Receitas vegetarianas e veganas

receitas vegetarianas

Seja por questões de saúde ou de modo a preservar a vida animal, as receitas vegetarianas e vegan são cada vez mais procuras, incluindo por aqueles que não o são. Aliás, não é preciso ser vegetariano ou vegan para experimentar estes pratos.

Embora se tenha a ideia de que os vegetarianos e vegans só comem legumes, existem outros ingredientes que são consumidos por eles. Por exemplo, o seitan e o tofu são dois exemplos de proteínas consumidas por quem segue este regime alimentar. 

Seja como for, tens curiosidade e queres descobrir receitas vegetarianas e vegan saborosas? Então continua a ler o nosso artigo!

Rancho à Portuguesa vegan

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 pessoas

HTML tutorial

Tempo de preparação: 25 minutos

Começa por levar um tacho com azeite e 1 cebola cortada às rodelas ao lume. Assim que ela estiver dourada, junta 2 dentes de alho picados e 2 folhas de louro. Deixa cozinhar 2 minutos.

Junta 2 cenouras às rodelas e meio pimento vermelho cortado às tiras. Cozinha durante 3 minutos em lume alto e junta 800ml de água e 400g de molho de tomate. Deixa ferver e deixa cozinhar durante 10 minutos.

Quando tiver passado este tempo, adiciona 1 colher de sobremesa de pimentão-doce e outra de orégãos. Acrescenta pimenta, noz-moscada e sal a gosto e 250g de massa penne. Deixa-a cozinhar por 5 minutos em lume baixo.

Agora acrescenta 300g de tofu cortado em cubos, 450g de grão-de-bico cozido e folhas de couve a gosto. Deixa cozinhar outros 5 minutos. Quando fores servir, retifica temperos e polvilha com orégãos.

Seitan com molho de manga e amêndoa

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparação: 50 minutos

Começa por cozer o seitan. Assim que estiver pronto, corta-o em pedaços pequenos e envolve em farinha sem fermento para fritá-lo.

Enquanto fritas o seitan, tritura 1 lata de manga em pedaços com 1 copo de água. Acrescenta 2 dentes de alho inteiros, 2 colheres de sopa de xarope de agave e molho de soja e gengibre em pó a gosto. Transfere para uma panela.

Com o seitan já frito, coloca-o dentro da panela no molho de manga e deixa cozinhar até começar a reduzir. Quando estiver pronto, serve com arroz branco e salpica com coentros picados e amêndoas torradas.

Apesar de a francesinha ser um prato típico do Porto, existem diversas adaptações da receita original. Uma delas é vegan, quer para a sanduíche, quer para o molho. Queres saber como? Vê no final do nosso artigo da receita da francesinha à moda do Porto.

Massa carbonara vegan

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparação: 35 minutos

A melhor forma de começares esta receita é fazeres o molho. Para isso precisas de 1 chávena de cajus demolhados, 1 chávena de caldo de legumes, 2 colheres de sopa de levedura nutricional, e 1 dente de alho. Tritura tudo até teres um molho cremoso. Acrescenta sal e pimenta e envolve bem.

Agora prepara a massa. Leva um tacho com água e sal ao lume. Assim que começar a ferver, coze 150g de massa à tua escolha. Quando estiver pronta, reserva-a.

Entretanto salteia 1 cebola picada em azeite, acrescenta 300g de cogumelos frescos e 1 chávena de ervilhas. Deixa cozinhar durante 10 minutos. 

Tal como se faz na receita tradicional na carbonara, agora vai acrescentando a massa aos poucos e depois o molho. Mistura tudo bem com o lume desligado e serve.

Gostavas de saber como se faz massa de pizza? Fica a conhecer as nossas ideias! 

Rodelas de curgete panadas

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 2 pessoas

Tempo de preparação: 45 minutos

Tempera 1 curgete grande cortada às rodelas com pimenta, molho de soja e alho picado q.b. Deixa marinar de um dia para o outro para ficar com um sabor mais apurados.

Para panares, coloca farinha de centeio num prato, noutro prato mistura amido de milho diluído em água (proporção de 1:2) e noutro pão ralado com salsa picada. Passa as rodelas por esta ordem: primeiro em farinha, depois na mistura de amido de milho com água e por último pão ralado. Assim que estiverem panadas, coloca as rodelas a fritar em lume alto. Quando estiverem douradas, retira-as.

Serve com salada, arroz branco ou outro acompanhamento à escolha.

Pizza vegetariana

Esta é uma forma de colocares a tua criatividade a uso e usares os ingredientes que tens por casa. Do que falamos? Da pizza vegetariana! Aqui tens a receita da massa e do molho para a pizza, agora só falta recheá-la a gosto.

Agora que opções não faltam, está na altura de colocares as mãos na massa!

Gostas de jantar com os teus amigos e em grupo? Fica a conhecer uma lista dos melhores restaurantes para jantar no porto.