Mitos  – Seleção de mitos mais comuns

mitos populares

É inevitável: os mitos existem e sempre existirão na sociedade. Para quê? Para, por exemplo, refutar alguma ideia que não é bem recebida pela população. 

Desde o corpo humano à natureza, muitas são as crenças que acabam por confundir as pessoas. Será que são verdades? Meias verdades? Mitos? Às vezes, fica difícil de saber. No entanto, decidimos fazer algo por ti.

Ao longo deste artigo, vais encontrar a seleção dos mitos mais comuns de diversas áreas do nosso quotidiano. Para te ajudar, em alguns deles vais encontrar a ligação para os estudos ou provas científicas. Assim, eliminas as dúvidas de vez!

Vamos a isso? Continua a ler e, já sabes, partilha com os teus amigos.

7 mitos sobre o corpo humano mais comuns

De facto, o corpo humano é uma máquina completa, mas também complexa. Por isso, mitos sobre o seu funcionamento não faltam! E apostamos que acreditas em muitos deles. Duvidas? Então, tira as teimas:

1. Os neurónios não se regeneram

Apesar de se julgar que não, já existem provas desde os anos 90 que refutam este mito. Aliás, mesmo após acidentes vasculares cerebrais, os neurónios são capazes de se regenerar. Como? Graças à neurogénese.

2. As unhas e a barba continuam a crescer mesmo após a morte

De acordo com a BBC, um cadáver não pode produzir novas células. Tal acontece pois a pele à volta das unhas desidrata-se e, por isso, elas parecem mais longas. O mesmo acontece com a pele na zona do queixo, dando a sensação de que a barba cresceu.

Conhecido como um rapaz talentoso, fizemos uma seleção das melhores anedotas do joãozinho.

3. Os humanos têm 5 sentidos

Aristóteles catalogou os 5 sentidos humanos, no entanto, estimam-se que existam cerca de 9 a 20. A variação ocorre tendo em conta a definição usada, que inclui a autopercepção, que nos permite saber onde estão as diferentes partes do nosso corpo.

Devido à abrangência deste conceito, vários especialistas apontam que é mais fácil dividi-los em três grupos: mecânicos (isto é, o tato, o ouvido e a autopercepção), químicos (paladar, o olfato e os sentidos internos) e a luz.

4. O stress causa cabelos brancos

Embora seja comum pensar-se que sim, a verdade é que o causador dos cabelos brancos não é o stress, pelo menos diretamente. 

Em suma, o stress provoca a queda de cabelo dos fios com pigmentos, que são mais fracos. Assim sendo, os que permanecem são os brancos.

5. O álcool aquece o corpo (o mito mais comum que não queres desmistificar)

Lamentamos informar, amigo, mas o álcool não aquece o corpo.

Apesar de darem a sensação de calor, o álcool baixa a temperatura corporal, assim como o café. Por isso, é recomendável que não bebas nenhuma destas bebidas na tentativa de te aqueceres no tempo frio.

6. Estalar os dedos causa artrite – um dos mitos mais comuns sobre o corpo humano

Nós sabemos que adoras estalar os dedos por causa do som que faz. Mas, não te preocupes, não vais sofrer artrite, pois o ruído nas articulações deve-se às bolhas de gás acumuladas ali.

7. Existem partes da língua especializadas em diferentes sabores

De acordo com o que o The New York Times apurou, os recetores de sabor estão distribuídos por toda a língua. Mas, segundo a mesma fonte, podem existir diferenças entre homens e mulheres na forma como detetam os sabores amargos, doces, salgados e ácidos.

5 mitos sobre a natureza

Sabias que o sol não é amarelo? E que a água não conduz eletricidade? Descobre estes e outros mitos sobre a natureza em que costumas acreditar.

1. O sol é amarelo – um dos mitos mais comuns

Apesar de se pintar o sol de amarelo nos trabalhos escolares, este astro não é amarelo. Confuso? Já te explicamos.

De facto, associamos o amarelo ao sol, pois esta cor é dada pela nossa atmosfera. No entanto, a cor deste astro é branca, tal como comprovam as diversas fotografias que os astronautas tiram com frequência.

2. O sol é uma bola de fogo

Ainda acerca do sol, não, ele não é uma bola de fogo. Ao contrário do que pensas, ele resulta de uma reação nuclear não química. Por isso, não te preocupes, ele só brilha, mas não está em chamas.

3. Os diamantes são pedaços de carvão submetidos a uma pressão extrema

Quem é que te disse isso? Bom, não interessa nada, o que interessa saber é que estás completamente errado.

Na realidade, os diamantes são minerais com carbono que foram expostos a altas pressões, e não um pedaço de carvão, que tem cerca de 300 milhões de anos. No caso dos diamantes, a sua antiguidade é de 1 bilião a 3 biliões de anos.

4. Os girassóis acompanham o sol

Não está totalmente correto. Na verdade, o que acontece é que os girassóis mudam de direção de acordo com o sol, isto enquanto são jovens e precisam de aproveitar ao máximo a luz. Assim que crescem e amadurecem, fixam-se numa única posição, orientados a leste.

5. A água conduz eletricidade

Pelo contrário, a água pura é um bom isolante. O que acontece é que as impurezas, como por exemplo, os sais, é que conduzem a eletricidade.

As melhores lengalengas para descobrires aqui. 

FAQ's

Mitos Populares famosos?  
Podes encontrar aqui alguns dos mitos mais populares e comuns.

Mitos são verdadeiros?     
Vais ter de ler o nosso artigo para descobrir.