Receitas de Tiramisu

tiramisu receitas

A par de outras sobremesas italianas, a receita de tiramisu é certamente das mais procuradas. Tudo porque a textura e os sabores unem-se para criar uma verdadeira obra de arte culinária.

Estima-se que a sobremesa tenha sido criada em meados do século XIX na região de Treviso, em Itália. Aliás, existe até uma Academia do Tiramisu, em homenagem a este ex-libris italiano. Mas seja como for, uma coisa é certa: ninguém fica indiferente a ela! Ou se ama ou se odeia.

Considerações sobre o tiramisu

tiramisu gastronomia italiana
Créditos: svsc

Embora existam muitas variações da receita, convém frisar alguns pontos:

  • A receita original leva queijo mascarpone e não natas;
  • O café é aromatizado com Marsala, um vinho doce italiano, e não com outros vinhos;
  • Os palitos de champanhe são os que são usados para produzir a receita.

Como é óbvio, existem adaptações que são feitas para conseguir-se reproduzir a receita ou, então, por uma questão de gosto pessoal. Porém, a receita original do doce leva os ingredientes acima referidos e não algumas opções que são tidas em conta em grande parte das receitas. Aliás, a receita encontrada por muitos historiadores dá conta de que esta receita era feita com miolo de pão e não com os palitos de champanhe. Porém, isso já é tema para outra conversa!

Seja a versão tradicional ou outras variações (encontrarás algumas interessantes abaixo), neste artigo tens uma verdadeira enciclopédia de ideias com esta sobremesa. Queres saber mais? Continua a ler e delicia-te!

Tiramisu tradicional - Receita

Para a receita original, o que precisas é de 500g de queijo mascarpone, 5 ovos, 5 colheres de sopa de açúcar, palitos de champanhe, café sem açúcar, 30ml de Marsala (vinho doce italiano) e cacau em pó sem açúcar.

Para começar, separa as gemas das claras. Bate as gemas com o açúcar e, quando estiver tudo bem envolvido, junta o mascarpone. À parte, bate as claras em castelo e, depois, envolve-as no preparado anterior. Junta o café e o vinho doce numa taça e molha os palitos. Para montar a sobremesa, começa por uma camada de palitos, outra de creme, e assim sucessivamente. Leva ao frigorífico a solidificar (se for de um dia para o outro, melhor ainda) e, antes de servir, polvilha com cacau em pó (usa uma peneira).

Tiramisu de ricota com pão de ló

Esta é, sem dúvida, uma reinterpretação do clássico italiano que conquistou milhares de paladares. A par do tiramisu, que leva queijo ricota em vez do mascarpone, esta receita conta com um pão de ló e uma calda de chocolate e café maravilhosos que, juntos, resultam nesta explosão de sabores incrível. Caso queiras, poderás ler todo aqui

Se gostas mesmo de comida italiana, temos aqui uma receita para lasanha.

Tiramisu de chocolate

Créditos: cookidoo

És um guloso assumido? Adoras chocolate e não vives sem ele? Então espera aí. Tens aqui uma opção adequada e ajustada aos teus gostos! A receita é a mesma que a do tiramisu tradicional, o “extra” é, realmente, o chocolate. Só precisas de derreter uma tablete de chocolate amargo em banho-maria e adicionar gentilmente no creme mascarpone. O restante processo é igual à receita base. Se quiseres inovar ainda mais, podes acrescentar no topo algumas framboesas, após polvilhares com cacau.

Tiramisu com mousse de chocolate

Permanecendo na onda do chocolate, já pensaste em comer um tiramisu com mousse de chocolate? Está na altura e experimentares esta sugestão. Tens que começar por fazer a mousse e deixar que ela solidifique. Depois, passas para a preparação do queijo mascarpone e da montagem do tiramisu. Primeiro uma camada de mousse, depois de palitos de champanhe e por último creme de queijo mascarpone. Repete o processo até terminarem os ingredientes e serve com raspas de chocolate no topo. Todas as quantidades estão descritas nesta página.

Tiramisu de morango

Caso não gostes de café ou de chocolate, temos aqui uma alternativa. Ao contrário das sugestões anteriores, aqui o toque da fruta é o segredo de tudo. Por isso, junta queijo creme, natas, essência de baunilha, gemas de ovo, açúcar, licor de laranja (que podes e deves fazer em casa), palitos de champanhe, morangos e hortelã. Podes ver toda a preparação neste vídeo.

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

Tiramisu vegan

Tal como acontece noutras receitas, esta sobremesa tem uma versão vegan que pode ser reproduzida. As alterações passam por optar pelas opções vegetais (natas de soja e queijo creme vegan) e por um bolo esponja vegan sem ovos para substituir os palitos de champanhe, que têm ovos na composição. Para ver a receita do bolo e do tiramisu, bem como as quantidades de cada ingrediente, podes ver no blog Green Delights.

Tiramisu low carb - Baixas calorias

Outra adaptação da receita original que, ainda assim, é muito deliciosa. As alterações passam por trocar o açúcar por adoçante de xilitol ou eritritol, o queijo mascarpone por 400g de natas + 130g de queijo creme e o palito de champanhe normal por uma versão low carb (podes ver aqui como fazer). De resto, as quantidades mantém-se as mesmas e os ingredientes também. O processo, esse também é o mesmo. Claro, as calorias e os hidratos de carbono também ficam reduzidos.

Agora que viste tantas sugestões, diz-nos: preferes a versão original ou vais experimentar alguma coisa diferente?

FAQ's

Como fazer tiramisu original?
Sim, hoje vamos dar-te a receita original de tiramisu. 

Receitas de tiramisu com mais ingredientes? 
Sim, temos bastantes ingredientes e variações para acrescentares ao teu tiramisu. Desde de vegan, mousse de chocolate, e de baixas calorias. ahah