Os melhores restaurantes italianos no Porto – Atualizado

comida italiana no porto. opçoes de restaurantes

Um bom português gosta de boa comida, pelo que as sugestões de restaurantes não podem faltar aqui no Solteiros vs. Casados.

Contudo, de vez em quando é necessário “mudar de ares”, pelo que não podem faltar alternativas para todos os gostos. Ao contrário do que acontece com outros tipos de comida, a gastronomia italiana é quase consensual: ninguém resiste a uma boa pizza, pasta, lasanha ou típico risotto, embora haja outras excelentes e deliciosas alternativas.

Se te apetece conhecer novos espaços de gastronomia italiana no Porto, não podes perder os melhores restaurantes para o efeito.

restaurante ii fornaio
Fonte: Il Fornaio 178

Situado perto da Rotunda do Bessa, o Il Fornaio 178 é um restaurante tipicamente italiano, trazendo o melhor de Itália para a mesa. As pizzas napolitanas são, como seria de esperar, o ex-líbris da carta, mas os antipasti, as pastas, o risotto, a carne e os doces são dignos de serem conhecidos. A par da boa comida, a decoração moderna e minimalista proporciona conforto a quem aqui se senta para desfrutar de um bom repasto.

Não vais querer perder 🙂

Restaurantes Românticos

Restaurantes românticos na cidade do Porto para levares a tua namorada e/ ou mulher 

Casa da Foz (Foz do Douro) e as suas famosas comidas italianas

comida italiana na foz, porto
fonte: expresso.pt

A Casa da Foz localiza-se, como o nome indica, na zona da Foz, numa zona bastante característica. Para desfrutar dela em pleno, só mesmo as entradas, os pratos e as sobremesas que aqui se servem. Outra especialidade a não perder é a sangria servida neste restaurante italiano. Ao fim de semana, este restaurante também proporciona um prato típico para os amantes de comida portuguesa. As tripas são FANTÁSTICAS! 

Podes verificar a localização mais abaixo: 

Portarossa (Foz) - Gastronomia de Itália no seu melhor

restaurante porta rosa - comida italiana na foz ao mais alto nivel
fonte: portarosa.pt

Situada numa rua calma da Foz, a Portarossa é um espaço acolhedor e moderno que contempla o melhor da cozinha italiana com inspirações nacionais. O ambiente cool e descontraído que se vive aqui é um dos motivos que fazem deste restaurante uma autêntica casa de Itália em ponto pequeno. Qualidade, sossego e excelente ambiente no restaurante Portarossa que não vais querer perder…

Antonio Mezzero (Matosinhos)

Conhecida como Pulcinella, esta pizzaria serve as excelentes pizzas napolitanas de Antonio Mezzero, o italiano que dá agora o nome à casa. Cozida em forno de lenha, com massa fina e borda grossa, é assim que se serve uma bela pizza. Experimenta algumas das pizzas que conjugam os melhores ingredientes de Itália e verás o que é uma pizza de “alta qualidade”. 

Bocca (Passeio Alegre)

Certo que a comida italiana não se faz só de pizzas, mas as que são servidas neste restaurante são dignas de um Óscar. Porquê? Porque o facto de irem ao forno de lenha torna tudo mais saboroso e diferente. Contudo, existem outros pratos de fazer crescer água na Bocca: pastas italianas, pratos de carne e de peixe, a par das sobremesas e da vasta carta de vinhos.

MUTI (Baixa)

MUTI (Baixa) do porto
fonte: la fourchette.com

Do forno deste restaurante saem inúmeras pizzas, sobretudo napolitanas, as mais requisitadas.
Mas o que nem todos sabem é que os ingredientes usados neste espaço veem diretamente de Itália, tornando o seu sabor único e inconfundível. Apesar de existirem as clássicas combinações, como é o caso da Margherita, existem outras totalmente ousadas e irreverentes como é o caso da Muti, com fior di latte, manjericão, azeite, burrata, presunto de Parma bio e pimenta rosa.

Bonifacio - Restaurante italiano leça da palmeira

bonifacio restaurante italiano
fonte: zomato

O Bonifacio Ristoranti situa-se em leça da palmeira, na R. Castelo 15, 4450-632 Leça da Palmeira. Este restaurante , para além de estar situado num local com excelentes restaurantes, abriu recentemente com uma oferta de valor diferente. Com a promessa de levar os sabores de itália a Leça da Palmeira e ao Porto, este restaurante apresenta uma das mais saborosas pizzas da invicta atualmente. Para além disso, podes comer um tiramisu feito na própria mesa pelos colaboradores do espaço. É sem dúvida, um restaurante a visitar! 

