Mercados Porto – Frutas, legumes e comida saborosas

mercados no porto

Fazer compras em grandes superfícies comerciais até pode ser mais prático, mas fazer compras nos mercados do Porto é muito mais vantajoso. Além de produtos frescos e da época, consegues ainda economizar alguns euros para outras necessidades. Para não falar que ajudas a economia local ao comprares neste tipo de locais.

Desde o centro do Porto aos concelhos limítrofes, nesta lista encontras sugestões de mercados para que possas realizar as tuas compras sem qualquer problema. Uns mais tradicionais, outros mais modernos, o objetivo é só um: colocar na tua mesa os produtos mais frescos e com qualidade possíveis. Não é uma missão impossível, acredita.

Assim, viaja connosco pelos mercados do Porto que não podes perder para fazer as tuas próximas compras!

Mercado Temporário do Bolhão (Bolhão)

O Mercado do Bolhão é, incontornavelmente, uma referência na Invicta. Por isso é que a intervenção no mítico edifício do mercado fez com que ele se transferisse para o Centro Comercial La Vie. Por lá, o Mercado Temporário do Bolhão conta com os vendedores de frutas e legumes de sempre, que estão dispostos a ajudar-te a escolher os melhores frescos para as tuas refeições.

Como chegar: basta saíres na paragem do metro Bolhão pois o mercado fica mesmo em frente.

HTML tutorial

Mercado Municipal de Matosinhos (Matosinhos)

Semelhantemente ao mercado anterior, o Mercado Municipal de Matosinhos é um verdadeiro tesouro para a história do município. Muito próximo do mar e da Ponte Móvel, este mercado tem, como seria de esperar, peixe fresco, ou não estivéssemos a falar da terra do mar. Porém, podes encontrar frutas e legumes, bem como frutos secos. Além disso, podes ainda comer e beber (sushi, bolos, comida italiana, entre outras opções) ou ler um bom livro na livraria disponível no mercado, onde podes tomar um bom café. Caso te aguce a curiosidade, fica a saber que a incubadora de design está instalada neste mercado.

Como chegar: basta sair na estação de metro Mercado da linha A (Azul).

Mercado Municipal de Angeiras (Lavra)

Ainda sem sair do concelho de Matosinhos, não podemos deixar de destacar a importância e a qualidade do Mercado Municipal de Angeiras, em Lavra. Mais uma vez, o peixe fresco e de altíssima qualidade é o rei deste local. Contudo, podes encontrar imensos enchidos e queijos de Trás-os-Montes e do Alentejo, azeitonas, tremoços, broa (que vai bem com uma sardinha assada na brasa), legumes e têxteis. Garantimos-te que sais daqui com tudo o que precisas para abastecer a tua casa.

Mercado Biológico do Parque da Cidade (Porto)

Além de ser um excelente local para passear, o Parque da Cidade do Porto conta com o mercado biológico. Assim, todos os sábados poderás dar uma caminhada e, no final, abasteceres-te de frutas, leguminosas e legumes biológicos. Esta iniciativa é organizada e promovida pelo Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto.

Caves de vinho do porto, deves conhecer e provar os melhores vinhos e programas da cidade

Mercado da Foz (Foz)

Mudam-se os tempos, mudam-se os conceitos. É assim que se pode definir o Mercado da Foz, que conta com mais de 75 anos de existência, talvez um dos mais antigos mercados do Porto. Outrora, o mercado servia para escoar os excedentes dos agricultores. Atualmente, este local conta não só com o comércio tradicional de frescos como também de outros negócios. Podes levar os sapatos para arranjar, comprar flores, comer comida caseira ou comprar enlatados, frutos secos e leguminosas a granel. Além disso, contas com uma vista magnífica para o rio Douro. Há lá local mais envolvente e encantador que este?

Como chegar: podes usar as linhas 200, 204 ou 500 do STCP e sair nas paragens Passeio Alegre ou Univ. Católica, já que ambas ficam próximas deste mercado.

O Berdinho (Cedofeita)

Numa terra em que se troca os Vs pelos Bs, não podia faltar O Berdinho para trazer mais cor aos teus pratos. Assim, todos os sábados, no Centro Comercial Bombarda, podes comprar tudo diretamente aos produtos locais e independentes. Quando dizemos tudo, é porque é mesmo tudo! Cogumelos, pão, flores, hortaliças, compotas, artesanatos e outros produtos biológicos, tudo o que promova uma vida mais saudável e sustentável, vais encontrar neste mercado.

Fruta Feia (Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia)

Do outro lado do rio, existe um mercado que tem como objetivo acabar com o desperdício alimentar. Trata-se da Fruta Feia, que como o próprio nome indica, vende produtos “feios” mas de boa qualidade. Ou seja, tudo o que não cumpre com os requisitos impostos pelos supermercados para a sua comercialização, vem parar a este mercado.

A cooperativa junta assim todos os produtores que não conseguem escoar os seus produtos. Para comprar só tens que te inscrever numa das delegações. Além de Vila Nova de Gaia, encontras a Fruta Feia no Porto e em Matosinhos.

Mercado da Afurada (Vila Nova de Gaia)

Outra terra de pescadores é a Afurada. Assim, é normal que ouças os pregões a promover o peixe fresquinho que aqui se vende. Mas atenção, aqui encontras tudo o que precisas para compor uma bela refeição: frutas e legumes de cultivo próprio e uma cafetaria com bolos caseiros é o que te espera neste maravilhoso mercado.

Os melhores sitios para comer um brunch do porto.

FAQ's

Mercado temporário do bolhão onde fica?     
Por isso é que a intervenção no mítico edifício do mercado fez com que ele se transferisse para o Centro Comercial La Vie.  

Mercados do porto, quais são os melhores? 
Deves ler a nossa lista. Para além de mencionarmos mercados típicos do porto, tentamos mostrar-te mercados em Gaia, Lavra, Foz e matosinhos. Lê a nossa lista com atenção.