Fado Porto – As casas de fado mais emblématicas da cidade

fado porto - casas emblematicas de fado

Embora não seja muito comum, é possível ouvir fado no Porto. Não é tão fácil como em Lisboa ou Coimbra, onde a história deste género musical é muito extensa, mas não é impossível.

Os portugueses não têm muito hábito de ouvir fado, são os estrangeiros que o procuram. Contudo, é importante frisar que este é um tipo de música muito nosso, carregado de muita história e cultura. Por isso, apoiar esta forma de expressão é também apoiar o nosso país.

Seja para visitares ou para indicares a alguém conhecido, não podes perder as nossas sugestões sobre onde ver espetáculos de fado no Porto.

... Mas o que é o fado?

Provavelmente, quando te falam da palavra fado, imaginas duas coisas: a primeira, uma mulher de xaile, carregada de emoções e expressões fortes e uma guitarra portuguesa a acompanhar; a segunda, a expressão “silêncio que se vai cantar o fado!”.  Porém, o significado é outro.

A palavra provém do latim fatum, que significa destino. Daí as letras de grande partes dos fados ser mais melancólica, triste, envolver a dor da perda e da injustiça, bem como amores e desamores. Contudo, nos últimos anos a nova geração de fadistas tem mudado este conceito e as letras e arranjos têm sido diferentes do fado tradicional.

Quanto à origem do fado, existem inúmeras versões. Uns dizem que teve origem no Brasil, mais concretamente nos barcos que transportavam os escravos negros de lá para Portugal. Outros desmentem e dão outros argumentos e origens para este género musical. O certo é que está intimamente associado à vida académica, tendo emergido no Porto e em Coimbra, duas cidades estudantis.

Se gostas de comer sushi, temos uma excelente noticia para ti. Uma lista com os melhores restaurantes do porto

Casas de fado no Porto

casas fado porto
Créditos: svsc

Contextualizado sobre a origem e informado sobre este estilo musical português, está na altura de te sugerirmos os melhores locais para assistires a um belo espetáculo.

Casa da Mariquinhas

fado porto - casa da mariquinhas
Créditos: thefork

No bairro da Sé, em frente ao Arco de Santana, encontrarás a Casa da Mariquinhas. Fundada em 1968, este espaço é tão intimista e acolhedor que as emoções irão ficar à flor da pele. A par do fado, podes apreciar a belíssima gastronomia tradicional portuguesa com autoria da chef Sandra Santos. Nota que os jantares com fado realizam-se de segunda a quinta das 20h às 00h e sextas e sábados das 20h às 00h30.

Dom Ramiro

Uma das ruas mais típicas do Porto, a Rua de São Victor, acolhe uma das casas de fado mais conhecidas da cidade. O Dom Ramiro, que está alojado num edifício datado d 1937, conta com a direção artística de Fátima Couto, uma das fadistas nacionais com mais reconhecimento na arte de cantar o fado a nível nacional e internacional. A par da música, existe todo um menu para ser descoberto no restaurante.

Mal Cozinhado

Créditos: tripadvisor

Na zona histórica ribeirinha da Invicta está o Mal Cozinhado, num edifício do século XIV com as paredes laterais e as traves de com 6 séculos de existência. Por aqui passaram inúmeras figuras ilustres, incluindo a fadista Amália Rodrigues e o Príncipe Eduardo de Inglaterra. Tal não é de admirar, uma vez que o menu e as sessões de fado fundem-se de forma perfeita.

O Fado

Nada melhor do que assistir fado… N’O Fado. Além do nome, o edifício não podia ser mais bem escolhido: centenário e com uma decoração que nos transporta para o início do século XX. Aproveita e experimenta a comida tradicional portuguesa que aqui é servida. Caso precises de ajuda, o restaurante fica muito próximo das Muralhas Fernandinas.

Taberna Real do Fado

Taberna Real do Fado - casa de fados porto
Créditos: tripadvisor

No centro da Invicta, mais propriamente na zona dos Clérigos, a Taberna Real do Fado está pronta para receber todos aqueles que pretendem conhecer mais deste género musical português. Situado num edifício antigo recuperado, a áurea nostálgica está patente. A boa comida e a boa bebida estão asseguradas aqui.

Ideal Clube de Fado

Este espaço é um coletivo de artistas profissionais do fado. Caso queiras ouvir o fado tradicional, então é aqui que tens que vir. A abordagem pura e autêntica, ou seja, as raizes do fado, são a marca dos espetáculos do Ideal Clube de Fado. Aqui as pessoas ficam sentadas em cadeiras à volta das mesas, tal como acontece nos espetáculos tradicionais. Caso queiras ver, basta ires às Galerias de Paris.

Fado na Baixa

Além do fado, poderás ainda assistir a um documentário sobre a origem e a história desta expressão musical portuguesa. Tal decorre num acolhedor auditório na Rua de São João. É uma excelente opção caso não pretendas aqueles espetáculos tradicionais com jantar.

Obviamente que existem mais casas de fado no Porto, contudo, aqui tens algumas que te poderão interessar. Mas com esta lista, podemos observar que, afinal, na Invicta a história deste estilo musical português também tem um grande peso e que existem espaços onde se pode vivê-la. Caso estejas interessado, é só consultares as nossas sugestões, visitares os espaços e dares a tua opinião!

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

FAQ's

Existe boas casas de fado no Porto?
Sim, com muita tradição e boa música.

Qual a melhor casa de fado no porto?  
Não vamos arriscar, mas podemos dizer que fizemos uma lista que selecionamos as melhores casas. Comprova aqui!