Como fazer pão de alho caseiro

como fazer pão de alho caseiro

Andas à procura de como fazer pão de alho caseiro? Então temos boas notícias: estás no local perfeito para aprender! Mas não só: além disso, tens à tua espera receitas deliciosas para inovares esta receita tão divinal.

Adorado por quase todos, o pão de alho é um verdadeiro ícone de lanches e jantares, sobretudo em pizzarias. Agora com o estado atual, não podes sair de casa, contudo, podes recriar esse ambiente. Como? Basta seguires as nossas receitas de pizza para teres um jantar perfeito! Mas se for uma questão de gula, não há problema. O nosso artigo continua mais do que válido! Tudo o que tens de fazer é lê-lo e, claro, pôr mãos na massa.

Sem mais rodeios, queremos-te perguntar novamente: queres saber como fazer pão de alho caseiro? Se sim, continua a ler!

Varias receitas pão de alho - Como fazer pão de alho

Engana-te se pensas que fazer pão de alho caseiro é difícil! Aliás, esta é uma excelente forma de, por exemplo, aproveitares aquelas sobras de pão do dia anterior.

Embora a versão mais comum seja feita com manteiga, existem receitas que envolvem, entre outros ingredientes, queijo parmesão ou requeijão. Mas abaixo poderás ver algumas opções que te damos para inovares. Agora queremos-te deixar algumas sugestões para fazeres um pão de alho caseiro perfeito e saboroso:

HTML tutorial
  • Usa sempre papel de alumínio (vai ajudar a reduzir o tempo de cozedura);
  • Experimenta usar pães de mistura ou integrais (dão um sabor maravilhoso!);
  • Para um sabor extra, faz uma mistura de ervas aromáticas com salsa e cebolinho;
  • Gostas de um toque picante? Polvilha um pouco de pimenta e mistura com as ervas aromáticas:
  • Caso sejas fã assumido de comida extra picante, experimenta acrescentar 1 malagueta picada;
  • Corta sempre os pães em fatias de espessura média (cerca de 3cm) mas sem ir até ao fundo nem separar os pães.

Para acompanhar, podes ter um bom copo de vinho ou mojito refrescante. Vais ver que não há nada melhor para relaxar ao fim do dia! Depois das recomendações dadas, vamos lá ver algumas receitas surpreendentes?

4 receitas de pão de alho para fazeres em casa

1. Receita fácil de pão de alho

Dificuldade: Fácil

Tempo: 45 minutos (preparação + cozedura)

Rendimento: 4 pessoas

Para começar, liga o forno a 180˚C. Entretanto, descasca 4 dentes de alho, pica-os finamente e coloca numa tigela. Junta salsa picada a gosto e 100g de manteiga amolecida. Mistura tudo muito bem.

Pega numa faca de serrilha e corta 4 baguetes em fatias médias. Depois, distribui a mistura de manteiga entre todos os cortes. Embrulha os pães separadamente em papel de alumínio.

Leva ao forno durante 10 minutos. Retira, desembrulha e serve de imediato.

Dica: caso queiras fazer uma espécie de tostas, basta aproveitares baguetes secas (sobras do dia anterior).

Gostavas de saber como se faz massa de pizza? Fica a conhecer as nossas ideias! 

2. Pão de alho com requeijão e queijo parmesão

Dificuldade: Fácil

Tempo: 35 minutos (preparação + cozedura)

Rendimento: 5 pessoas

És um apaixonado por queijo e comidas cremosas? Então podes fazer uma boa adaptação! Como? Juntando o queijo parmesão e o requeijão ao pão de alho.

Começa por aquecer o forno a 180˚C. Depois, faz mistura. Para fazeres a mistura basta colocares 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colher de sopa de requeijão, 2 colheres de sopa de alho triturado (ou em pó), 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e 1 colher de sopa de cebolinho e salsa. Mistura tudo muito bem.

Agora corta 5 pães (de preferência baguete) em fatias de espessura média (Cerca de 3cm) mas sem ir até ao fundo nem separar os pães. Recheia com a mistura, embrulha os pães em papel de alumínio e leva ao forno durante 25 minutos.

3. Receita de pão de alho com chouriço

Dificuldade: Fácil

Tempo: 40 minutos (preparação + cozedura)

Rendimento: 4 pessoas

Estás a pensar fazer umas salsichas frescas no churrasco? Então aproveita o calor da brasa para colocar um chouriço a assar para fazeres um pão de alho com chouriço divinal. Enquanto isso, pré-aquece o forno a 180˚C. 

Assim que o chouriço estiver assado, tira as peles e pica-o. Mistura-o com 1 dente de alho picado, 50g de requeijão e 10g de cebola picada. Entretanto, corta 1 baguete comprida em fatias médias e recheia com a mistura. Termina com queijo mozarela e leva ao forno até dourar. Serve ainda quente.

Dica: se estiveres a fazer churrasco, em vez de levares o pão ao forno podes colocar na brasa. Vai ficar com um sabor ainda mais apurado!

4. Pão de alho com tomate

Dificuldade: Fácil

Tempo: 35 minutos (preparação + cozedura)

Rendimento: 4 pessoas

Começa por pré-aquecer o forno a 180C. Depois, pica 1 cebola pequena e 1 dente de alho e junta numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite. De seguida, acrescenta 2 colheres de sopa de molho de tomate e bastantes orégãos. Tempera tudo com sal e pimenta e deixa cozinhar até levantar fervura.

Entretanto, parte 1 baguete comprida em fatias médias. Quando o molho estiver pronto, recheia o pão. Por fim, coloca queijo mozarela e leva ao forno até dourar.

Por fim, não podíamos deixar de te recomendar um belo tiramisu para terminares a tua refeição em grande. Afinal, um doce é sempre bem-vindo, não é?

As melhores pizzarias de portugal. Fica a conhecer a nossa lista de restaurantes