um vasto leque de cervejas durante um horário noturno, ou seja, após as 22h? Pelos vistos o projeto foi mais longe e hoje em dia é muito mais do que isso: é uma referência a nível gastronómico, sobretudo no que diz respeito às francesinhas!

Temos aqui um roteiro para comer francesinhas em braga e famalicão. Verifica aqui!

A alternativa vegetariana que tens de experimentar

A francesinha tradicional é, inegavelmente, a mais procurada e requisitada do espaço. Mas isso acontece por, certamente, as pessoas ainda não terem provado a opção vegetariana. Desde a francesinha em si ao molho, tudo é 100% vegetariano e deixa qualquer um, inclusive os amantes de carne, a babar por ela.

Um verdadeiro santuário das cervejas

Não podemos negar que as francesinhas da Taberna Belga são mais conhecidas que a Sé de Braga. Bom, pelo menos quase. Com isto queremos dizer que embora sejam afamadas e reconhecidas como umas das melhores, a verdade é que existe muito mais para explorar.

Em termos de bebidas, o forte da Belga são, sem dúvida, as cervejas artesanais. Aliás, podemos dizer que este é um santuário para os amantes desta bebida. Por aqui encontras opções vindas de diversos pontos da Europa, incluindo Bélgica e Alemanha, 2 dos países onde a cerveja é a rainha das refeições.

Recentemente a Belga apostou na IPA, da Sovina, uma cerveja artesanal portuguesa. De aroma fresco, cor cobre e espuma persistente, esta estilo Indian Pale Ale promete conquistar os mais exigentes. Mas existem outras sugestões portuguesas na carta que vão completar na perfeição a tua refeição.

Sabias que…

A Taberna Belga teve uma edição especial de uma cerveja Belgian Dark Strong Ale? Muito tradicional na Bélgica, este é um tipo de cerveja que incorpora com adição de especiarias. Com 9% de álcool, esta foi, sem dúvida, uma das melhores cervejas servidas no restaurante. Os solteiros e casados esperam que ela regresse um dia destes! Entretanto, existem outras opções que, certamente, te agradarão na carta atual.

A Taberna Belga é muito mais do que a francesinha

Depois das bebidas, a comida. Como afirmamos anteriormente, a francesinha é, de facto, a rainha da Belga, contudo, não é a única opção da casa. Sim, existe muito mais do que a francesinha inteira ou a meia, seja ela especial, normal, no pão ou vegetariana.

Caso gostes muito do molho da francesinha da Belga, existe um prato que então te recomendamos: o cachorro regado com este belíssimo molho. Não gostas? Bom, podes sempre pedir o prego no prato com molho de francesinha. Consideramos que é uma pequena aproximação à francesinha sem, no entanto, a ser.

Hambúrgueres, as alternativas perfeitas à francesinha

Se não te apetece uma francesinha, que outras opções tens tu? Acredita que ainda tens muitas. Tudo porque, uma vez mais, a francesinha não é o centro do Universo.

Os hambúrgueres são também um dos pontos fortes da Taberna Belga. O hambúrguer em pão do caco conquista tanto no aspeto como no sabor. Diferente das sugestões a que estamos habituados, o pão acaba por conferir uma textura diferente à refeição. Quanto à carne, podemos garantir que é de altíssima qualidade.

Há espaço também para os conhecidos pregos

Chegamos a outro ponto que, de facto, pode estar mais interligado com a francesinha do que aquilo que tu pensas. Do que se trata? Dos pregos!

O prego no prato é um clássico que não pode falar num local tão emblemático como este. O facto de ser do vazio já faz com que o selo de qualidade esteja atribuído quase que automaticamente. Contudo, existe outro que conquista os paladares mais exigentes: o prego em pão de chapata. Mas não vamos revelar muito mais para que tu possas ficar curioso e experimentar.

Antes de terminarmos esta secção de pregos e bifes, deixamos uma última sugestão: o bife à Taberna, que é de comer e chorar por mais. Sobretudo se a acompanhares com uma cerveja com mais “corpo”.

O mundo fica mais doce com um gelado

Quanto te dissemos que a Belga era muito mais do que a francesinha, nós estávamos certos do que estávamos a dizer. Graças a uma parceria com a Artisani, agora podes terminar a tua refeição com um belíssimo gelado artesanal.

Feitos todos os dias e de forma 100% artesanal e natural, os gelados Artisani são o mais recente ex-líbris do restaurante. Tal não é de admirar, uma vez que os sabores e a qualidade da marca são incríveis.

Além desta opção refrescante, existem outras opções de sobremesa que te vão deixar de água na boca. O cheesecake de frutos vermelhos e o bolo de bolacha são completamente irresistíveis. Acompanhados com um café, são a forma perfeita de terminares um belo manjar dos deuses na Taberna Belga.

Diz-nos: já experimentaste outros pratos para além da francesinha? Qual é o teu prato favorito da Belga? Partilha connosco as tuas opiniões!

FAQ's gerais:

Taberna Belga preços? 
Os preços são médios, e em média gastas 15 euros por pessoa. 

Onde fica a taberna belga? 
A taberna belga fica em R. Cónego Luciano Afonso dos Santos 14, 4700-048 Braga. Lá podes também encontrar a taberna belga 2.