Mojito receita – Aprende a fazer boas receitas mojito

mojito receita original

Célebre em qualquer festa, o Mojito é, provavelmente, a bebida mais pedida e saboreada pelos festeiros de serviço. Mas tal não é de admirar, uma vez que as suas características não deixam margem para não ser popular.

Estás agora em casa a desejar beber esta bebida mas não sabes como prepará-lo? Relaxa que nós temos o que precisas: a receita do Mojito. Assim, tudo o que precisas é ler o artigo e reunir os ingredientes.

Origem do Mojito

mojito receita
Créditos: svsc

Sabias que esta bebida é originária de Cuba? Apesar de não estar documentada, estima-se que este cocktail surgiu há mais de 100 anos. Nasceu na noite alegre e animada de Havana, algo que é facilmente percetível ao beber esta criação.

Fica uma dica dos cubanos: não abuses muito desta bebida. Porquê? Porque segundo eles, “sobe” muito rápido e os seus efeitos são notórios de imediato. Por isso, já sabes: bebe com moderação e se beberes, não conduzas.

Segredos para um bom Mojito original

Pode parecer uma simples bebida, mas não é. Aliás, se não forem seguidos alguns segredos, pura e simplesmente podes não ter um Mojito que te agrade. Assim, anota o que te vamos dizer em 5 porções:

  • Em primeiro lugar, usa ingredientes frescos e de boa qualidade;
  • Antes de colocar a hortelã no copo, espalma com as tuas mãos, para que ela depois solte todo o seu aroma na bebida;
  • Esmaga muito bem a hortelã, já que ela é que vai aromatizar toda a bebida;
  • O gelo picado funciona melhor nesta receita. Porém, podes usá-lo no estado normal;
  • Caso queiras dar um boost de sabor, podes usar água gaseificada com sabor a limão.

Mojito: receita tradicional

Pega num copo largo e alto e adiciona sumo de 1 limão pequeno, 1 ramo de hortelã e gelo picado a gosto. Amassa bem a hortelã para que ela se envolva com os restantes ingredientes com a ajuda de um pilão. Depois, completa metade da capacidade do copo com rum branco. Termina com meia garrafa de água gaseificada. Mistura com uma vareta e, se quiseres, termina com mais gelo.

Em 5 minutos tens uma bebida deliciosa e refrescante pronta! Podes ainda decorar com mais folhas de hortelã no topo.

Nota: caso queiras uma bebida mais doce, junta 1 colher de açúcar. De preferência, usa açúcar amarelo e dissolve muito bem na mistura. Caso queiras uma opção mais saudável, usa xarope de agave/ácer.

Descobre as melhores esplanadas do porto, onde também podes encontrar bons mojitos

Outras receitas

A versão tradicional é, certamente, tua conhecida. Óbvio que deves adorar esta opção, contudo, sabias que existem outras experiências que podes fazer? Não tens que ter receios ou torcer o nariz. Temos algumas sugestões para todos os gostos e apostamos que há pelo menos uma que te vai agradar.

Por isso, fica atento às próximas linhas e aventura-te. Escolhe a receita que mais te agradar e põe mãos na massa!

Mojito tropical

Podes estar a perguntar: então o Mojito já não é tropical o suficiente? Sim, tens razão, contudo, podes deixá-lo com um toque ainda mais exótico. Só precisas de meia manga madura e 1 maracujá (de preferência roxo). O processo de mistura é o mesmo: primeiro adicionas as polpas destes dois frutos e depois os demais ingredientes.

Mojito de melancia

Conhecida por ser uma boa aliada nos dias de calor, a melancia pode ser perfeitamente integrada nesta bebida cubana. Tudo o que tens que substituir é o limão da receita base por uma fatia de melancia. Podes deixá-la macerar (deixá-la libertar sumo em hortelã e açúcar) ou, então, batê-la no liquidificador. Depois é só adicionar o rum e a água com gás e misturar com uma colher.

Mojito sem álcool

Caso não gostes ou não possas de bebidas alcóolicas, não te preocupes. Podes adaptar a receita para que não adiciones álcool. Basta adicionares um refrigerante com sabor a limão ou, então, metade do copo com sumo de limão e a outra metade com água com gás. Podes ainda adicionar uns morangos para aromatizar a bebida.

Mojito com água de coco

Podes não estar num país tropical, mas isso não te impede de fazer novas experiências com ingredientes exóticos. Com base na receita original, podes substituir a água gaseificada pela água de coco e adicionares uma carambola fatiada para decorar. Fica igualmente delicioso!

Para teres água de coco, podes procurar em locais que vendam produtos brasileiros, já que este ingrediente é muito usado na cozinha brasileira. Podes optar por comprar um coco verde (forma natural de obter esta água) ou então a água em pacote ou lata.

Mojito de cerveja

Se és amante do mojito e da cerveja, fica a saber que já as podes juntar! Como? Em vez de água gaseificada, usa uma cerveja inteira (20cl ou 33cl, depende da capacidade do copo que usares) e um copo de shot de rum branco. Todo o procedimento é igual à receita tradicional.

Dica extra

Gostaste de alguma sugestão? Seja a versão tradicional ou uma das alternativas que te mostramos, podes fazer uma coisa ainda mais refrescante: espalha a bebida por cuvetes de gelo e leva ao congelador. Assim que quiseres, consegues-te refrescar com um belo granizado! Ou então, para reforçar o sabor de um mojito (substituis o gelo normal por este gelo aromatizado).

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

FAQ's

Mojito é fácil de fazer?
Muito muito fácil, tens aqui o nosso passo a passo para fazer uma boa receita de mojito original e com vários sabores.

Mojitos outras receitas? 
Sim, temos várias combinações, que vais ter oportunidade de descobrir com a nossa receita de mojito.