Voluntariado Porto e Lisboa – tipos de voluntário

voluntariado porto e lisboa

Muito mais do que algo sazonal, fazer voluntariado no Porto e Lisboa faz parte do dia-a-dia dos cidadãos desta cidade. O objetivo é claro: tornar melhor os dias daqueles que mais precisam em diversas áreas. Desde educação à alimentação, passando ainda pelas causas animais, existem diferentes tipos de voluntariado.

No sentido de te ajudar a encontrar um local para defenderes as tuas causas e ideais enquanto ajudas quem mais precisa, criamos uma lista com alguns projetos de voluntariado que certamente te irão sensibilizar. Vamos a isso?

Fazer voluntariado em Portugal: opções a nível nacional

Banco Alimentar

Em épocas especialmente delicadas para diversos agregados familiares, o Banco Alimentar dá, como o próprio nome indica, resposta a nível alimentar. Contudo, tal só é possível graças não só às doações como também ao trabalho dos voluntários.

Além de fazeres doações, seja através da recolha nos supermercados, na compra de vales, na doação de 0,5% do teu RIS ou de outro tipo de doações, poderás ser voluntário do Banco Alimentar.

Entre recolher alimentos nos supermercados, trabalhar no armazém ou fazer cabazes, podes contribuir de forma ativa nesta causa. O melhor é que qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16 anos poderá inscrever-se. Como? Através do formulário do Banco Alimentar.

HTML tutorial

Re-food

Criado em 2009 por Hunter Halder, um imigrante norte-americano em Lisboa, rapidamente a Re-food expandiu a sua área de atuação. Em 2016, esta rede de apoio alimentar já servia mais de 46 mil refeições a mais de 2500 pessoas, tudo graças ao trabalho de 4000 voluntários.

Assim sendo, poderás inscrever-te para ajudar de duas formas. Como? Caso tenhas um restaurante, mercearia ou supermercado, poderás contactar a Re-food para doar os excedentes alimentares. O mesmo se aplica caso realizes um evento na tua empresa e prevejas que vá sobrar comida.

A outra forma é sendo voluntário. Uma vez por semana, ficarás responsável por recolher, preparar ou distribuir alimentos pelas famílias mais carenciadas.

Animais de Rua

Caso estejas no Grande Porto/Vila Nova de Gaia, Grande Lisboa/Sintra, Faro e São Miguel, poderás ter um papel ativo fisicamente em, por exemplo, capturar gatos silvestres (requer formação prévia). Se porventura estiveres longe destas áreas de atuação física, podes colaborar à distância na área de gestão de redes sociais, traduções, organização e tratamento de dados, entre outros. Para mais informações, basta consultar esta página.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Seja no fornecimento de refeições em ambiente hospitalar ou na recolha de fundos em eventos pontuais, todos podem ser voluntários na Liga Portuguesa Contra o Cancro. Acredita que trabalho não falta nas mais diferentes valências da Liga. Queres saber mais? Visita esta página e sabe como te podes tornar voluntário.

Doar sangue

Por último mas não menos importante, falamos de algo que é cada vez mais necessário. Devido a situações anormais, como é o caso da pandemia do coronavírus, as doações de sangue caem a pique. Nessas ocasiões, torna-se mais necessário do que nunca doar aquilo que quase todas as pessoas saudáveis podem doar: sangue.

Nesse sentido, não hesites: contacta a unidade de saúde ou o hospital da tua zona de residência para saber como e quando é que podes doar sangue. Acredita, é muito mais fácil do que possas imaginar! Além disso, o sentido de dever cumprido é incomparável.

Voluntariado no Porto

G.A.S. Porto

Criado em 2002 por cinco estudantes universitários, o Grupo de Acção Social (G.A.S.) Porto conta com um grupo de 400 voluntários que trabalham com grupos como crianças, adolescentes, idosos, ex-toxicodependentes e sem abrigo. O objetivo? Integrá-los a nível social. 

Além de donativos monetários, poderás participar nas suas iniciativas, porém, algumas poderão não ser as mais indicadas para ti (depende da tua idade). Para mais informações, poderás enviar um email para o secretariado@gasporto.org.

O Coração da Cidade

Além de oferecerem apoio alimentar, O Coração da Cidade tem programas de apoio clínico e farmacêutico, apoio ao lar, apoio jurídico, apoio e encaminhamento socioprofissional, entre outras valências. Nesse sentido, pode-se dizer que quase todos podem ser voluntários nesta associação. Para tal, basta que os interessados preencham um formulário de inscrição e aguardem o contacto da instituição.

Ser voluntário em Lisboa

Jardim Zoológico de Lisboa

Os voluntários são direcionados para as áreas de trabalho que melhor correspondem às suas áreas de interesse, conhecimento e, claro, disponibilidade. No entanto, fica a saber que aqui poderás, entre outras tarefas, dar apoio à área zoológica ou colaborar em eventos pontuais. Para saberes mais, consulta a página de informações.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Apoiando crianças, jovens, adultos e idosos em situação vulnerável, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aceita diversos voluntários para diferentes valências. Tudo o que precisam fazer é uma formação inicial obrigatória e, dependendo da área de atuação, uma formação específica. Sabe mais aqui.

Como vês, mais do que nunca é importante ajudar. Contudo, existem diferentes causas e formas para o fazer. Depois de leres a nossa lista, o que tens de fazer é selecionar a causa que move, inscreveres-te e esperares para pores mão à obra. Ao fazê-lo, certamente que farás a diferença na vida daqueles que mais precisam, sejam pessoas ou animais!

Fica com várias ideias e dicas para fazeres exercicio em casa

FAQ's

Que tipo de voluntariado posso fazer?
Deixamos aqui várias ideias e tipos de voluntariado que podes fazer, ideias não faltam. 

O voluntariado só da para fazer em Porto e em Lisboa?   
Não, é possível ser voluntariado em outras regiões de Portugal. Vê as nossas dicas.