Francesinhas – Os melhores sítios no Porto, Gaia – Atualizado com mais restaurantes

As melhores francesinhas

Prometemos quando estávamos a escrever este artigo sobre a melhor francesinha já tínhamos jantado… A francesinha é um prato típico da zona norte, mais especificamente da zona do Porto, mas a arte deste prato têm muito que se lhe diga.. Existe milhões de artigos na internet a falar de francesinhas, mas achamos por bem, abordar este tema de forma diferente! 

Sendo assim, não vamos eleger a francesinha ideal, mas sim, um conjunto de sítios que servem diferentes tipos de francesinha, ideais para as pessoas que têm gostos diferentes ou até mesmo para ocasiões / momentos diferentes.. O Solteiro X pode gostar mais de francesinhas picantes , mas o Casado Y pode gostar da francesinha menos recheada..

Resumindo isto tudo, vamos então aqui criar um roteiro de francesinhas para os diversos gostos e momentos. Vamos desde Vila Nova de Gaia, e paramos no Porto, a terra das francesinhas. Acompanha-nos 🙂

Escolhe o teu local para comer francesinha:

restaurantes francesinhas porto

Francesinhas Porto

Francesinha café santiago
Créditos: Pinterest

Uiiii… A mítica francesinha do santiago… Começamos muito bem! 

Em reunião aqui com os solteiros e casados decidimos eleger o santiago aqui no nosso roteiro. E Porquê? Pois bem, é uma francesinha bem recheada e com excelente qualidade preço. A diferença está no molho, na qualidade de ingredientes e na experiência e simpatia dos empregados desta casa.  

Este famoso restaurante encontra-se situado na Rua Passos Manuel, Porto ( em frente ao coliseu e da discoteca Boîte). 

Preço razoável (Qualidade/preço muito bom)!  

Paju Francesinhas e famoso Café velasquez Antas

Velasques- Solteiros vs Casados
Créditos: Zomato

Estes são os sitio dedicados aos nossos nocturnos!!  Quem já não saiu daquela discoteca cheio de fome? (Literalmente cheio de fome)…

Pois, aqui na cidade do Porto podes encontrar dois sítios míticos para comer aquela francesinha depois de tantas horas a dançar e a beber copos. O  Café Velasquez está situado nas antas, na Praça Francisco Sá Carneiro e é o sitio mítico para comer aquela francesinha matinal que às vezes sabe tão bem.. 

Paju - Francesinhas Solteiros
Créditos: Tripadvisor

Um pouco mais distante, mas ainda no centro do Porto, podes encontrar o restaurante Pajú na rua faria Guimarães. Aqui podes vir comer uma magnifica francesinha às 5h da manhã.. 

Quanto ao intervalo de preços, ambos os restaurantes encontram-se num segmento médio/alto mas também temos de compreender visto às horas que lhe vamos “bater à porta”. 

Intervalo preços: Médio

Cervejaria Brasão - Francesinhas especial no porto

francesinha brasão
Créditos: TripAdvisor

Voltamos ao coração da cidade invicta. Este é aquele tipo de francesinha para os chamados “Gordinhos” ou para os nossos Solteiros vs Casados cheios de fome. 

A cervejaria Brasão é mais um otimo sitio para quem aprecia este prato bem recheado. Aqui podes encontrar bastante qualidade em todos os ingredientes bem como saíres completamente satisfeito. 

Dos sítios aqui enumerados, é o sitio onde a francesinha é relativamente maior mas que mantém a qualidade que bem estamos habituados. 

Intervalo de preços: Médio/Alto 

Lado B - Café, francesinha Porto

fonte: visitporto.travel

O slogan “melhor francesinha do mundo” é a imagem desta casa. Conta também com
variações da tradicional francesinha, mas não é o único prato que servem. Aqui existem cachorros, batatas fritas e finos acabadinhos de sair.

Intervalo preços: Médio

Yuko Tavern para muitos a melhor francesinha do porto

yuko francesinhas no porto
fonte: yukotavern

Não te deixes enganar pelo nome: esta taberna tem uma das melhores francesinhas de Areosa e arredores! Além da sua decoração de estilo medieval e do atendimento cuidado, a francesinha conta com ingredientes de alta qualidade, incluindo a salsicha fresca e a bela de uma fatia de presunto! E para quem não gosta de um molho muito picante, aqui tens uma bela alternativa.

Intervalo preços: Médio / alto 

Restaurante Santo António - Infesta

De modo a fugir da agitação do centro do Porto, ir comer uma bela francesinha ao Restaurante Santo António, localizado em São Mamede de Infesta. Os ingredientes são frescos e de qualidade, e o molho não desilude. Aproveita e experimenta também algumas das sobremesas caseiras que vão aconchegar os estômagos mais carentes.

O Afonso (Porto)

fonte: facebook

De volta à cidade do Porto, e quando se fala de francesinhas, O Afonso é uma das referências na Invicta. Prova disso é que até o famoso chef Anthony Bourdain já lá esteve para provar esta iguaria portuense. O pão torrado, a carne saborosa e as batatas fritas que enchem o prato são os prontos de destaque das francesinhas aqui servidas.

Intervalo preços: Médio 

Bufete Fase - Tasquinha no Porto

bufete fase porto
fonte: expresso

A cerveja é a bebida que melhor casa com a francesinha, por isso, é de esperar que uma cervejaria a confeccione de forma irrepreensível. É o caso daquela que é servida no Bufete Fase.

