Pastel de nata ou pastel de Belém – receita

pastel de nata ou pastel de belem receitas

Semelhantemente a outros pratos, o pastel de nata é uma das insígnias do país. Tal não é de admirar, uma vez que casa bem com qualquer ocasião e bebida, sobretudo o café.

Neste artigo vais ficar a saber a origem deste diamante da doçaria portuguesa e como é que podes reproduzi-lo em casa. Garantimos-te que é mais fácil do que parece, não te vais arrepender!

Fica connosco e aprende a fazer pastel de nata / pastel de belem caseiro.

A origem dos pastéis de nata (ou de Belém)

A receita original do pastel de nata surgiu pelas mãos dos monges do Mosteiro dos Jerónimos. Tal aconteceu em 1837, em Belém, numa tentativa do mosteiro subsistir. Para isso puseram à venda estes pastéis. Como na altura Lisboa e Belém eram duas localidades distintas, a presença dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam imensos turistas – e aqui surgiu o nome pastéis de Belém, remetendo à localidade onde foram difundidos.

Deu-se a revolução liberal de 1820 e, em 1934, o mosteiro fechou. Por esse motivo, o pasteleiro convento vendeu a receita a um empresário português retornado do Brasil, de seu nome Domingos Rafael Alves. Até aos dias de hoje a receita está na posse dos seus descendentes.

HTML tutorial

Na fábrica dos Pastéis de Belém os mestres pasteleiros que têm acesso à receita assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita. Daí os Pastéis de Belém serem únicos e impossíveis de serem reproduzidos!

Contextualizado em relação à origem desta delícia, chegou a altura de anotares algumas receitas. Não são iguais à origem, mas certamente que são igualmente deliciosas.

Pastel de nata receita caseira

Dificuldade: média

Tempo de preparação: 60 minutos

Tempo de cozedura: 15 minutos

Começa por pré-aquecer o forno a 240˚C. Numa taça à parte junta 250g de açúcar e 100g de farinha e reserva. De seguida, faz o creme do pastel, juntando 1 litro de leite, 3 cascas de limão e 3 paus de canela num tacho. Leva ao lume até levantar fervura. Adiciona a mistura de farinha e açúcar e mexe muito bem com varas. Retira as rapas e os paus de canela e deixa arrefecer. Enquanto a mistura arrefece, junta 3 ovos inteiros e 9 gemas e mexe tudo até formar um creme homogéneo. Junta ao preparado anterior e leva tudo ao lume até que engrosse.

Prepara agora a base dos pastéis. Forra formas individuais com massa folhada até ao seu rebordo. Verte o recheio e leva ao forno durante 15 minutos. Serve quente e polvilha com canela!

Pastel de nata de chocolate

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 1 hora

Tempo de cozedura: 15 minutos

Começa por preparar a base: estende um rolo de massa folhada, polvilha com um pouco de farinha e corta em rodelas. Unta formas individuais e forra com a massa até ao rebordo. Liga o forno a 200˚C e deixa pré-aquecer.

Faz agora o recheio do pastel. Deves seguir as indicações da receita anterior, com a diferença de juntares 150g de chocolate em barra partido aos pedaços. Segue todo o processo da receita anterior.

Distribui o recheio pelas formas e leva ao forno até a massa cozinhar. Retira e polvilha com açúcar em pó antes de servir.

Outra versão desta receita

Se gostas de chocolate mas não queres mudar por completo a receita base, podes retirar um pouco do creme normal e juntar os pedaços de chocolate. Depois, quando fores a distribuir o recheio pelas formas, coloca no fundo um pouco do creme de chocolate e cobre o resto da forma com o creme “normal”.

Descobre as melhores receitas de panquecas connosco. 

Pastel de nata vegan

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 1 hora

Tempo de cozedura: 15 minutos

Podes começar esta receita por preparar a massa. Para isso precisas de 300g de farinha integral, 125g de creme de soja e 1 chávena de água gelada. Junta tudo numa taça e amassa bem até ficar uma mistura homogénea. Deixa-a repousar durante 30 minutos. Estende-a e com um rolo da massa estica-a. Usa-a para forrar formas individuais e reserva.

Para o recheio, mistura 50g de açúcar amarelo, 100g de farinha, 3 paus de canela e 3 raspas de limão num tacho e leva em lume fraco. Adiciona lentamente 100ml de bebida vegetal e 200ml de alternativa vegetal às natas. Mexe tudo lentamente até que a mistura comece a engrossar. Desliga o fogo deixa a mistura arrefecer 10 minutos. Distribui pelas formas e leva ao forno durante 15 minutos a forno pré-aquecido a 200˚C. Caso pretendas, polvilha com canela quando fores servir.

Dica: caso queiras optar por uma versão com chocolate, junta pedaços de chocolate 70% de cacau ao creme quando levares ao lume.

Uma lista com receitas de bolo de iogurte para descobrires

FAQ's

Pastel de nata ou pastel de belem é a mesma coisa?
Sim, no nosso artigo explicamos-te a diferença de existir 2 nomes distintos.

Pastel de nata tempo da receita? 
São cerca de 60 minutos mais o tempo de cozedura. Todas as dicas estão no nosso artigo.