Bolinhos de bacalhau e pastéis de bacalhau – receitas

bolinho de bacalhau receita

Seja para comer como aperitivo ou como acompanhamento, os bolinhos de bacalhau ou pastéis de bacalhau são uma das receitas apreciadas por nacionais e estrangeiros.

Embora se veja muito como aperitivos e entradas, a verdade é que os bolinhos de bacalhau foram ganhando cada vez mais destaque na cozinha tradicional portuguesa. Aliás, é muito comum servir-se este petisco com um bom arroz malandro. Porém, existem outros acompanhamentos que casam bem com esta delícia feita com bacalhau.

Acontece que com o passar dos anos, novas formas e receitas de pastéis de bacalhau foram surgindo. Mas será que conquistam todos os estômagos? Bom, isso já não te conseguimos responder. O que te podemos garantir é que alternativas não faltam! Por isso, trouxemo-las para que possas experimentar e seguir.

Seja a receita tradicional ou com queijo da Serra, continua a ler o nosso artigo para saberes como fazer. Mas antes, nada melhor do que responder a uma eterna pergunta em relação a este tema.

Bolinho ou pastel de bacalhau: afinal, como é que se diz?

bolinho de bacalhau receita
fonte: receitas mais

Tal como acontece com tantas outras palavras, trata-se de uma questão de regionalismos. Se a Sul se diz frigideira e a Norte se diz sertã, o mesmo se aplica a este prato português.

HTML tutorial

Segundo vários registos, a Norte chama-se bolinho de bacalhau, enquanto no Sul se chama pastel de bacalhau. Queres provas? Abaixo partilhamos algumas.

Segundo o “Formulário Para Cozinha e Copa” (1860), de Hum Curioso da Província do Minho, sugeria um prato de “bacalhau em bolinhos”. Já na “Arte de Cozinha” (1876), de João da Mata, existem os “pastelinhos fritos e bacalhau à Holandesa” e “pastelinhos de bacalhau”.

Portanto, podemos afirmar que ambos os termos estão certos e referem-se ao mesmo prato. Mas para que todos se sentissem ambientados, nas receitas abaixo poderás encontrar os dois termos.

Bolinhos de bacalhau & Pasteis de bacalhau: receita simples

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 24 doses

Só precisas de 5 ingredientes para fazer uns belos bolinhos de bacalhau em casa. Por isso, toca a pôr mãos à obra!

Prepara tudo o que vais precisar: descasca, corta a meio e lava 700g de batata. Coloca-as num tacho em água temperada com sal durante 20 minutos.

Entretanto coloca 500g de bacalhau a cozer em água com folhas de louro e sal. Assim que estiver cozido, desliga o fogão, deixa o bacalhau arrefecer e retira-o. Limpa-o de peles e espinhas para poderes desfiar. Envolve as lascas num pano e fecha-o para desfazê-lo.

Assim que as batatas estiverem cozidas, escorre a água e faz puré (podes esmagar com um garfo). Junta 1 cebola descascada e picada finamente. Mistura e, de seguida, junta 4 ovos e salsa picada. Mexe muito bem para envolver tudo.

Retifica sabores: adiciona um pouco de pimenta e mexe. Depois, com a ajuda de 2 colheres de sopa, molda os bolinhos e frita-os numa fritadeira ou frigideira com óleo quente até estarem dourados. Coloca-os em papel de cozinha para absorver a gordura.

Como fazer um bom pudim de leite condensado

Pastéis de bacalhau com queijo da Serra

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 24 doses

A mistura até pode parecer improvável, mas quem já experimentou garante que não podia haver melhor casamento que este. Gostos não se discutem, mas tratando-se de dois ingredientes de excelência da cozinha portuguesa, certamente que esta combinação é, no mínimo, interessante.

Como é que a podes fazer? Simples: segue as mesmas quantidades e o processo de confeção da receita anterior. Porém, quando acabares de fritar os pastéis, abre-os numa das laterais para recheares com queijo da Serra, de preferência acabados de fritar, para que o calor derreta o queijo.

Bolinhos de bacalhau sem batata

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 pessoas

Nós sabemos que dissemos que as batatas componham a lista de ingredientes dos bolinhos de bacalhau. Porém, existem sempre formas de contornar inúmeras questões na cozinha. Podes não conseguir fazer omeletes sem ovos, mas bolinhos de bacalhau sem batata já consegues!

Em primeiro lugar, 400g de bacalhau em água temperada com pouco sal e louro. Assim que estiver cozido, reserva a água da cozedura, retira o bacalhau, deixa arrefecer, limpa de peles e espinhas e desfia.

De seguida, refoga 1 cebola e 3 dentes de alho finamente picados em azeite. Junta o bacalhau desfiado e envolve bem. Numa tigela, bate 2 ovos com 150ml da água da cozedura do bacalhau, 130g de farinha de trigo e 8g de fermento peneirados. Junta o refogado com o bacalhau e salsa picada. Envolve tudo muito bem.

Com a ajuda de duas colheres de sopa, pega na massa e forma os bolinhos para irem à fritadeira ou frigideira com óleo quente. Retira os bolinhos e deixa repousar em papel de cozinha para absorver a gordura da fritura.

Pastéis de bacalhau saudáveis

Tempo de preparação: 30 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 10 doses

Pode parecer estranho, mas sabias que existe uma versão saudável dos pásteis de bacalhau? Nós já te explicamos melhor.

Segundo a receita da Pitada do Pai, tudo o que precisas é de curgetes raladas, bacalhau cozido e desfiado, 1 ovo, cebola picada, farinha de aveia e salsa. Além de saudável, esta é uma das receitas mais práticas e simples de se seguir! 

Agora chegou a hora da verdade: onde vives, que nome se dá a esta iguaria?

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.