Seja de forma regular ou ocasional, o metro do Porto é sem dúvida uma das opções escolhidas por locais e turistas para se deslocarem na Invicta.
Tal como em qualquer cidade europeia, o metro acaba por ser a forma mais cómoda de fazer deslocações. Por isso é que no Porto o mesmo se verifica, ainda que apresente um sistema diferente de outros países e até mesmo que o próprio metro de Lisboa, por exemplo.
Uma vez que na Invicta encontram-se diversas atrações turísticas importantes (e não só), deslocares-te de metro torna-se uma das melhores opções a ter em conta. Caso este assunto te preocupe, estás no local certo para cessar todas as tuas dúvidas!
Como surgiu o metro do Porto
Este sistema de transporte público serve o Grande Porto com uma rede ferroviária elétrica em dois regimes: subterrânea no centro do Porto e à superfície nas periferias.
Com menos de 20 anos, a rede do metro do Porto foi inaugurada em dezembro de 2002 com a linha A, que liga o Senhor de Matosinhos à Trindade, aproveitando o antigo túnel ferroviário da Lapa.
Mais tarde, em 2004, a mesma linha expandiu para o Estádio do Dragão, a propósito do Euro 2004, que nesse ano decorreu em Portugal. Com esta expansão a rede passou a ter mais 3,8km de linha e mais 5 estações.
Até janeiro de 2011, o metro do Porto expandiu e inaugurou outras estações e linhas na periferia.
Por onde passa o metro?
Desde a sua inauguração em 2002 até 2011, o metro foi expandindo não só no centro como também nas zonas limítrofes. Assim, em 9 anos de trabalhos, o metro passou a servir 7 concelhos: Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Vila do Conde. Além destes concelhos, existem planos para expandir a atividade para outros.
No total, o metro do Porto conta, até ao momento, com 6 linhas e um total de 82 estações.
Linhas e estações
No Porto, as linhas distinguem-se pelas suas cores mas também letras associadas. Assim, as linhas existentes e as estações (que se fazem nos dois sentidos) são:
- Linha A (azul): Estádio do Dragão-Senhor de Matosinhos
- Linha B (vermelha): Estádio do Dragão-Póvoa de Varzim
- Linha C (verde): Estádio do Dragão-ISMAI
- Linha D (amarela): Hospital São João-Santo Ovídio
- Linha E (lilás): Estádio do Dragão-Aeroporto
- Linha F (laranja): Senhora da Hora – Fânzeres
De todas as estações, a mais importante é da Trindade, já que lá consegues usufruir de todas as linhas da rede, a única que te permite a ligação entre as linhas A, B, C, E e F à linha D
Estás no sitio certo, tens de ver a nossa lista super atualizada com os wines bares.
Linha G prevista para 2023
Prevista para 2023, a linha G (rosa) vai ter uma exensão de 2,5km e pretende ligar, de 5 em 5 minutos, a Casa da Música a São Bento.
Com 4 estações, esta linha passa pela Casa da Música, Galiza, Hospital de Santo António e São Bento. Na estação de início e partida existem ligações às outras linhas da rede: em São Bento à linha D e na Casa da Música às linhas A, B, C, E e F.
Horário
O horário de funcionamento do metro é das 06h à 01h, com uma frequência que varia entre 4 e 15 minutos, dependendo da linha e hora que viajes.
Bilhetes e tarifas
Para usares o metro do Porto precisas de um cartão com chip chamado Andante. É intermodal, ou seja, podes usar noutras transportadoras da Área Metropolitana do Porto (ver a seguir). Esta medida fez com que a rede de metro da Invicta fosse a primeira do mundo a adotar bilhetes de baixo custo sem contacto.
Para circulares no metro, existem três tipos de bilhete:
- Andante azul, que podes usar para viagens ocasionais, tendo o cartão validade de 1 ano. Caso carregues 10 viagens, 1 é oferecida;
- Andante prateado, que se trata de uma assinatura mensal com número ilimitado de viagens durante o mês. Podes recarregá-lo num multibanco, embora tenhas que ir a uma loja Andante para fazê-lo na primeira vez;
- Tens ainda a aplicação Anda, que substitui os cartões físicos, otimizando as viagens feitas mensalmente de forma a que o passageiro pague o menor valor possível.
O sistema de viagem do metro funciona por zonas, pelo que o preço mais baixo a pagar é o de duas zonas (Z2, que custa 1,20€), mesmo que viajes apenas dentro de uma zona.
Ligação com outros transportes da rede do Porto
Tal como foi referido, existem ligações a outros transportes dentro da Área Metropolitana do Porto, sendo que em alguns deles podes, inclusive, usar o sistema andante.
As estações que dispõem de ligação a outros transportes são as seguintes:
- Aeroporto: autocarros (incluindo STCP) e transporte aéreo;
- Aliados: autocarros (incluindo STCP);
- Bolhão: autocarros;
- Campanhã: comboios CP e autocarros (incluindo STCP);
- Campo 24 de Agosto: autocarros;
- Casa da Música: autocarros (incluindo STCP);
- Contumil: comboios CP;
- D. João II: autocarros;
- Estádio do Dragão: metro (linhas A, B e C);
- Fonte do Cuco: metro (linhas B, C e E);
- General Torres: comboios CP;
- Hospital de São João: autocarros (incluindos STCP);
- ISMAI: autocarros e Transportes Alternativos da Trofa;
- Marquês: autocarros (incluindo STCP);
- Mercado: autocarros (incluindo STCP e Maré);
- Santo Ovídio: autocarros;
- São Bento: comboios CP, autocarros (incluindo STCP) e Funicular dos Guindais;
- Senhora da Hora: metro e autocarros (incluindo STCP e Maré);
- Trindade: metro (linhas A, B, C, D, E e F) e autocarros;
- Verdes: metro (linhas B e E);
As melhores e mais tipicas casas de fado do porto.
FAQ's
Metro do Porto horarios?
O horário de funcionamento do metro é das 06h à 01h, com uma frequência que varia entre 4 e 15 minutos, dependendo da linha e hora que viajes.
Linhas metro do Porto?
Linha A (azul): Estádio do Dragão-Senhor de Matosinhos
Linha B (vermelha): Estádio do Dragão-Póvoa de Varzim
Linha C (verde): Estádio do Dragão-ISMAI
Linha D (amarela): Hospital São João-Santo Ovídio
Linha E (lilás): Estádio do Dragão-Aeroporto
Linha F (laranja): Senhora da Hora – Fânzeres