Caves do Vinho do Porto – As melhores

caves vinho do porto - visitas

Quando se está na Invicta, a par de inúmeras atividades que se podem fazer de forma gratuita, existe uma que é obrigatória: a visita às caves do vinho do Porto. Porquê? Porque a par da francesinha, o vinho do Porto é um símbolo incontestável da cidade, apesar de ser produzido na Região Demarcada do Douro. Como tal, merece ser provado.

Embora não seja uma atividade gratuita, a visita às caves deste ex-líbris da cidade é uma experiência única e que não podes de todo perder, independentemente de ires em visita ou como filho da terra.

Seja para degustar um Porto Ruby, Tawny, Branco ou Rosé, existem algumas dicas e indicações sobre caves do vinho do Porto que te queremos dar a conhecer.

Dicas sobre as caves do vinho do Porto a visitar

vinho do porto - wine
fonte: solteirosvscasados

Antes de passar às indicações de caves, convém saberes algumas dicas e truques para conseguires desfrutar de uma boa experiência.

  • A zona das caves do vinho do Porto é em Vila Nova de Gaia, bem junto à margem do rio Douro. Podes chegar lá facilmente: teleférico (basta apanhares o metro da linha D (amarela), saíres na paragem Jardim do Morro e comprares um bilhete de teleférico), autocarro, carro ou a pé se estiveres na baixa – nestas últimas três opções, basta atravessares o tabuleiro de baixo da Ponte D. Luís;
  • Tem atenção ao número de provas que inclui cada bilhete que compres e quais são os vinhos contemplados. Por vezes, as degustações com preços mais baixos não incluem vinhos de reserva ou edições especiais;
  • Aproveita eventuais promoções online das próprias caves ou outros operadores turísticos;
  • Os horários das caves variam entre as 09h30 e as 18h (depende da que escolheres), podendo haver alterações de acordo com a estação do ano (verão ou inverno);
  • Sabias que podes aproveitar uma experiência completa que inclui, entre outras coisas, a prova do vinho do Porto? É muito comum acontecer quando compras um bilhete para um cruzeiro pelo Douro, porém, também é regular acontecer quando compras um bilhete de autocarro turístico. Aproveita e sê um verdadeiro turista na Invicta!

As Caves de vinho

Graham’s

fonte: solteirosvscasados

Talvez das caves mais elegantes e seletivas que existe. Se queres fugir das multidões e ainda ter a oportunidade de experimentar as versões vintage do vinho do Porto da Graham’s, aqui está a solução. Sairás com uma verdadeira aula acerca desde elixir dos Deuses sem nunca te sentires apressado. Quanto a preços, eles começam nos 17€ e podem ir até aos 115€, dependendo da prova que escolheres.

Lista de restaurantes para jantares de grupo porto

Croft

fonte: solteirosvscasados

Os preços podem ser um pouco mais elevados, daí a sensação é a de exclusividade. Tudo começa com a prova de dois vinhos, o Croft Pink e um Ruby, seguindo-se a visita propriamente dita. No fim, costuma ser servido um Tawny 10 anos. Não percas a oportunidade de acompanhar a prova com chocolates portugueses. A fusão é única e realmente incrível!

Real Companhia Velha

Real Companhia Velha caves no porto
fonte: Real Companhia Velha

O nome podia ser um acaso, mas não o é. Já existe há mais de 260 anos, o que por si só já significa muita coisa. Além das tradicionais provas, de vez em quando existem alguns eventos imperdíveis e que, normalmente, incluem menus especiais. Aproveita e marca já a tua visita guiada. 

Ramos Pinto

ramos pinto vinho do porto
fonte: facebool

A par da experiência enológica vivida, poderás encontrar um local verdadeiramente histórico, podendo percorrer o legado do fundador da companhia, Adriano Ramos Pinto. Pósteres publicitários da Belle Époque, painéis de azulejos de 1909, mobiliário e utensílios dos anos 30 são apenas alguns dos exemplos do que podes ver aqui.

Cave Museu Sandeman

fonte: tripadvisor

Dado sucesso, os responsáveis pelas caves Sandeman foram mais longe e criaram o museu que contextualiza e conta a história desta que é uma das marcas de vinho do Porto com mais impacto internacional. Sim, isso inclui a explicação sobre Don, aquele misterioso senhor vestido com a capa dos estudantes portugueses e com o sombrero espanhol.

Lista de bares no porto  – Aproveita

Taylor's Port Wine

caves taylors porto
fonte: wine tourism

Esta foi uma das primeiras caves a fixar-se em Vila Nova de Gaia. Corria o ano de 1692 quando a Taylor’s abriu portas, tornando-se numa das mais ilustres casas do vinho do Porto. Se és um verdadeiro apreciador desta bebida, fica a saber que esta marca possui uma das maiores reservas de vinhos raros envelhecidos em casco.

Caves Ferreira

fonte:sogrape

Detida pela Sogrape Vinhos, as Caves Ferreira abriram em 1751 com o intuito de manter as tradições e o património. A áurea forte deste espaço deve-se à imagem de D. Antónia Ferreira, uma mulher que se destacou numa indústria dominada por homens no século XIX.

Cockburn's

fonte: Fleed

Estás perante o maior armazém de vinho do Porto em Gaia, daí ser normal ver-se os trabalhos durante a visita. Entre filas de barris de carvalho, alternativas e diferentes versões deste vinho não faltam.

Estas são apenas algumas das muitas opções de caves do vinho do Porto que podes visitar, mas a escolha certa depende sempre, claro, da experiência que pretendes ter e do quanto podes dispensar. Mas independentemente da escolha, o importante é conheceres este verdadeiro elixir dos Deuses!

FAQ's gerais:

Qual é horario das caves do vinho do Porto? 
Os horários das caves variam entre as 09h30 e as 18h (depende da que escolheres).

Quais são as caves do vinho do Porto que posso visitar? 
Das mais famosas são Graham’s, Croft, Real companhia velha, taylor’s, cockburns entre outras que podes ler no nosso artigo.