Crepes receita – Receitas de crepes e massa de crepes

receitas de crepes deliciosos

Por norma, as receitas de crepes doces costumam ser as mais procuradas. Seja por serem fáceis de preparar para surpreender um convidado ou para ter uma opção para adoçar o bico sem grandes complicações. Por isso, reunimos aqui as melhores receitas para o efeito!

Numa verdadeira viagem gastronómica, optamos por disponibilizar aos amantes de crepes as melhores receitas desta especialidade. Excetuando a última receita, que é completamente diferente de tudo o que já provaste, todas as outras servem como base. Isto é, podes rechear como mais preferires – seja de forma doce ou salgada, tu é que escolhes.

Antes de começarmos a nossa lista de receita de crepes, achamos por bem darmos-te um pequeno “tutorial” de como cozinhá-los de forma irrepreensível. Depois de leres, já sabes: escolhe a opção que mais te agradar para pores em prática o que aprendeste.

Receita para um crepe perfeito - O segredo está na massa

receitas de crepes
Créditos: svsc
  • Unta uma frigideira com um guardanapo de papel embebido em óleo (ou usa uma antiaderente);
  • Coloca uma porção da massa (concha da sopa) no centro da frigideira e escorre-a para os lados, usando movimento circulares;
  • Quando começar a borbulhar, vira e deixa cozinhar. Repete o processo até acabar a massa.

Crepes doces: para satisfazer a gula

Receita base de crepes tradicionais

receitas de crepes para a massa
Créditos: svsc

Podemos dizer que esta é a receita base de qualquer crepe. Com ela consegues rechear da forma que pretenderes, incluindo para fazeres crepes salgados. Para isso, precisas de 2 ovos, 100g de farinha, 2dl de leite, raspas e sumo de 2 laranjas, 20g de creme vegetal e sal. Primeiro, derrete o creme vegetal. Depois, junta-o a todos os ingredientes e leva a triturar (podes usar uma liquidificadora). Unta uma frigideira e segue a dica que te demos anteriormente.

5 porções – 10 Minutos ( Tempo Aproximado) 

Crepes saudáveis e sem glúten

Seja por questões de saúde ou de estilo de vida, muitos são aqueles que optam por opções low carb por inúmeros motivos. Por isso, não podíamos deixar de sugerir esta solução. Só precisas de ovos, polvilho doce (ou amido de milho), farinha de linhaça ou de chia, fermento e bebida vegetal à escolha. A preparação é muito simples e entre 10 a 15 minutos tens crepes sem glúten prontos a comer.

Se gostas mesmo de comida italiana, temos aqui uma receita para lasanha.

Crepes integrais

Muitas vezes não existem restrições alimentares, porém, as opções saudáveis devem-se ter sempre em conta para obter outros benefícios. Uma forma simples de se conseguir isso é adotando produtos integrais. No caso dos crepes, isso não é nada complicado. Precisas de 240ml de leite, 110g de farinha integral peneirada, 1 ovo, 1 colher de chá de óleo e fermento em pó. Junta tudo (podes usar uma liquidificadora) até formar uma mistura homogénea. No fogão, aquece uma frigideira (de preferência antiaderente) e cobre toda a superfície com uma porção de massa (concha da sopa).

Receita base de crepes vegan

Tal como noutras receitas, existe também uma versão vegan para crepes! É uma receita base de crepes para quem não inclui alimentos de origem animal na alimentação. Precisas de 1 copo de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de fermento em pó e 15ml de óleo. Mistura tudo (usa a liquidificadora) e verte uma concha da sopa na frigideira antiaderente previamente aquecida.

Crepes sem glúten e sem lactose

Por norma, muitos dos que apresentam intolerância ao glúten apresentam intolerânica também à lactose. Mas sem problemas se é o teu caso: aqui tens uma sugestão adequada a ti! Precisas de 250ml de bebida vegetal à tua escolha, 2 ovos e 125g de farinha de arroz. Começa por adicionar a farinha e os ovos, juntando depois a bebida vegetal. Podes acrescentar extrato de baunilha para obter mais sabor caso queiras uma opção doce. Depois, deixa a massa repousar no frio durante 1 hora. Passado esse tempo, é só prepares os crepes de forma normal.

Crepe Suzette

Embora sejam de origem francesa, não encontrarás crepes mais franceses que os crepes Suzette. Totalmente diferente do que estás habituado, esta sugestão é muito simples de se seguir. Como leva calda, dividimos em dois passos (podes ver como fazer neste vídeo do autor desta receita).

Massa de crepes

Precisas 500ml de leite, 200g de farinha de trigo peneirada, 50g de manteiga derretida (é necessário que seja mesmo manteiga), 4 ovos, 1 colher de sopa de óleo e sal. Começa por juntar os ingredientes líquidos e, depois, incorpora os restantes ingredientes sem formar grumos. Podes optar por juntar tudo na liquidificadora e está pronto de forma fácil. Leva uma porção da massa (concha da sopa) e o resto tu já sabes como proceder. Reserva os crepes prontos.

