Exercício para fazer em casa

exercicios em casa

Agora mais do que nunca, precisas de procurar exercício para fazer em casa. Porquê? Porque além da boa forma física consegues cuidar da tua saúde mental. Contudo, compreendemos que te possas sentir um pouco perdido. Afinal, ter um personal trainer é completamente diferente de procurarmos por nossa conta e risco exercícios para fazer, não é verdade?

De modo a conseguir ajudar-te, fizemos uma seleção de exercícios para treinares em casa sem qualquer complicação. Por isso, toca a tirar do armário a tua roupa de treino e as tuas sapatilhas. Prepara também um local ideal para te exercitares, tem uma garrafa de água por perto e mexe-te! 

Vantagens do exercício físico em casa

Seja por uma questão de necessidade ou de gosto, muitos são aqueles que fazem exercício físico em casa. A verdade é que são muitos os benefícios associados a esta escolha. Queres saber quais são? Podes ler abaixo!

Poupas dinheiro

Muito mais do que emagrecer, consegues poupar dinheiro ao fazer exercício em casa. Não existem taxas de adesão ou mensalidades, pelo que não há risco de não fazeres o teu treino por não teres dinheiro!

Não dependes de horários

Como estás em casa, podes fazer o teu plano de treino à hora que quiseres sem teres que estar limitado aos horários do ginásio.

HTML tutorial

Trânsito? Não existe!

Da mesma forma que não dependes de horários, passas a não ter preocupações ou stress com o trânsito para te deslocares ao ginásio.

Tudo é personalizado

Desde o plano de treino à playlist, o facto de te exercitares no conforto do lar permite-te criar tudo à tua medida e gostos. Preferes um dia de treino mais relaxado? Podes adaptar a esse teu desejo! 

Antes de passarmos aos exercícios, lembramos-te que é muito importante teres uma alimentação cuidada e equilibrada. Por isso, nada melhor do que consultar algumas receitas saudáveis para as refeições pré e pós-treino!

Gostavas de fazer exercício e começar o teu dia de forma mais saudável? Tens aqui a nossa lista de pequenos almoços! 

5 ideias de exercício para fazer em casa

Flexões

Este é um clássico que não pode faltar. Além dos braços, os músculos dos ombros, do peito e do tronco ficam reforçados. Bastam alguns minutos diários para teres resultados em pouco tempo.

Como fazer?

  1. Deita-te num tapete com a barriga para baixo;
  2. Coloca as mãos ligeiramente afastadas (à largura dos ombros) e o trono reto;
  3. Levanta o corpo esticando os braços (mantém a coluna direita e olha para a frente);
  4. Agora que o corpo está apoiado nas mãos e na ponta dos pés, levanta e baixa o corpo apenas com a ajuda dos braços.

Sugestão: faz três séries de 10 flexões.

Abdominais

Outro clássico exercício para fazer em casa. O objetivo? Fortalecer a zona abdominal.

Como fazer?

  1. Deita-te no chão com os joelhos fletidos. Podes experimentar colocar um elástico nos pés para que eles não se movam;
  2. Coloca as mãos atrás da cabeça e contrai o reto abdominal ao levantar o tronco de modo a que a parte superior do corpo forme um V com as pernas;
  3. Desce lentamente até à posição inicial.

Sugestão: faz três séries de 10 abdominais.

Agachamentos

Além de serem bons para trabalharem os glúteos, os agachamentos são um dos melhores exercícios para fazer em casa. Porquê? Porque também trabalham os abdominais, as coxas e os músculos da coluna. Este exercício melhora também a postura, o equilíbrio e aumenta a capacidade física.

Queres algo mais “puxado”? Experimenta fazê-lo com alguma carga (pode ser uma garrafa de água).  

Como fazer?

  1. Coloca as pernas afastadas além da largura dos ombros e mantém o corpo direito;
  2. Usando só o impulso dos braços, senta-te suavemente na ponta da cama ou da cadeira e levanta-te imediatamente.

Desafio: faz três ou mais séries de 20 agachamentos.

Saltar à corda

Porque não recordar os tempos de infância saltando à corda? Pode ser que assim consigas encarar o exercício físico como uma boa brincadeira! 

A par da tonificação e da perda de massa gorda, consegues aumentar a capacidade cardiovascular.

Sugestão: intercala o exercício de saltar à corda com agachamentos.

Skipping alto

Vamos lá inserir uma parte de cardio no teu treino em casa? Para isso vais precisar de fazer skipping alto (correr sem sair do lugar).

Como fazer?

  1. Alterna a subida dos joelhos até aos 90 graus com o tronco (fá-lo de forma rápida);

Durante o exercício, mantém as costas altas, peito aberto e ombros direitos, olhando sempre em frente. Além disso, durante a execução, foca-te no abdominal.

Desafio: faz 3 séries ou mais de 10 skipping altos.

Sabias que podes fazer exercício com o cabo da vassoura?

Caso não tenhas máquinas ou outros instrumentos que te permitam variar um pouco os teus treinos, não te preocupes. Com alguns objetos que tens em casa consegues inovar os exercícios que fazes em casa.

Por exemplo, basta pegares no cabo da vassoura daí de casa para conseguires, entre outros movimentos, fazer agachamentos. Não acreditas? Vê o vídeo abaixo!

Agora já sabes: monta o teu estúdio de treino em casa e usufrui de todos os benefícios de fazer exercício em casa. Verás que com a continuação dos treinos sentir-te-ás mais produtivo e com energia!

Quando abrirem os ginásios, podes ver aqui a nossa lista de os melhores ginásios do porto.