Doces e sobremesa de natal – receitas

doces de natal

Seja na época ou fora dela, os doces de Natal são completamente irresistíveis. Quem é que não gosta do cheiro a canela e dos citrinos no ar? Certamente que todos gostam.

Apesar de ter um gosto especial comer algo feito pelos outros, a verdade é que o Natal não acontece todos os dias. Por isso mesmo, precisas de saber como fazer os teus doces favoritos para matar a gula, não é verdade? Olha que não é difícil! Sobretudo agora, que te trazemos uma lista de 5 receitas de doces de Natal que não podes mesmo perder!

Arroz-doce cremoso - receita

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 35 minutos

Rendimento: 8 pessoas

Num tacho, leve ao lume 1 litro de leite (de preferência magro), 150g de açúcar, 200g de arroz carolino e 1 colher de café de sal. Quando ferver, adiciona 1 casca de limão e deixa cozer em lume brando. Vai mexendo para que o arroz não fique colado ao tacho. Assim que estiver cozido mas ainda caldoso, desliga o fogão.

Numa tigela bate 3 gemas de ovo e junta um pouco do arroz. Depois envolve a mistura no arroz no tacho até estar tudo ligado. Liga o lume muito fraco e mexe cerca de 1 minuto. Desliga e distribui numa travessa. Quando arrefecer, polvilha com canela e serve.

Dica: se quiseres, podes aproveitar as sobras de arroz branco que tenhas por casa. Tudo o que precisas é que só tenha sido cozinhado com água e sal, ou seja, sem refogado.

Pudim de Natal - receitas

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 1h15min

Rendimento: 8 pessoas

Pega em 125g de açúcar branco e leva-o ao lume numa frigideira antiaderante até obteres caramelo. Depois, carameliza bem o fundo e as lateiras de uma forma de pudim.

Entretanto, junta num tacho 600ml de leite e 1 lata de leite condensado com 1 raspa de limão e 100g de açúcar. Deixa ferver e desliga o lume. Junta 200g de miolo de pão seco partido em pedaços numa tigela, verte a mistura de leite e deixa repousar 5 minutos. Adiciona 8 ovos batidos e tritura tudo com a varinha mágica. Adiciona frutos secos ao teu gosto.

Verte a mistura para a forma e leva ao forno pré-aquecido a 180˚C, em banho-maria, durante 45 minutos. Retira do forno, deixa arrefecer no banho-maria e desenforma.

Dica: podes optar pelas versões magras do leite condensado para uma sobremesa menos enjoativa. Para decorar, podes usar fios de ovos.

Rabanadas - Receita

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 40min

Rendimento: 12 pessoas

Corta 1 pão cacete grande em fatias médias e reserva. Parte 4 ovos numa tigela, bate e reserva. Junta num tacho 400ml de leite com 1 cálice de vinho do Porto, 1 pau de canela e 1 raspa de limão e leva ao lume até ferver. Depois deixa arrefecer.

Passa as fatias pela mistura de leite, depois pelos ovos e leva a fritar em óleo abundante até dourarem de ambos os lados. Repete até terminar todas as fatias. Deixa-as repousar e escorrer sobre folhas de papal de cozinha para absorver a gordura do óleo. Depois polvilha-as com açúcar branco e canela em pó.

Pastel de belém ou pastel de nata, aprende também esta receita para o teu dia do lixo.

Tronco de Natal - Receita

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 1 hora

Rendimento: 8 pessoas

Começa por fazer o creme. Para isso precisas de juntar 25g de açúcar branco, 500ml de leite e 1 pacote de natas num tacho. Leva-o ao lume e mexe até ferver. Depois junta 400g de chocolate cortado aos pedaços e 1 colher de sopa de manteiga sem sal. Mexe tudo até que o chocolate fique derretido. Reserva.

De seguida forra 2 tabuleiros com papel vegetal e unta com margarina. Entretanto, liga o forno a 180C. Para fazeres a massa do tronco, bate 10 claras em castelo com 175g de açúcar branco até ficarem firmes. Junta as 10 gemas, adiciona 50g de farinha e 200g de amêndoa triturada. Envolve tudo até que não haja grumos.

Divide a massa da seguinte forma: 1/3 num tabuleiro e a restante noutro. Leva ao forno e retira o primeiro tabuleiro ao fim de 12 minutos e o outro ao fim de 20 minutos. Desenforma-os, barra uma camada muito fina do chocolate e enrola-os com um pano. Assim que arrefecerem, apara a torta maior e corta a mais pequena. Depois dispõe de modo a que se forme um tronco e barra com o restante creme. Podes decorar a teu gosto com decorações natalícias.

Bolinhos de bolina

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 40 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Leva ao lume um tacho com 250g de açúcar branco, 400ml de água, 1 casca de limão e 2 paus de canela. Deixa ferver e ao fim de 5 minutos desliga o fogo. Reserva a calda.

Numa tigela, junta 200g de abóbora bolina e desfá-la até que se formem fios separados. Junta 4 gemas e 40g de farinha e mistura tudo muito bem. Coloca óleo a ferver numa frigideira e assim que estiver quente, junta colheradas da mistura. Deixa-as fritar até dourarem. Retira-as e coloca sobre papel de cozinha para absorver o óleo. Pica com um garfo cada bolinha e junta-os à calda a ferver, deixando-as cozinhar durante 2 minutos. Desliga o fogão e deixa os bolinhos a arrefecer dentro da calda para que fiquem húmidos.

Dica: caso queiras, podes polvilhar os bolinhos com açúcar branco e canela em pó antes de servir.

