Rissóis e massa de rissóis como fazer

massa de rissois como fazer

Seja para entrada ou para acompanhar arroz branco, os rissóis são simplesmente irresistíveis. De camarão, de carne, de atum ou mistos, quase ninguém consegue resistir-lhes. Contudo, é preciso saber como fazer massa de rissóis para que eles possam ter o sucesso pretendido. Mas não te preocupes, nós garantimos-te que é muito mais fácil do que parece.

De modo a poderes fugir dos típicos pastéis de bacalhau nos teus jantares rápidos, trazemos-te não só receitas de rissóis clássicos como também o passo a passo para fazeres uma massa divinal para recheares!

Vamos então pôr mãos na massa?

Como fazer massa de rissóis?

Dificuldade: Médio

Tempo de confeção: 30 minutos

HTML tutorial

Rendimento: 24 rissóis

Tal como acontece quando decides fazer pizza em casa, o segredo dos rissóis está na massa. Por isso, é importante que cries uma base saborosa para que o recheio depois se possa destacar.

Para fazeres uma boa massa, começa por colocar ao lume um tacho com água, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 raspas de limão, 2 colheres de sobremesa de noz-moscada e sal a gosto. Assim que ferver, junta, aos poucos, 2 chávenas de farinha peneirada e vai mexendo com uma colher de pau até formar uma bola. Retira as raspas e deixa arrefecer.

Quando a massa estiver arrefecida, amassa numa superfície polvilhada com farinha e noz-moscada e estende o mais fino possível com um rolo da massa. Vai cortando com um molde, recheia com o que pretenderes e fecha. Passa por ovo e pão ralado e congela ou cozinha de imediato.

Dica: queres dar mais cor à massa? Acrescenta açafrão ou curcuma!

Dicas para teres uma massa mais saborosa

Tal como te dissemos, o segredo dos rissóis está na massa. Embora a receita anterior tenha tudo para teres uma base saborosa, existem outros truques que podem aplicar para potenciar o seu sabor. Por isso, anota:

  • Para uma farinha temperada cheia de sabor, podes misturar salsa triturada;
  • Coloca alguns ramos de alecrim quando fores ferver a água e retira-os antes de colocar a farinha;
  • Quando passares os rissóis por pão ralado, opta por usares pão ralado com alho e salsa.

Gostavas de saber como se faz massa de pizza? Fica a conhecer as nossas ideias! 

Receitas de rissóis deliciosos para fazeres em casa

Rissóis de camarão

Dificuldade: Fácil

Tempo de confeção: 45 minutos

Rendimento: 24 rissóis

Para fazeres o recheio para os rissóis de camarão começa por cozer 300g de camarão pequeno (ou só o miolo) com 2 malaguetas bem picadas e sal. Depois escorre o camarão, coa o caldo e reserva. No caso de teres cozido camarão, tira as cabeças e descasca-os. 

Agora descasca e pica 1 cebola e aloura com 1 colher de sopa de manteiga. Assim que ficar transparente, junta 2 colheres de sopa de polpa de tomate e deixa cozinhar 5 minutos. Acrescenta os camarões descascados, 1 colher de sopa cheia de farinha ou amido de milho, 250ml do caldo da cozedura dos camarões e mexe até engrossar. Tempera com o sumo de meio limão, pimenta e acrescenta salsa ou coentros picados a gosto.

Quando estiver pronto, recheia os rissóis e congela-os ou cozinha-os de imediato.

Receita rápida de rissóis mistos

Dificuldade: Fácil

Tempo de confeção: 15 minutos

Rendimento: 24 rissóis

Se queres algo mais prático, tens sempre a opção dos rissóis mistos. Sem teres que cozinhar algum dos ingredientes para o recheio, basta misturares 200gr de queijo creme com 200gr de fiambre aos cubos. Depois recheia a massa dos rissóis e finaliza-os.

Rissóis de carne

Dificuldade: Fácil

Tempo de confeção: 30 minutos

Rendimento: 24 rissóis

Outro clássico que não pode faltar na mesa. Para fazê-los só tens que ter 300gr de carne picada cozinhada (podes aproveitar sobras de uma refeição que tenhas feito ou refogá-la rapidamente com molho de tomate, salsa e cebola picada).

Derrete um pouco de margarina e adiciona 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo ou amido de milho peneirado e mexe até engrossar. Tritura com a varinha mágica.

A seguir, acrescenta 200ml de leite (podes usar caldo de carne para ter mais sabor), a carne e salsa picada a gosto. Mexe tudo bem até obteres um preparado homogéneo. Depois é só finalizares.

Rissóis de atum e tomate

Dificuldade: Fácil

Tempo de confeção: 30 minutos

Rendimento: 24 rissóis

Engana-te se pensas que o atum só serve para fazer quiche de atum! Ele é também excelente para fazeres uns rápidos e deliciosos rissóis de atum.

Para isso, começa por colocar num tacho 1 cebola picada, 4 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alhos picados e 1 folha de louro. Deixa refogar tudo mexendo sempre.

Quando o refogado estiver pronto, acrescenta 400g de tomate limpo de peles e sementes cortado aos cubos e deixa cozinhar. Assim que estiver tudo pronto, tira a folha de louro e acrescenta 250g de atum e pimenta. Acrescenta salsa a gosto e 125ml de vinho branco. Mexe até o atum ficar desfeito e deixa ferver até o álcool evaporar.

Agora junta 1 colher de sopa de amido de milho e mexe até engrossar. Retira do lume, deixa arrefecer e recheia os teus rissóis.

Procuras outras alternativas fáceis e rápidas para as tuas refeições? Então vê as nossas receitas preparadas especialmente a pensar em ti!

As melhores pizzarias de portugal. Fica a conhecer a nossa lista de restaurantes