Jogos de tabuleiro – ideias e os melhores

jogos de tabuleiro

Numa altura em que a tecnologia ganha cada vez mais terreno, os jogos de tabuleiro são uma excelente alternativa para proporcionar bons momentos em família mantendo longe o mundo virtual. Contudo, poucos são aqueles que descobriram a magia deste tipo de jogos. Mas para que isso não aconteça contigo, decidimos reunir numa lista os melhores jogos para experimentares!

Posto isto, tudo o que tens que fazer é reunir aqueles com quem queres estar, preparar algumas entradas deliciosas e uma bela sangria pois a fome e a sede podem apertar, escolher o jogo que querem e iniciar a partida!

Os 6 melhores jogos de tabuleiro para todos os gostos

Batalha naval

Caso sejas só estejas tu e outra pessoa, jogar Batalha Naval é, sem dúvida, uma opção a ter em conta. Se porventura não tiveres ou não poderes comprar o jogo, podes fazê-lo numa forma mais artesanal. Como? Basta usar um papel quadriculado para simular o tabuleiro e desenhar os navios.

Como se joga?

Cada jogador tem que posicionar os seus navios em lugares estratégicos no seu tabuleiro, tudo sem o oponente ver. Depois, à vez, os jogadores vão escolhendo uma posição do tabuleiro do adversário para atacar. É aqui que se sabe se atingiu ou não um navio. Assim vai até que um dos jogadores consiga afundar todos os navios do oponente.

Xadrez

Ainda sem sair dos jogos a 2, porque não desafiares alguém a jogar xadrez? Embora este seja um jogo antigo, a verdade é que não há melhor forma de desafiar a inteligência e o pensamento estratégico de cada um. Além disso, a tua paciência será também treinada, já que as partidas de xadrez costumam ser demoradas.

HTML tutorial

Funcionamento do jogo

Cada jogador move um conjunto de peças (pretas ou brancas) no tabuleiro, cada um na sua vez. Dependendo da peça, elas podem-se mover para a frente, para trás ou na diagonal, sendo que o objetivo é mover as peças para capturar as do adversário sem que ele capture as tuas. Ganha aquele que capturar o rei do adversário. Xeque-mate!

Conhecido como um rapaz talentoso, fizemos uma seleção das melhores anedotas do joãozinho.

Monopólio

Apostamos que todos os solteiros que estão a ler este artigo já jogaram o Monopólio numa reunião familiar. Tal não é de admirar, não fosse este um dos jogos mais escolhidos pelas famílias para jogar no Natal. À semelhança do anterior, este parece ser um jogo que não tem fim, sobretudo quando existirem muitas pessoas a jogar. Mas acredita, a diversão é garantida!

Como jogar?

Para jogar, são necessários, no mínimo, 2 jogadores e, no máximo, 8. Depois, cada jogador recebe dinheiro para poder comprar terrenos e, ao longo do jogo, construir casas e hotéis nas suas propriedades. Assim que um jogador calhar no terreno do outro, tem que pagar uma taxa.

Além da movimentação do dinheiro, existem cartas que dão benefícios ou castigos aos jogadores, uma forma de conseguir mexer o jogo. O principal objetivo é ser a pessoa mais rica do grupo.

Scrabble

Achas que és perito em palavras? Então está na altura de tirar a prova dos nove com o Scrabble. Mas aconselhamos-te a ter um dicionário por perto pois certamente alguém vai tentar usar palavras que não existem.

Funcionamento do jogo

Reúne no mínimo 2 pessoas e no máximo 4. Depois que estiver formado o grupo para jogar, deve-se dar letras aleatórias a cada jogador para que ele possa formar palavras no tabuleiro. Cada letra tem um determinado número de pontos associados de acordo com a sua raridade. Em algumas posições do tabuleiro, os pontos podem-se multiplicar. Ganha quem tiver formado as palavras com mais pontos.

Catan

Tens um espírito de explorador ou de comerciante? Então o Catan vai agradar-te! Isto porque ao longo do jogo terás que construir cidades e viver da terra, aproveitando assim todos os recursos para fazeres trocas comerciais. 

Como jogar?

Reúne um grupo de 3 ou 4 pessoas e distribui 2 aldeias por cada um, posicionadas entre os hexágonos do tabuleiro. Nesses hexágonos são produzidos recursos para os jogadores se o seu número sair nos dados. Depois os jogadores trocam-nos e comercializam-nos entre si para conseguirem construir cidades e estradas. Quanto mais se construir, mais pontos se ganham. Ganha quem tiver mais pontos, ou seja, aquele que dominar o comércio na ilha de Catan.

Cluedo

Quem é que nunca delirou ao ver uma boa série de investigação? Se é o teu caso, então o Cluedo vai ser um dos teus jogos de tabuleiro favoritos pois cada jogador torna-se num detetive. 

Como se joga?

Reúne no mínimo 3 e no máximo 6 pessoas para jogar este jogo cujo objetivo é descobrir quem é o assassino, qual foi a arma do crime e em que sala a vítima morreu. Cada jogador é um personagem e caminha entre as várias salas da casa, lançando suspeitas sobre o que aconteceu. Os outros têm que lhe provar (em segredo) que a sua suspeita está errada, mostrando as suas cartas. Quem ganha é o jogador que descobrir quais são as 3 cartas que estão em falta.

Agora queremos-te deixar uma estratégia para conseguires “desviar” a atenção dos teus adversários enquanto jogam. Qual é? Contar anedotas curtas. Além de proporcionar boas gargalhadas, vais conseguir distrai-los, nem que seja por alguns segundos.

As melhores lengalengas para descobrires aqui. 

FAQ's

Jogos de tabuleiro ajuda o ambiente familiar?  
Jogos de tabuleiro são uma excelente alternativa para proporcionar bons momentos em família mantendo longe o mundo virtual..

Quais são os melhores jogos de tabuleiro?     
Temos uma lista de alguns jogos, desde batalha naval, xadrez, scrabble, etc. Também explicamos a funcionalidade e como jogas.