Frittata italiana – Como fazer

frittata italiana como fazer

Procuras algo fácil e simples de fazer? Então nada como fazer uma frittata! Independentemente de seres ou não vegetariano, existem receitas que te vão surpreender não só pela facilidade como também pelo sabor.

Em suma, frittata é uma especialidade da cozinha italiana que se assemelha a uma omelete. Conta com diferentes ingredientes, entre os quais carne, queijo ou cogumelos. Contudo, em vez de ser como a tortilha ou a omelete, a frittata é aberta e tem os temperos e acompanhamentos no topo.

Não sabes como fazer frittata? Não te preocupes! Temos diversas sugestões rápidas e práticas para seguires e arrasares na cozinha. Aproveita e faz uma sangria para acompanhar.

Receitas deliciosas de frittata para experimentar em casa

Frittata de cogumelos, espinafres e queijo feta

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 20 minutos

HTML tutorial

Rendimento: 8 pessoas

Começa por pré-aquecer o forno a 180˚C. Derrete 2 colher de sopa de manteiga numa frigideira que possa ir ao forno em lume médio. Depois junta 1 chávena de cogumelos laminados e deixa cozinhar 2 minutos. Depois acrescenta 2 chávenas de espinafres e deixa cozinhar até eles ficarem murchos.

Enquanto isso, bate 8 ovos com meio copo de leite e tempera com sal e pimenta a gosto. Verte a mistura para a frigideira e deixa cozinhar 4 minutos. Assim que os ovos solidificarem mas ainda estiverem líquidos, espalha queijo feta a gosto. Leva a frigideira ao forno até derreter o queijo. Depois corta em fatias e serve!

Frittata de frango com legumes

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Neste caso, podes juntar um dois em um: a conveniência de teres uma refeição rápida e de aproveitares sobras de frango assado ou cozido!

Por isso, começa por desfiar 200g de frango cozido ou assado. Entretanto, pré-aquece o forno a 180˚C e unta com manteiga um refratário. Corta 400g de brócolos em pedaços e leva a cozer em água e sal durante dois minutos. Escorre a água e reserva-os.

Num tacho, refoga 1 colher de sopa de azeite e 1 dente de alho picado, adiciona o frango, os brócolos e 2 cenouras cortadas em pedaços. Tempera com sal e pimenta a gosto e deixa saltear. Quando estiver tudo refogado, deita tudo no refratário. 

Agora bate 6 ovos com 1 colher de sopa de leite, sal e pimenta. Adiciona à mistura de frango e legumes. Põe por cima 2 tomates fatiados e o queijo de cabra ralado a gosto. Leva ao forno durante 30 minutos. Depois deixa arrefecer e serve!

Gostavas de saber como se faz massa de pizza? Fica a conhecer as nossas ideias! 

Frittata de batata, chouriço, cebola caramelizada e azeitonas pretas

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 35 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Esta é daquelas frittatas que são memoráveis. Por isso, reserva-a para quando quiseres surpreender alguém, seja família, amigos ou a tua cara-metade.

Para começar, descasca 500g de batata e corta-as a meio. Coloca a cozer com água e sal durante 10 minutos. Entretanto, aquece 1 colher de chá de óleo de coco em lume médio.

Quando a água levantar fervura, desliga o fogão, passa as batatas por água fria e fatia-as finamente.

Frita 200g de chouriço cortado às fatias. Quando estiver pronto, reserva num prato. Agora 1 cebola cortada aos quartos e laminada e refoga em 4 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de açúcar. Quando ficar macia e dourada, junta 2 dentes de alho finamente picados, as batatas fatiadas, azeitonas descaroçadas e laminadas a gosto e o chouriço.

Numa tigela bate 6 ovos e tempera com sal e pimenta preta a gosto. Acrescenta sobre as batatas, tapa e deixa cozinhar até ficar cozido por dentro. Leva ao forno durante 3 minutos até a superfície ficar dourada. Quando servires, salpica com salsa picada.

Frittata de pimentos e queijo

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

És vegetariano e queres experimentar uma bela frittata? Então esta receita é para ti!

Começa por tirar as sementes de 250g de mix de pimentos e corta-os em tiras finas. Aproveita e corta uma curgete aos cubos e reserva tudo.

Entretanto, pega num frigideira e refoga 1 cebola cortada em fatias finas em azeite e adiciona 1 colher de chá de alho em pó. Após 3 minutos, adiciona a curgete e os pimentos e deixa cozinhar durante 5 minutos.

Enquanto os legumes refogam, bate meia dúzia de ovos com sal e pimenta a gosto. Quando os legumes estiverem prontos, verte os ovos e adiciona 125g de queijo feta cortado aos cubos. Envolve tudo bem.

Agora leva ao forno pré-aquecido a 180˚C até o ovo ficar cozinhado.

Tal como vês, não existe refeição mais fácil e simples de se fazer! Não é o que procuras? Então visita a nossa página com receitas. Lá vais encontrar sugestões para todas as ocasiões e gostos, só tens que ver e escolher o que mais te agradar!

As melhores pizzarias de portugal. Fica a conhecer a nossa lista de restaurantes