Casa D’Oro (Porto)

Em cima do rio Douro está o restaurante que serve algumas das melhores pizzas da Invicta. É uma autêntica Casa D’Oro, onde o atendimento e o bem-servir são iguais independentemente do piso escolhido. Uma sugestão: caso tenhas um encontro a dois na época dos figos, pede uma pizza de presunto e figos para surpreender a tua cara-metade com o teu bom gosto.
Depois de uma bela refeição, pondera juntar o teu grupo de amigos e vai até a uma das melhores discotecas do Porto para sair ao fim de semana.

Conheces a fritatta? Aprende formas de fazer este famoso prato italiano. 

Pizzeria Meidin (Boavista ou Santa Catarina)

Este é um dos espaços mais emblemáticos ao que diz respeito às pizzas. Conhecidos por
muitos dos adolescentes dos anos 90, a Meidin é uma referência quando o assunto é comida
italiana. Com duas casas abertas (uma na Boavista e outra em Santa Catarina), esta pizzaria
tem como um dos pontos fortes os seus crepes doces. Entre todas as sugestões, recomendamos que experimentes a La Porto, que conta com gelado de vinho do porto, fios de ovos, sultanas e chantilly. É incrivelmente deliciosa!

Localização - Boavista

Nonna Piazza (Vitória)

Perto do Jardim da Cordoaria, a Nonna Piazza chegou à Baixa portuense para continuarem
todo o trabalho que já tinham feito em Leça. Este espaço, que conta com profissionais com
mas de 20 anos de experiência, oferece todos os sabores tipicamente italianos, sem esquecer
o o prato tradicional da Invicta: a Francesinha.

Puro 4050 - Sabores de italia

Neste espaço é possível fazer uma autêntica viagem ao Sul de Itália, tudo graças ao mérito do
chef Luís Américo. Aqui, as mozzarellas são o centro de todas as atenções, existindo, portanto,
nas mais diversas opções, incluindo fresca ou tradicional. Além dos produtos e pratos de alta
qualidade, o ambiente é bastante acolhedor e único neste ponto da cidade. Destacam-se o
risotto de polvo e castanhas e o de cogumelos e ricotta cremosa.

Presto Pizza (Grande Porto)

fonte: prestopizza

Fundada em 2001 em Matosinhos, a Presto Pizza começou por ser um serviço take away que,
com a continuação dos anos, foi expandindo até ao que é hoje. Atualmente, conta com 6 espaços no Grande Porto: Baixa, Cedofeita, Pinheiro Manso, Arca de Água, Matosinhos e Leça da Palmeira. Na sua carta encontram-se não só as melhores comidas como também excelentes
vinhos a acompanhar. Dispõe, ainda, de uma página de encomendas online, para que se possa
desfrutar das suas iguarias no conforto da tua casa.

Il Pizzaiolo (Galerias Paris Porto)

Il Pizzaiolo galerias de paris porto
fonte: Il Pizzaiolo

O Il Pizzaiolo abriu numa das ruas mais movimentadas da Baixa, com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia italiana, incluindo as pizzas napolitanas, que não abundam na cidade.
Por aqui, todas as sugestões fazem-te viajar até a Itália sem teres que entrar num avião ou sem
arruinares por completo as tuas finanças.

Depois de uma bela refeição, pondes juntar o teu grupo de amigos e vai até aos bares do porto que podes encontrar nas galerias de paris

Il Ristorantino (Matosinhos) Restaurante

Para fugir às tradicionais (e deliciosas) pizzas, sugerimos-te o Il Ristorantino, que se localiza no centro de Matosinhos. Por aqui, as pastas e risotos brilham na carta, mas não só: a lasanha também é rainha. Aliás, existem diversos ingredientes a compor a lasanha deste espaço, como é o caso da salsicha, cogumelos, abóbora e alecrim. Se quiseres ir lá almoçar, fica a saber que a
cada semana o menu varia, algo que podes facilmente saber através das redes sociais do
restaurante.

Como fazer um pão de alho caseiro? Várias ideias que podes aprender neste artigo! 

FAQ's Gerais

Onde posso encontrar os melhores restaurantes italianos no Porto?
Dentro das nossas opcoes, selecionamos as zonas da foz, matosinhos, boavista, e beira rio (douro)

Que tipo de comida é servida num restaurante italiano para além de pizza?
Principalemnte boas entradas e sobremesas. No entanto, algumas das opcoes sao massas, rissoto, tabuas de queijo e enchidos (as nossas favoritas também)