Receita pão-de-ló – 5 receitas de pão-de-ló para experimentares já!

receita de pao de lo ovar

Seja para acompanhar um bom chá, um café ou um copo de vinho, existem diversas receitas de pão-de-ló que merecem ser conhecidas e experimentadas.

Agora que as festividades se aproximam, este é um dos doces e sobremesas de Natal que não pode faltar à mesa. Mas caso queiras matar o pecado da gula antes do tempo, fica a saber que podes fazê-lo sem ter que perder muito tempo na cozinha. Aliás, com uma vantagem: poderes experimentar novas receitas igualmente deliciosas!

Sabias que existe uma versão de chocolate? E com laranja, conhecias? Existem mais! Queres saber quais? Continua a ler e fica a conhecer as nossas receitas de pão-de-ló que não podes perder!

1- Receita de Pão-de-ló simples

pao de lo simples receita
fonte: foodfromportugal

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

HTML tutorial

Rendimento: 12 pessoas

Começamos pela receita mais simples e que serve, inclusive, como base para criar bolos de aniversário com a chamada massa de pão-de-ló ou massa fofa.

Em primeiro lugar, liga o forno a 170˚C. Em segundo, separa as claras das gemas de 6 ovos. Bate as claras em castelo (acrescenta um pouco de sal) e as gemas com 150g de açúcar.

De seguida, adiciona 100ml de óleo, 100ml de leite e 3 colheres de sopa de aroma a baunilha nas gemas. Junta 250g de farinha e bate tudo muito bem. Depois, envolve as claras.

Por último, verte a mistura para uma forma forrada com papel. Leva a cozer até dourar (espeta um palito para ver se está cozido ou não).

2 - Receita de Pão-de-ló humido

receita de pao de lo ovar
fonte: docerar

Tempo de preparação: 15 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 8 pessoas

Gostas de um bolo húmido que te permita comer à colher? Então esta é a receita que tanto procuras! O melhor é que leva menos de 30 minutos para fazê-la.

Começa por pré-aquecer o forno a 200˚C. Entretanto, bate 100g de açúcar com 3 ovos inteiros até formar um creme. De seguida, acrescenta 8 gemas previamente desfeitas com um garfo e bate até ligar tudo bem.

Depois de estar tudo bem ligado, peneira 80g de farinha e meia colher de sopa de fermento em pó e acrescenta à mistura líquida, envolvendo bem mas sem bater. Verte a mistura para uma forma untada e com papel vegetal. Coze durante 8 minutos.

Onde comer em aveiro com os melhores restaurantes da cidade. Descobre tudo aqui

3 - Pão-de-ló de laranja

Tempo de preparação: 55 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 8 pessoas

Caso queiras dar um toque cítrico a este doce, e à semelhança de outros, podes sempre adicionar laranja. Neste caso, a diferença é que vais ter uma massa mais fofa com este sabor.

Começa por separar as gemas das claras de 4 ovos. De seguida, aquece o forno a 180˚C, unta uma forma e forra com papel vegetal.

Bate as gemas com 175g de açúcar, as raspas de 1 laranja e 30ml de leite. Mistura tudo até formar um creme esbranquiçado.

De seguida, peneira 130g de farinha e 1 colher de sopa de fermento e envolve na mistura anterior. Entretanto, bate as claras em castelo e incorpora no creme anterior.

Verte a mistura para uma forma e leva ao forno a cozer durante 25 minutos. Retira do forno e desenforma.

4 - Pão-de-ló de chocolate

Tempo de preparação: 60 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 10 pessoas

És guloso e não vives sem comer um bom doce com chocolate? Sabias que podes comer uma versão de pão-de-ló com esse ingrediente que tanto gostas? Se ainda não sabias, lê a nossa receita!

Começa por aquecer o forno a 180˚C. De seguida, forra uma forma com papel vegetal e reserva.

Entretanto, começa por bater 7 ovos com 200g de açúcar até formar um creme fofo. Depois acrescenta raspas de 1 laranja e 45g de farinha peneirada. Envolve tudo muito bem mas sem bater. Depois, acrescenta mais 45g de farinha peneirada e 60g de chocolate em pó peneirado. Mais uma vez, envolve tudo bem sem bater.

Verte a massa para a forma e leva a cozer por 35 minutos. Antes de servires, podes polvilhar com açúcar em pó e servir com frutos vermelhos.

Dica: queres inovar? Podes juntar raspas ou pedaços pequenos de chocolate à massa.

5 - Pão-de-ló de amêndoa

Tempo de preparação: 45 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 8 pessoas

Outra receita alternativa à tradicional é esta. Apesar de ser apetecível para a altura da Páscoa, este é um pão-de-ló que pode ser servido em qualquer ocasião independentemente da festividade.

Começa por untar uma forma redonda e forrá-la com papel vegetal. Depois, liga o forno a 190˚C. Entretanto, bate 4 ovos com 3 gemas até formarem uma espuma- De seguida, acrescenta 100g de açúcar e bate até formar uma mistura homogénea.

Junta 80g de farinha e mexe bem até ficar bem incorporada. Verte o preparado para a forma e dispõe amêndoas laminadas na superfície. Leva ao forno durante 25 minutos. Depois retira, deixa arrefecer, desenforma e polvilha com açúcar em pó.

Sugestão: sabias que podes fazer uma torta com esta massa? Basta cozê-la num tabuleiro retangular!

Combinações de pão-de-ló

Embora o normal seja comer o pão-de-ló isolado, existem alguns costumes de acompanhá-los com outros produtos. Um deles são os frutos secos, mas também queijo amanteigado. Aliás, há quem goste de comer pão-de-ló com queijo amanteigado e marmelada, fazendo-se acompanhar de um copo de vinho do Porto! Mas como gostos não se discutem, o que te sugerimos é que experimentes e descubras a combinação que mais te agrada. Depois não te esqueças de partilhar connosco!

Destas receitas, qual é a tua favorita? Já experimentaste alguma?

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.