Baba de camelo receitas

baba de camelo receitas

A baba de camelo é, sem dúvida, uma das sobremesas clássicas em qualquer casa ou restaurante português. Além de saborosa, é muito fácil e rápida de se confecionar.

Para fazer uma baba de camelo, é necessário ter ovos e leite condensado cozido. Isso mesmo, só estes dois ingredientes e já tens uma receita deliciosa e confecionada em menos de 15 minutos! Porém, isso não significa que não haja alternativas e receitas diferentes.

Caso pretendas “a baba de camelo” da tua vida, consulta as maravilhosas receitas que selecionamos para ti. Ainda que tenhas alguma intolerância à lactose ou sigas um regime vegetariano, fica a saber que existe uma versão a pensar em ti. Só tens que continuar a ler!

Dicas antes de confecionar uma boa baba de camelo

Como viste, só precisas de dois ingredientes para conseguires uma boa baba de camelo. Porém, as coisas nem sempre correm como o planeado e nem sempre se tem os produtos certos na hora certa. Contudo, deixamos-te aqui três dicas:

  • Caso não tenhas leite condensado cozido, podes fazer a receita com o leite condensado normal. Basta que retires o rótulo e coloques a lata dentro de uma panela de pressão com água. Deixa até sair vapor pela válvula;
  • Para opções saborosas mas com menos gordura, opta sempre pelo leite condensado versão magra;
  • Caso queiras dobrar as doses, pensa sempre: a proporção é de 5 ovos para cada lata de leite condensado que usares.

Baba de camelo clássica

baba de camelo receitas
Créditos: mamapaleo

A clássica receita leva 3 ingredientes: 1 lata de leite condensado, 5 ovos e amêndoa laminada torrada. Tens que começar por separar as claras das gemas, bater as claras em castelo (junta umas areias de sal para ajudar a levantar) e juntar as gemas com o leite condensado cozido. Depois que estas duas misturas estiverem prontas, envolve-as cuidadosamente e separa por taças individuais e leva ao frigorífico para solidificar. Quanto estiverem prontas, decora com amêndoas laminadas torradas.

Baba de camelo com pepitas / drageias de chocolate

Pode não ser a clássica, mas é igualmente deliciosa e perfeita quando existem convidados mais pequenos. A preparação é a mesma que a receita tradicional, a diferença está na decoração. Só tens que trocar as amêndoas laminadas torradas por drageias (ou pepitas) de chocolate e já está!

Se gostas mesmo de comida italiana, temos aqui uma receita para lasanha.

Baba de camelo com natas

Acreditamos que não sejas o único a achar que a baba de camelo tem um sabor muito forte. Mas há maneira de contornar a situação! Pega na receita da baba de camelo clássica e adiciona um pacote de natas. Só tens que as bater até ficarem cremosas e, depois, adicionar ao preparado final (mistura das claras em castelo com a mistura de gemas e leite condensado).

Lembra-te: caso queiras fazer mais quantidade, segue a nossa dica que demos anteriormente em relação à proporção dos ovos e latas de leite condensado. Neste caso em concreto, além dessa proporção, tem em conta a quantidade de natas – deve ser 1 pacote de natas para 1 lata de leite condensado.

Baba de camelo com rum

Créditos: doces regionais

Esta não é uma receita de baba de camelo qualquer. Provavelmente não conhecias esta forma de confecionar esta sobremesa. A base é a receita da baba de camelo com natas, mas a diferença está na adição de fatias de pão-de-ló embebidas em rum. Além de uma nova textura, confere um novo sabor à sobremesa. A receita não mente: os passos adicionais são a adição das fatias de pão-de-ló em camadas intercaladas com a baba de camelo. De resto, a confeção é igual e não altera em nada das tradicionais versões.

Créditos da receita: Doces regionais

Baba de camelo com café

Outra belíssima forma de “cortar” o sabor forte da sobremesa. Basta acrescentares uma chávena de café frio às gemas e ao leite condensado. Além disso, precisas de demolhar uma folha de gelatina em água fria por cada ovo que usares. Depois escorre-as e leva ao micro-ondas para derreter. Quando estiverem derretidas, junta ao preparado anterior. Envolve as natas em castelo à mistura anterior e está pronto para ir ao frigorífico. A decoração fica a gosto: podes optar por continuar a usar amêndoa laminada torrada ou colocares uns grãos de café.

Baba de camelo sem glúten e sem lacticínios

Créditos: nit

Aqui está a tão aguardada sobremesa adaptada para celíacos e intolerantes à lactose! É verdade, é possível fazer uma baba de camelo sem estes ingredientes proibidos para quem tem estas intolerâncias. O segredo é fazer o leite condensado caseiro e juntar 5 ovos. Quem o ensina a fazer é a Mamã Paleo. Depois de teres tudo pronto, a preparação é exatamente igual à receita original.

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

Baba de camelo sem ovos

Por fim, mas não menos importante, uma baba de camelo sem ovos. Perfeita para quando faltam os ovos em casa ou para quem segue uma alimentação vegetariana. A ideia aqui é juntar o leite condensado e as natas (proporção 1 por 1). Claro, quem for vegetariano, pode usar as opções vegetais no caso das natas e fazer o leite condensado caseiro da receita anterior. Bater as natas à parte até ficarem consistentes e, depois, envolve-las com o leite condensado. Depois, é só levar ao frigorífico. Quando estiverem solidificadas, decorar a gosto.

FAQ's

Receita da baba de camelo é facil?
Sim, é facil e temos aqui várias ideias para que consigas fazer uma baba de camelo ao teu gosto. 

Tempo de preparação da baba de camelo? 
Como é facil, e dependendo dos ingredientes que tenhas à tua disposição. Acreditamos que pode demorar cerca de 15 a 30m.