Calda

Sumo de 2 laranjas (ou o equivalente a 200ml de sumo de laranja), 150ml de licor de laranja, 60g de açúcar refinado, casca de laranja e manteiga. Na mesma frigideira que preparaste os crepes, junta o açúcar, a manteiga e a casca de laranja. Quando o açúcar derreter, adiciona um pouco de sumo de laranja e coloca 3 ou 4 crepes dobrados em forma de guardanapo (até encher a frigideira). Rega com licor e deixa flambar. Deixa no fogo por mais 2 minutos e retira. Repete o processo até todos os crepes ficarem prontos.

Receita: quantidades apresentadas nos comentários do vídeo.

Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.

Crepes salgados: opções leves e práticas

Apesar de não serem muito comuns, as opções salgadas dos crepes são uma excelente alternativa, sobretudo para o verão. Porquê? Porque além de deliciosas, são muito práticas. Por isso, abaixo poderás ver algumas receitas que nós adoramos.

A massa para os crepes salgados é idêntica à dos crepes tradicionais: a diferença é que podes optar por não usar as rapas e o sumo das laranjas.

Crepes simples recheados com frango

Esta é uma boa maneira de aproveitares os restos do frango assado. Tudo o que precisas fazer é desfiá-lo e juntá-lo com queijo parmesão a gosto, mistura de ervas aromáticas (coentros, salsa, hortelã ou orégãos), um pouco de pimenta e sal. Distribuis o recheio pela massa dos crepes e levas em forno pré-aquecido a 200˚C por 15 minutos.

Crepes vegan com pesto de rúcula e hortelã

Livre de produtos de origem animal, esta opção é adequada para quem segue uma alimentação vegana. Tudo o que é preciso é juntar 1 chávena de amêndoas, rúcula a gosto, hortelã a gosto, 2 dentes de alho, sumo de meio limão, sal e azeite a gosto. Basta adicionar todos ingredientes no liquidificador e fazer o pesto. Depois, recheia-se os crepes e já está pronta a refeição!

Nota: se preferires, podes fazer uma massa de crepes à base de grão e quinoa, que fica ainda mais delicioso. Basta adicionares 1 chávena de farinha de grão com meia chávena de farinha de quinoa, 1 chávena de água e temperares com sal, alho em pó e ervas aromáticas e especiarias a gosto. O modo de confeção é igual aos crepes tradicionais.

Crepes de fiambre e queijo

Muito simples e fáceis de fazer. Tudo o que precisas é de manteiga, meia cebola pequena cortada às rodelas, 1 fatia de fiambre, 1 ovo e queijo ralado a gosto. Numa frigideira juntas 1 colher de sopa de manteiga e as rodelas de cebola, refogando-as até ficarem transparentes. Noutra frigideira, derretes 1 colher de chá de manteiga e juntas o crepe (já pronto), adicionando por cima o fiambre e o ovo. Tempera com sal e pimenta e deixa cozinhar o ovo. Assim que tiver pronto, adicionas a cebola e o queijo. Basta dobrar em formato envelope e está pronto a comer!

Crepes de queijo cabra e espinafres

A receita é muito semelhante à anterior. Só difere no recheio: em vez de fiambre e queijo, este crepe é recheado com espinafres cozidos e queijo de cabra, em quantidades a gosto. Tudo o resto mantém-se igual.

Crepes de farinha de batata-doce e pasta de tâmaras

Sem dúvida que estes crepes são bastante inovadores no que toca a sabores. Por isso, precisas de 60g de farinha de batata-doce, 120ml de bebida de amêndoa, tâmaras a gosto e 2 ovos. Juntas tudo no liquidificador, levas a cozinhar numa frigideira e já tens a massa dos crepes prontos.

Para o recheio, aproveita restos de salmão ou robalo grelhado, cogumelos laminados a gosto, pepino aos cubos, 1 iogurte grego sem açúcar, mostarda e coentros picados a gosto. Junta tudo numa tigela, envolvendo tudo muito bem. Para a montagem, primeiro vem o crepe, depois folhas de alface e, por fim, o recheio. Fecha e está pronto a comer.

Crepes de salmão fumado e queijo

Não podíamos deixar de referir esta sugestão tão saborosa e fresca para os dias mais quentes. Tudo o que precisas é de salmão fumado, queijo creme (uma embalagem pequena é o suficiente), sumo de 1 limão, sal e pimenta preta a gosto e 1 abacate. Depois de preparares os crepes, juntas numa tigela a polpa do abacate, o queijo creme, o sumo de limão, o sal e a pimenta e envolve tudo bem. Depois, barra os crepes com esta mistura, dispondo as fatias de salmão fumado e enrola. Envolve em película e leva ao frigorífico durante meia hora. Retira a película quando fores servir.

Nota: podes adicionar folhas de rúcula finamente cortadas para teres uns crepes mais saborosos.

FAQ's

Como fazer massa de crepes?
Para isso, precisas de 2 ovos, 100g de farinha, 2dl de leite, raspas e sumo de 2 laranjas, 20g de creme vegetal e sal. Ler tudo aqui. 

Ideias para fazer crepes? 
Temos várias receitas para crepes. Desde de salgadas a doces.