Cozido a portuguesa receita

cozido a portuguesa receita tradicional

A gastronomia portuguesa é muito vasta, por isso, opções não faltam para encher o estômago. Desde pratos principais a doces, muitas são as receitas que são apreciadas em todo o país. Contudo, algumas tornam-se um marco importantíssimo para a cozinha tradicional.

Um desses exemplos é o cozido à portuguesa. Feito com carnes e legumes, este prato conta com algumas variantes, como não podia deixar de ser, em função de cada região. Isto é algo facilmente explicado devido às tradições e costumes de cada local.

Queres saber como podes recriar este prato em casa? Continua a ler o nosso artigo!

Como é que se prepara o cozido à portuguesa?

cozido a portuguesa receita tradicional
fonte: lusojornal

Antes de passarmos à receita deste prato típico português, queremos mostrar-te as variantes que esta receita pode ter.

Em suma, o cozido à portuguesa é composto por vegetais, carnes e enchidos cozidos. Porém, estes ingredientes variam de região para região.

HTML tutorial

Começando pelos legumes, os que são transversais a todas as variantes são as batatas, as cenouras e a couve. Porém, em algumas regiões são ainda acrescentados nabos e feijões.

No que concerne às carnes, a carne de bovino, entremeada de porco, orelha de porco e chispe. Há quem goste e acrescente frango e entrecosto de porco. Quanto aos enchidos, o chouriço de carne, a morcela e o toucinho fumado são aqueles que não faltam. Para quem gosta de algo mais composto, há ainda a possibilidade de acrescentar farinheira e chouriço de sangue.

Onde é que começou esta tradição?

Antes de concluirmos este capítulo, partilhamos contigo mais uma curiosidade sobre este prato. Mas afinal, onde é que tudo começou?

Uma coisa é certa: encontra-se em todos os cantos de Portugal. Contudo, estima-se que foi na Areosa, na freguesia de Pedrouços, na Maia, que começou esta tradição secular de fazer o cozido à portuguesa. Algo que não é de admirar, ou não fosse o Norte uma região dedicada à criação e transformação de carnes por excelência.

Por isso, quando rumares a Norte ou se fores para casa de familiares, não te admires se vires uma bela de travessa de cozido na mesa ao domingo. Tal como existe a tradição de servir um bom assado ao domingo em algumas regiões, nesta é o cozido à portuguesa (ou umas boas tripas à moda do Porto!).

Como fazer um bom pudim de leite condensado

Receita de cozido à portuguesa

Tempo de preparação: 50 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Média

Rendimento: 6 pessoas

Como em qualquer receita que envolve carnes, começa-se por lavar as carnes. Neste caso, junta 250g de carne de vaca, 200g de pá de porco, 250g de galinha, 150g de toucinho fumado, 1 morcela e 1 chouriço (a de vinho dá mais sabor que a de colorau). Assim que estiver tudo lavado, coloca a cozer numa panela de pressão durante 25 minutos (não coloques sal!).

Enquanto as carnes cozem, prepara os vegetais. Para isso, descasca 4 batatas médias e 4 cenouras, 450g de couve lombarda e 1 alho-francês. Lava tudo e corta as batatas às metades e os legumes aos pedaços. Reserva.

Entretanto, assim que as carnes acabarem de cozer, desliga o fogão. Deixa que arrefeçam e corta-as em pedaços. Volta a colocar na panela de pressão com a água da cozedura das carnes e adiciona os legumes. Verifica o sabor e se for necessário, acrescenta um pouco de sal. Leva novamente ao lume até que os legumes fiquem cozidos.

Dispõe as carnes e os legumes numa travessa e serve.

Dica: este prato faz-se acompanhar por arroz branco. Para que ele tenha mais sabor, podes retirar um pouco do caldo da cozedura das carnes para confecioná-lo.

Receita bónus: sopa do cozido

Tempo de preparação: 90 minutos (preparação + cozedura)

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 6 pessoas

Dependendo das regiões, e como deves perceber, existem costumes e tradições muito específicos. Como não podia deixar de ser, com o cozido à portuguesa o mesmo acontece.

Em alguns pontos de Portugal, existe o costume de aproveitar alguns caldos das receitas confecionadas. Neste caso, o caldo da cozedura das carnes serve para confecionar a chamada sopa do cozido. Porém, podes ir mais longe e até aproveitar as sobras do cozido!

Para fazeres esta sopa, precisas de 400g das sobras de carnes e enchidos, 2 batatas grandes, 2 cenouras, meia couve lombarda, 1 cebola e 2 dentes de alho. Caso queiras, podes ainda adicionar 2 nabos grandes.

Começa por fazer um refogado com azeite, a cebola e os dentes de alhos finamente picados. Quando alourar, adiciona 500ml do caldo da cozedura das carnes e 1,5 litros de água. Retifica temperos e deixa ferver.

Arranja os legumes: descasca-os e corta-os em pedaços pequenos. Junta-os ao tacho e deixa que cozam. Caso queiras triturar e fazer um creme, esta é a altura ideal. Retira do lume e tritura tudo.

De seguida, quer tenhas triturado ou não os legumes, junta os pedaços de carnes e enchidos. Deixa ferver por mais 10 minutos. Retira do lume e serve decorado a gosto!

Sugestão: caso queiras uma sopa “à antiga”, esmaga os legumes com uma faca (fica semelhante à consistência de um puré). Podes ainda juntar feijão (de preferência sem ser de lata ou de conserva), arroz, massinhas ou pedaços de pão para tornar mais “composta” esta sopa.

Partilha connosco: que ingredientes colocas no teu cozido? Gostas deste prato?

Procuras mais receitas? Podes encontrar mais receitas de bolos neste artigo.