Conhecido por qualquer português, o bacalhau com broa é um dos pratos mais apreciados para ocasiões especiais. Os motivos para tal acontecer são muitos: além do bacalhau ser um peixe delicioso, a textura da broa confere ao prato um toque especial.
Como queremos que estejas sempre satisfeito e surpreendas os teus amigos e família, trouxemos 4 receitas de bacalhau com broa. Sim, porque não tens que fazer só a versão clássica, podes apostar noutras formas de fazer este prato tradicional.
Vamos a isso? Arregaça as mangas e põe as mãos no bacalhau!
4 Receitas de bacalhau com broa para todos os gostos
1- Bacalhau com broa, linguiça e bacon
Dificuldade: Média
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de confeção: 80 minutos
Em primeiro lugar, coloca o forno a pré-aquecer a 200°C. Em seguida, prepara a broa, a linguiça e o bacon. Para isso corta 150g de broa e reserva o seu miolo, parte uma linguiça às rodelas e 100g de bacon sem courato aos cubos e reserva.
Agora, num tacho com água, sal e azeite, coze 500g de batatas para assar. Quando levantar fervura, deixa cozer 5 minutos. Escorre as batatas e dá um murro em cada uma. Dispõe num tabuleiro. Coloca por cima das batatas duas postas de bacalhau e rega tudo com bastante azeite e quatro dentes de alho laminados. Leva ao forno durante 45 minutos.
Ao miolo da broa junta parte da linguiça, o bacon, uma cebola pequena tostada previamente e 50 ml de azeite. Tritura tudo até formar uma pasta. Tira do forno o tabuleiro, barra os lombos de bacalhau com esta pasta, polvilha com a broa partida e os restantes enchidos, rega com mais azeite e volta a levar ao forno por mais 20 minutos.
Assim que passar o tempo previsto, tira o tabuleiro e polvilha com coentros picados antes de servir.
2 - Bacalhau à Freixieiro
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de confeção: 60 minutos
Apesar de o nome não ser sugestivo disso, sabias que o bacalhau à Freixieiro leva broa? Sim, é verdade! Este prato típico de Celorico de Basto, uma zona com forte produção de broa de milho, faz as delícias a quem gosta destes dois ingredientes tipicamente portugueses.
Por isso, começa por colocar numa caçarola de ir ao forno uma cebola cortada às rodelas, dois dentes de alho picados e três folhas de louro. Põe duas postas de bacalhau com a pele para baixo e rega com muito azeite. Leva ao forno pré-aquecido a 200°C e vai regando com azeite para não secar.
Numa tigela, desfaz 200g de broa de milho com dois ovos até fazer uma bola de massa. Depois, quando o bacalhau estiver alourado, retira do forno e cobre com esta massa. Rega com mais azeite e leva novamente ao forno até a broa alourar.
Serve como preferires: grelos, batatas assadas ou feijão-verde.
3. Bacalhau assado com migas de broa de Avintes
Dificuldade: Média
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de confeção: 60 minutos
Para fazeres esta receita, podes usar um fogareiro e carvão para assar o bacalhau ou, em alternativa, usar o forno. Assim que escolheres onde queres cozinhar, dá início aos preparativos!
Pincela duas postas de bacalhau com azeite em ambos os lados. Depois, coloca as postas na grelha ou num tabuleiro de ir ao forno (depende de onde cozinhares) com a pele para baixo e coloca um ramo de salsa por cima. Vai borrifando com azeite ao longo da cozedura para que as postas não sequem. Quando a espinha se soltar facilmente, é sinal que o bacalhau está pronto.
Enquanto o bacalhau assa, prepara as migas. Mas antes disso, salteia um molho de espinafres com azeite e um dente de alho laminado. Tempera com sal e acrescenta uma fatia de broa de Avintes esfarelada. Adiciona 250g de feijão branco e retifica temperos para teres umas migas consistentes.
Retira o bacalhau, coloca cada posta sobre uma fatia de broa e reserva. Entretanto, aquece uma frigideira com dois dentes de alho esmagados. Serve o bacalhau com as migas e rega tudo com o azeite ainda quente.
4. Sugestão saudável: bacalhau com broa e vegetais
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de confeção: 60 minutos
Se procuras uma opção mais saudável e menos convencional que a receita tradicional, então vais adorar esta sugestão!
Começa por cozer duas postas com três dentes de alho numa panela com água durante 4 minutos. Entretanto, lava e coze duas batatas-doces médias. Depois, descasca-as, corta-as às rodelas e põe metade num tabuleiro de ir ao forno e reserva a outra metade.
Agora corta uma cebola às tiras e refoga-as com azeite. Assim que alourar, junta meia courgette cortada às rodelas. Quando estiverem cozinhadas, põe por cima das batatas.
Entretanto tira a pele e as espinhas do bacalhau, desfá-lo e espalha metade sobre as rodelas de batata até ficarem cobertas. Põe a outra metade das batatas e, por fim, o refogado com cebola e courgette.
Num tacho pequeno, coloca 200g de espinafres a cozer, adiciona metade do bacalhau e adiciona um fio de azeite. Assim que as folhas de espinafre estiverem murchas, coloca por cima da mistura com courgette. Desfaz 100g de broa e coloca por cima dos espinafres e bacalhau. Leva ao forno pré-aquecido a 200°C até a broa dourar.
Ideias de receitas vegetarianas e veganas para ficares a conhecer abaixo: