Bolo de Laranja simples e fofinho – Receita

bolo de laranja receita

Um dos bolos mais comuns e que mais lembranças traz da infância é o bolo de laranja. Quem é que nunca comeu uma bela fatia deste bolo feito pela avó ao lanche? Certamente que todos já o tiveram.

Agora que tens saudades destas memórias, provavelmente não sabes como fazer ou por onde começar. Contudo, aqui no Solteiros vs. Casados tens a ajuda que precisas. Tudo porque neste artigo tens receitas que vão desde a original à versão light do bolo de laranja. O melhor é que são tão fáceis que podes, inclusive, usar o liquidificador para as fazeres! Só tens que continuar a ler.

Receita básica de bolo de laranja

Fazer a versão básica deste bolo é muito fácil de se seguir. Ao seguires esta receita, irás obter um bolo suave e ligeiramente húmido. Assim tens uma boa opção para acompanhar um bom café ou para matares a tua gula por um doce.

Começa por pré-aquecer o forno a 180˚C. Depois desse passo, espreme uma laranja e tira-lhe as raspas. Reserva. De seguida, mistura 6 ovos e 150g de açúcar numa tigela até formar um creme esbranquiçado. Junta agora o sumo e as raspas que reservaste e mistura tudo muito bem. Adiciona aos poucos 120g de farinha de trigo com fermento e mistura até obteres uma mistura homogénea. Coloca numa forma untada com manteiga e farinha. Reduz a temperatura do forno para 170˚C e leva a forma ao forno durante 45 minutos.

Receita básica de bolo de laranja

Embora a receita anterior te permita teres um bolo húmido, caso queiras uma versão ainda mais húmida tens aqui o que precisas: uma calda.

HTML tutorial

Depois de seguires a receita anterior e depois de desenformares o bolo, basta regá-lo com uma calda de laranja. Para a fazer precisas do sumo de uma laranja e meia chávena de chá de açúcar. Colocas tudo num tacho pequeno, misturas e levas a lume médio durante 3 minutos sem mexer. Assim que começar a ferver, desliga e rega o bolo.

Nota: faz uns pequenos furos com um palito ou garfo para que possa absorver mais a calda

Bolo de laranja e leite condensado

bolo de laranja receita com leite condensado
fonte: youtube

Uma versão mais doce e gulosa que a versão “tradicional” mas que ainda assim é fantástica. Junta 4 ovos, meia chávena de margarina e 1 lata de leite condensado no liquidificador e bate. Depois, transfere para uma tigela e envolve muito bem, aos poucos, meia chávena de maisena, 1 colher de sopa de fermento em pó e 2 chávenas de farinha de trigo. Muda tudo para uma forma untada e polvilhada com farinha e leva ao forno pré-aquecido a 180˚C durante 25 minutos.

Para fazeres a calda, junta 1 colher de sobremesa de maisena dissolvida no sumo de 1 laranja, junta o açúcar e leva a lume brando. Mexe sempre até engrossar. Tempera com as raspas da laranja e retira do lume. Quando arrefecer, rega o bolo com a calda.

Descobre as melhores receitas de panquecas connosco. 

Bolo de laranja recheado

Sabias que podes fazer um belo bolo de laranja? Temos a certeza que desconhecias. Contudo, não por muito mais tempo!

Para fazeres o bolo, precisas de bater no liquidificador 3 ovos, 1 chávena de açúcar, o sumo e rapas de 1 laranja e 4 colheres de sopa de margarina derretida. Transfere depois para uma tigela e envolve com 3 chávenas de farinha e 1 colher de sopa de fermento. Vira para uma forma untada e enfarinhada e leva ao forno pré-aquecido a 180˚C durante 35 minutos. Quando desenformares, corta em três partes na horizontal. Reserva.

Enquanto o bolo está a cozer, podes fazer o recheio. Leva uma panela com 1 lata de leite condensado, sumo e raspas de 1 laranja e 3 colheres de sopa de maisena a lume médio. Quando engrossar, desliga o fogo e deixa arrefecer.

Num prato coloca a base do bolo e espalha o recheio. Coloque a outra parte do bolo, recheia e por fim coloca o topo do bolo.

Dica: caso queiras, podes cobrir o bolo com a calda de laranja que já te ensinamos anteriormente. Ou então, podes fazer uma cobertura de chocolate negro derretido em banho-maria temperado com raspas de laranja.

Bolo de laranja versão light e saudável

Dado que muitos se preocupam com a alimentação, não podíamos deixar de trazer uma versão saudável deste bolo de sucesso.

Assim, começa por pré-aquecer o forno a 180˚C. De seguida, separa a gema das claras de 2 ovos. Bate as claras em castelo e reserva. Depois peneira 1 chávena de farinha de trigo (podes usar integral) e adiciona meia chávena de adoçante em pó e 2 colheres de sopa de fermento. Noutra tigela mistura as gemas e o sumo e as rapas de 1 laranja até obteres uma mistura homogénea. Junta a mistura seca com a mistura de gemas até ficarem bem ligados. Por último, envolve as claras em castelo. Unta uma forma com manteiga e farinha e adiciona a massa. Leva ao forno durante 30 minutos.

Nota: se quiseres adocicar um pouco mais o bolo, podes juntar canela a gosto na mistura de farinhas. Vai ficar igualmente delicioso!

Uma lista com receitas de bolo de iogurte para descobrires

FAQ's

Bolo de laranja é fácil de fazer?
Sim, muito fácil, são receitas com um grau de dificuldade bastante acessível. Confere tudo aqui. 

A que temperatura devo colocar o forno? 
Idealmente deve ter o forno pré-aquecido a 180 graus.