Como fazer tapiocas (com receitas!)

como fazer tapiocas

Desde o modo de confeção às receitas, se pretendes saber como fazer tapiocas, estás no local certo. Além de todos estes detalhes, partilhamos contigo alguns segredos para tapiocas irrepreensíveis. Tudo o que tens que fazer é continuar a ler!

Mas o que é Tapioca? 

A esta altura do campeonato, poucos são os que ainda não conhecem a tapioca. Mas calma, se fazes parte desse grupo, vimos aqui iluminar-te e cessar-te as dúvidas.

Em linhas muito gerais, trata-se de um subproduto da mandioca. Assim que é descascada e triturada, os flocos são hidratados e secos, sobrando a goma e a fécula da mandioca hidratadas.

A título de curiosidade: sabes de onde vem esta iguaria? Sim, vem do Brasil, mais concretamente do norte e nordeste desse país. Contudo, disseminou-se noutros continentes, nomeadamente em África e na Ásia. Hoje em dia, e por conta da globalização, é possível encontrá-la nos 4 cantos do mundo.

Amiga ou inimiga da balança? Tapioca é saudavel? Quais são as calorias de uma tapioca?

Amadas por muitos desportistas (quem nunca comeu uma tapioca recheada com peito de frango?), as tapiocas mostram ser uma boa opção para a balança. Ou pelo menos é esta a ideia que, no geral, permanece. Porém, muitos profissionais de nutrição mostram outra realidade.

Não tem gordura nem proteína, porém, a tapioca é composta por hidratos de carbono simples. Isto significa que são açúcares que rapidamente entram na corrente sanguínea, sob forma de glicose, por meio das paredes do intestino. Por isso, é importante não abusares na dose de tapiocas que comes diariamente.

Estimamos que por 100g de tapioca são 130 calorias. Depois depende dos ingredientes que usares.

Mito ou verdade: é preciso untar a frigideira para fazer a tapioca?

tapioca salgada receitas
Créditos: tripadvisor

Existe uma grande dúvida quando se trata de fazer tapiocas. Muitos acreditam que para que ela fique perfeita é necessário untar a frigideira antes de cozinhá-la. Contudo, pelo que parece, isso é um completo mito!

Para começar, a farinha da tapioca precisa de ser fina – daí ser importante peneirar antes de cozinhar. Depois, a frigideira antiaderente é a melhor opção para cozinhá-la. Caso o fundo fique um bocadinho queimado, basta passar com a espátula (de madeira, de preferêcia) e retirar esse pedaço.

Além das características “técnicas”, é importante não andar a virar constantemente a tapioca. Quando a colocares na frigideira, deixa que ganhe forma e só depois viras. Assim que os dois lados estiverem prontos, recheia e fecha. Com isto queremos dizer que não necessitas de virar constantemente, pois corres o risco de teres uma tapioca a desfazer-se – e não é isso que queres, certo?

Se gostas mesmo de comida italiana, temos aqui uma receita para lasanha.

Receita base de tapioca de polvilho

A tapioca de polvilho só precisa de 2 ingredientes: 1 chávena de polvilho (doce ou azedo, sendo o doce mais “neutro”) e 10 colheres de sopa de água morna. Junta tudo numa tigela até obter uma farinha com flocos. Depois peneira para ficar sem grumos e coloca numa frigideira sem untar. Deixa que a farinha se cole à frigideira e ganhe o formato de panqueca. Vira e deixa cozinhar. Quando estiver no ponto, recheia e dobra ao meio.

Caso não tenhas grande experiência, existe outra solução. Podes comprar goma de mandioca hidratada. Contrariamente ao polvilho, basta colocares a goma diretamente na frigideira (sem gorduras) e deixar que ela ganhe o formato da panqueca.

Receitas de tapioca

Como poderás ver mais abaixo, existem inúmeros recheios que podes usar e explorar quando fizeres tapiocas. Porém, sabemos que nem sempre existe criatividade ou disposição para inovar. Mas não te preocupes. Como sempre, pensamos em ti e selecionamos 2 opções: uma salgada, ideal para o almoço ou jantar, e uma doce, para o teu pequeno-almoço ou lanche mais guloso.

Tapioca de banana e canela

Créditos: tudosobretapiocas

Os tacos mexicanos são muito apreciados por grande parte da população. Se fazes parte desse grupo, anota tudo o que precisas. Precisas de tapiocas já feitas, 500g de carne picada, 200g de feijão, 1 cebola picada, polpa de tomate, pimento picado, chili em pó, alhos picados, salsa picada, azeite, alface e sal a gosto. Quanto à preparação, podes ver tudo em formato vídeo.

Baba de camelo com café

tapiocas doces
Créditos: mundoboaforma

Além da base, precisas de 6 bananas maduras, 1 chávena de água, 1 chávena de açúcar e canela a gosto. Descasca, corta e frita as bananas em manteiga e reserva. Nessa frigideira, acrescenta a água e o açúcar até formar uma calda. Acrescenta as bananas na calda e polvilha com canela. Depois de recheadas, rega as tapiocas com a calda.

Caso queiras uma versão mais ligeira, opta por rechear a tapioca só com as bananas e a canela – podes fritá-las na mesma e polvilhá-las com canela ou fazer um puré

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

Sugestões de recheios

À semelhança do que acontece com outras receitas, nomeadamente nos crepes, existem opções doces e salgadas de tapiocas. Umas mais gulosas, outras mais saudáveis, aqui tens uma ajuda para escolheres o recheio que preferires. Mas lembra-te: a imaginação não tem limites!

Recheios doces

  • Banana e canela;
  • Banana e manteiga de amendoim;
  • Chocolate amargo derretido;
  • Frutos vermelhos e mel;
  • Geleia ou compota caseiras;
  • Leite condensado;
  • Maçã e canela;
  • Nutella.

Recheios salgados

  • Guacamole;
  • Manteiga;
  • Ovos mexidos e queijo fresco;
  • Paté (frango, atum, etc);
  • Peito de peru com queijo e salada;
  • Pizza de tapioca;
  • Queijo e fiambre;
  • Queijo mozarela;
  • Salmão, requeijão e salada;
  • Tomate, rúcula e alface.

FAQ's

Tapiocas calorias?
Estimamos que por 100g de tapioca são 130 calorias. Depois depende dos ingredientes que usares.

Ideias de ingredientes para usar na tapioca? 
Ideias não nos faltam neste artigo. Temos sugestões para tapiocas doces e salgadas.