Descobre os melhores ginasios da cidade do porto para ficares em forma depois dos doces de natal :p

Sonhos de Natal

Dificuldade: Difícil

Tempo de preparação: 60 minutos

Rendimento: 8 pessoas

Num tacho, leva 200ml de água ao lume com 75g de manteiga cortada aos cubos, cascas de limão a gosto e uma pitada de sal. Depois, acrescenta 200g de farinha e vai mexendo até formar uma mistura homogénea e sem grumos. Quando se formar uma bola na ponta da colher, volta a colocar o tacho ao lume brando para secar ligeiramente a mistura. Retira do lume e deixa arrefecer.

Enquanto a massa arrefece, bate 6 ovos numa tigela. Depois, bate a massa numa batedeira e junta aos poucos os ovos batidos. Assim que a massa tiver um aspeto cremoso, para de bater. Entretanto, aquece óleo numa frigideira para fritar os sonhos de Natal.

Molha duas colheres no óleo quente e forma pequenas bolas de massa. De seguida, leva a fritar. Quando a massa afundar, deixa alourar os dois lados. Quando estiverem alourados, coloca em papel absorvente e polvilha com canela e açúcar.

Dificuldade: Médio

Tempo de preparação: 50 minutos

Rendimento: 30 porções

Mistura 500g de farinha com 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal numa tigela. Faz uma cova no meio e, de seguida, junta 5 gemas de ovo, 50ml de vinho branco e 70g de manteiga derretida. Amassa tudo até a massa ficar lisa e uniforme. Assim que a massa estiver pronta, embrulha-a em película aderente e deixa descansar 5 a 6 horas.

Aquece o óleo numa frigideira. Estende a massa em tiras com a ajuda do rolo e recorta as filhoses com uma carretilha e, de seguida, frita-as em óleo quente. Coloca em papel absorvente e polvilha com açúcar em pó e canela.

Coscorões

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 50 minutos

Rendimento: 25 porções

Começa por aquecer 2 colheres de sopa de banha de porco em banho-maria e deixa arrefecer. Enquanto aqueces a banha, junta sal a 50ml de água morna e reserva. 

Numa taça, coloca 500g de farinha de trigo e faz um buraco no centro. De seguida, acrescenta a banha e 2 colheres de sopa de azeite e envolve tudo muito bem. Vai acrescentando a água aos poucos e, enquanto isso, amassa até formar uma bola. Deixa a massa repousar durante meia hora.

Coloca o óleo a aquecer numa frigideira. Polvilha a bancada com farinha e estende a massa com um rolo. Retira um pouco da massa, estica-a muito bem e dá uns golpes com uma faca. Coloca-a na frigideira e deixa alourar. Quando a massa estiver frita, passa por uma taça com açúcar amarelo e canela

Aletria

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 45 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Leva um tacho com água e 100g de aletria ao lume durante 5 minutos. Assim que estiver cozida, junta 400ml de leite magro, 100g de açúcar, as cascas de limão, o pau de canela e 1 cálice de vinho do Porto. Deixa cozer em lume médio até a aletria ficar macia.

Tira o tacho do lume e mistura 50g de manteiga e 3 gemas previamente batidas. Leva ao lume novamente e mexe sempre até que as gemas cozam ligeiramente. Verte a aletria para uma travessa e polvilha com canela em pó.

Broinhas de batata-doce

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 180 minutos

Rendimento: 100 porções

Lava muito bem 1kg de batata-doce e coze-as com pele em água temperada com sal. Quando estiverem tenras, escorre a água, retira a pele das batatas e reduz a puré. Junta 300g de açúcar mascavado e a raspa de 1 limão, misturando tudo muito bem.

Peneira 500g de farinha de trigo fina com 1 colher de chá de fermento em pó e a noz-moscada, o carinho, a canela e o gengibre em pó. Adiciona esta mistura peneirada à mistura do puré de batata-doce com as mãos.

Pica 150g de miolo de noz com 150g de arandos e junta à mistura anterior. Acrescenta-lhe 2 ovos inteiros e amassa com as mãos até obteres uma massa uniforme. Enquanto isso, pré-aquece o forno a 160ºC. Unta as mãos com azeite e divide a massa em pequenas broinhas, colocando-as sobre tabuleiros forrados com papel vegetal. Pincela as broas com 2 gemas batidas e leva ao forno durante 25 minutos. Depois de frias, decora-as a gosto e embala em frascos ou saquinhos de celofane.

Azevias de grão e amêndoas

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 60 minutos

Rendimento: 22 porções

Coloca 25g de manteiga, 15ml de azeite, 150ml de água e uma pitada de sal numa taça e bate com a batedeira. Junta 280g de farinha e continua a mexer. Retira a massa para uma bancada enfarinhada e molda a bola, embrulhe-a com película aderente e deixa repousar enquanto preparas o recheio.

Coa uma lata pequena de grão-de-bico cozido, passa por água e esfrega entre as mãos até soltar a pele. Escorre bem e deita o grão numa taça juntamente com 75g de amêndoa laminada e raspas de limão e laranja para triturar no liquidificador ou com a varinha mágica. Acrescenta 120ml de água e continua a triturar o puré de grão. Adiciona canela em pó a gosto e 3 gemas de ovo e continua a triturar. Retira o recheio.

Estende a massa com o rolo até formar uma camada fina. Recheia com o preparado de grão e corta as azevias, pressionando os bordos para não abrirem. Frita-as em óleo quente até a massa dourar. Coloca-as sobre papel absorvente e passa-as por açúcar e canela.

Para acabar em beleza, nada como dicas como fazeres um bom leite de creme..

FAQ's

Sobremesa de natal são fáceis de fazer? 
Sim, todas as receitas são de grau fácil e todas deliciosas. 

Rabanadas receita?
Sim, temos aqui receitas de rabanadas e muitas mais.