A apresentação e construção deste sanduíche é, inclusive, diferente: a linguiça sai de dentro para o topo do prato e, a par do bife, tem carne assada. Quanto ao molho, é saboroso mas suave, sendo, por isso, adequado para paladares mais sensíveis, incluindo crianças.

Intervalo preços: Médio 

Mauritânia Real (Matosinhos)

fonte:portugalnorteasul

Com mais de duas décadas de mérito, a Mauritânia Real é uma das francesinhas mais requisitadas e apreciadas no Porto. Além da tradicional, aqui é servida uma francesinha com
uma versão à casa, com ovo estrelado em cima, e uma versão especial, servida com três
gambas no recheio. ( Apesar de o forte do Mauritania ser o marisco, a francesinha têm sido muito apreciada por muitos). 

Intervalo preços: Médio 

Capa Negra II (Porto)

capa negra porto
fonte: voltamundo

O Capa Negra é um dos espaços mais conhecidos e frequentados pelos universitários da cidade. É uma referência que passas de geração em geração, pelo que não é de admirar que aqui sirvam a típica francesinha. A receita é a original, mas existem outras opções para diferentes palatos.

Intervalo preços: Médio 

Chamiço (Porto)

Chamiço (Porto)
fonte:evasoes

Em Angola, Chamiço é a palavra usada para definir brasa, contudo, o gerente da casa
homónima, que abriu portas em 1972, refere que aqui a francesinha é montada como
antigamente, substituindo o lombo de porco pelo bife.

Intervalo preços: Médio 

Capa na Baixa (Porto)

fonte:voltaaomundo

Apesar de recente, este espaço já se assumiu como uma das melhores francesinhas do Porto.
Tal se deve aos anos de experiência e saber dos proprietários do Capa na Baixa, descendentes
de um dos sócios do famoso Capa Negra II. À semelhança da francesinha que é servida na casa que lhe serviu de inspiração, no Capa da Baixa o bife de qualidade é servido sem nervos e
gorduras e com um molho saboroso e espesso.

Intervalo preços: Médio 

Barcarola Café - Porto

Barcarola Café em braga francesinhas
fonte: thefork

Com 30 anos de existência, o Barcarola é, atualmente, considerada uma das melhores casas para comer francesinhas, e o segredo, como seria de esperar, está no molho. Para quem gosta de inovar e prefere experimentar outras versões, aqui poderá encontrar a versão vegetariana
ou a ibérica (bacon, cogumelos e azeitonas).

Intervalo preços: Médio 

Francesinhas Gaia

Café Hamburgo - Vila Nova de Gaia

Café Hamburgo - Solteiros vs Casados
Créditos: TripAdvisor

Bem, e chegamos ao nosso segundo destino..  A francesinha do café Hamburgo aplica-se aquele tipo de pessoas que são amantes da batata frita.. Sim, os “batatudos”… Aposto que tens alguém que conheces que adora batata frita com o molho de francesinha…

Se fazes parte desse grupo que adora comer uma francesinha cheia de batatas fritas, este é o sitio ideal! Os preços são médios/baixos e este restaurante situa-se em Vila nova de Gaia. (Vilar do Paraiso). 

Tapas Café - Solteiros vs Casados
Créditos: Tappas Caffé

Continuado por Vila Nova de Gaia, mais propriamente à beira das praias de Gaia, encontras o Tappas Caffé. Este é o sitio ideal para um jantar de solteiros ou talvez casados.

Esta localizado na Madalena e esta francesinha é diferente das que enumeramos em cima por ir ao forno a lenha.. Porque que é o sitio ideal para os jantares?

Este restaurante oferece um magnifico xiripiti para fazer bem a digestão.. 

Quanto aos preços, estamos a falar de um preço médio, um pouco mais caro que os dois referidos em cima, mas não deixamos de aconselhar este grande restaurante pois acreditamos que pode ser um bom ponto de partida para uma noite historica. 

Intervalo preços: Médio / alto 

Locanda Vila nova de Gaia

locanda canelas vila nova de gaia
fonte:driverfrancesinha

Apesar de servirem outros pratos, neste espaço a francesinha também tem lugar. O grande segredo e o toque especial deste prato é que é cozinhada em forno de lenha. Assim, o molho a borbulhar e o queijo gratinado ganham um sabor característico graças a este método de
confeção.

Intervalo preços: Médio 

Offline (Vila Nova de Gaia) - Um dos nossos favoritos de momento em Gaia

Existem momentos que merecem ser vividos fora do mundo virtual, e caso disso é comer uma
boa francesinha no Offline. Aqui, o famoso prato portuense é servido com um bom pedaço de
carne do lombo de boi, mal passado. Quanto ao molho, revela o proprietário do espaço, é feito com cebola, alho, salsa picada, uísque, cerveja e Porto branco. É um dos nossos restaurantes favoritos em vila nova de Gaia para comer uma boa francesinha e beber um belo fino. 

Intervalo preços: Médio 

Resumindo, todas as nossas opções deves levar em consideração, tanto no Porto, Vila Nova de Gaia ou Braga para comer uma francesinha nos sitios apresentados. Queremos saber se consegues visitar todos os sitios :p

FAQ's gerais:

Onde comer a melhor Francesinha?
Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, mas com cada vez mais com excelentes opcoes em Gaia e Braga para alem do Porto. Verifica as nossas sugestoes

O que é uma francesinha?
A francesinha tem a forma de um sanduíche e é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, queijo, carne e o secreto molho como cobertura do prato