Como fazer quiche? 3 Receitas para experimentares já

quiche receita como fazer

Seja para aproveitar restos ou ter uma refeição mais rápida, surge sempre a mesma questão: como fazer quiche? Embora o nome sugira um nível de complexidade alto, a verdade é que de complexo a quiche nada tem.

Quem conhece esta deliciosa forma de aproveitar (ou não) os restos das refeições, não consegue mais deixar de aplicá-la no quotidiano. Por ser algo prático e muito saboroso, esta é uma excelente opção sobretudo para aqueles dias em que o tempo “aperta” ou a vontade de cozinhar ou ir buscar comida ao take away é pouca. 

Ainda não sabes como fazer quiche mas queres aprender? Então continua a ler o nosso artigo e descobre todas as dicas e truques que precisas conhecer. No final, tens 3 receitas deliciosas à tua espera!

Como fazer quiche: uma boa massa

quiche receita como fazer
fonte: svsc

Semelhantemente a outras receitas, o segredo da quiche está, essencialmente, na massa. Nesta matéria, existem muitas formas de contornar a questão. A mais conhecida é, sem dúvida, comprar massa já feita (folhada ou quebrada). Contudo, um amante de cozinha opta sempre por fazer a própria massa. Afinal, é possível adaptar e reinventar receitas com vista a atingir diversos objetivos.

Caso te interesse saber como podes fazer uma boa massa, abaixo encontras 2 versões simples e adequadas a qualquer receita.

HTML tutorial

Massa básica para quiche

Como o nome indica, esta é uma massa que não é nada difícil de se fazer. O que precisas é de juntar 300g de farinha de trigo, sal a gosto, 1 ovo e 200g de manteiga sem sal. Depois de peneirar a farinha e o sal, mistura tudo até formar uma massa homogénea. Leva a massa ao frigorífico por 30 minutos para descansar. Depois, estende-a com um rolo da massa, forra uma tarteira, pica o fundo com um garfo e leva a cozer por 10 minutos. Depois basta juntares o recheio e voltar a levar ao forno. 

Como fazer um bom pão de ló. Simples, original e ideias para todos os gostos!

Massa para quiche com farinha de coco

Se te preocupas com a alimentação e procuras alternativas paleo, low carb e fit, tens aqui uma maravilhosa alternativa. Precisas de 180g de farinha de coco, 2 ovos, 50ml de azeite e 1 colher de sopa de iogurte grego natural (de preferência light). 

Começa por juntar os ingredientes líquidos e, de seguida, os sólidos. Mistura tudo até formares uma bola homogénea (dica: podes usar um liquidificador para facilitar o processo). Embrulha em película aderente e leva a massa a descansar ao frigorífico por 15 minutos. Quando for para usares a massa, estende-a com a ajuda de um rolo da massa. Forra uma tarteira, faz uns furos na massa com um garfo e leva a cozer por 10 minutos. Depois recheia a gosto e volta a levar ao forno.

As receitas rápidas que precisas conhecer

Como sabemos que o teu tempo é escasso, decidimos reunir as receitas mais rápidas e fáceis de quiche que conhecemos. Contudo, podes sempre aproveitar as receitas das massas que demos anteriormente para fazeres a magia acontecer na tua cozinha.

Dica: as receitas normalmente indicam o uso de natas. Se por qualquer motivo não gostares ou não quiseres usá-las, podes substituir pela mesma quantidade de leite ou bebidas vegetais. Fica igualmente delicioso!

Quiche de atum rápida e fácil

Tempo de preparação: 35 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 12 pessoas

Esta é aquela receita que não podes mesmo deixar de guardar! Vai-te ser muito útil nos dias em que a falta de tempo dominar.

Tudo o que precisas é de 1 embalagem de massa folhada, 3 latas de atum em conserva, 5 ovos, 200ml de leite magro, sal e pimenta a gosto. 

Começa por forrar a tarteira com a massa e depois pica-a com um garfo. De seguida, bate os ovos, o leite, o sal e a pimenta. Junta o atum (já escorrido) e envolve tudo bem. Verte para a massa e leva ao forno a 180˚ por 20 minutos ou até a superfície ficar dourada.

Dica: podes fazer um refogado de cebola para cozinhares o atum. Podes ainda juntar delícias do mar cortadas às rodelas.

Quiche de frango receita

Tempo de preparação: 35 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 12 pessoas

Sobrou frango assado e não sabes o que fazer? Não te preocupes! Esta é uma receita excelente para aproveitares as sobras. Precisas de 1 embalagem de massa folhada, 100g de espinafres picados, 3 ovos, 200ml de leite, 300g de frango desfiado, sal, pimenta e noz-moscada.

Começa por ligar o forno a 180˚ para aquecer. De seguida, forra a tarteira com a massa e pica com um garfo. Para o recheio, salteia os espinafres com 1 dente de alho picado e azeite. Deixa arrefecer. 

Numa tigela bate os ovos, o leite, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Junta depois o frango e os espinafres e envolve bem. Verte o recheio para a tarteira e leva ao forno por 25 minutos.

Quiche de legumes receita

Tempo de preparação: 55 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 12 pessoas

Começa por pré-aquecer o forno a 200˚. Pega numa embalagem de massa folhada, forra uma tarteira, pica-a com um garfo e reserva. De seguida, coze 500g de legumes a gosto (brócolos, milho, cenoura, couves, etc) em água e sal.

Depois de escorreres os legumes, faz um refogado com azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta q.b. Quanto estiverem prontos, mistura 3 ovos, 200ml de leite e pimenta. Adiciona queijo ralado q.b. e os legumes. Verte para a tarteira.

Leva ao forno até dourar.

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.