Pratos típicos portugueses

pratos tipicos portugueses

Comer bem em Portugal não é uma tarefa difícil, e prova disso são os pratos típicos portugueses. De norte a sul do país, existem iguarias que conquistam todos os estômagos e paladares.

Desde refeições ligeiras às mais compostas, passando ainda pelas sobremesas, será que conheces muitos dos pratos que pertencem à gastronomia portuguesa? Isso é o que vamos ver!

Pratos tipicos de portugal

Paju - Francesinhas Solteiros
fonte: svsc

Este prato dispensa apresentações, não é verdade? Muito apreciada por todo o país, este prato tipicamente portuense veio para conquistar o mundo. Por isso é que ninguém, inclusive os turistas, resiste a este belo petisco.

Embora existam diversos restaurantes onde podes comer uma deliciosa francesinha, fica a saber que podes recriá-la em casa. Como? Basta seguir a nossa receita de francesinhas.

Cozido à portuguesa

Se em muitas casas o assado é o prato típico de domingo, noutras é o cozido à portuguesa que tem lugar à mesa. Isto porque é uma comida que “forra” bem o estômago e feita com diversas carnes (carne de porco, chouriço, morcela, toucinho, entre outras opções), batata, couve e cenoura. Contudo, existem variações de região para região.

Se és fã de sushi e gostas de experimentar coisas novas em casa, vê as nossas receitas de sushi! 

Bolinhos de bacalhau

Embora a matéria-prima não seja tipicamente português (na verdade, o bacalhau vem da Noruega ou Islândia, onde as águas são gélidas), este peixe popularizou-se entre os portugueses de forma rápida. Por isso, existem 1001 maneiras de cozinhá-lo. Uma delas é com os bolinhos de bacalhau, que são crocantes por fora e macios por dentro.

Punheta de bacalhau

O nome é curioso, mas não te deixes enganar! Este prato é uma espécie de ceviche, sendo bastante fácil de cozinhar. Além disso é extremamente delicioso, pelo que esta receita é perfeita para uma refeição fácil e leve. Podes acompanhar com pão.

Ainda sem sair do bacalhau, existe outro prato que deves experimentar: o bacalhau à Brás. Com uma história interessante, este prato destaca-se pela textura cremosa dos ovos e pela textura crocante das batatas fritas palha. Polvilhado com bastante salsa e azeitonas, este prato é um verdadeiro manjar! Acompanha-o com um bom copo de vinho branco e verás que não quererás outra coisa.

Tal como deves ter percebido, existem diversas formas de cozinhar este peixe. Caso queiras saber como cozinhar algumas das sugestões que demos anteriormente ou aprender novas formas de cozinhá-lo, vê o nosso post com receitas de bacalhau que tens que recriar.

Alheira

Popularizado em Trás-os-Montes, este é um enchido maravilhoso para quem não gosta de carne de porco. Tudo remonta à presença dos judeus em Portugal que, para que ninguém se apercebesse da sua opção religiosa, criaram a alheira, que apresenta um formato semelhante às chouriças mas é recheada com carnes de caça ou aves e pão.

Queijo da Serra

Este é um produto que conquista os estômagos mundiais. Feito com leite de ovelha, este queijo apresenta um sabor intenso e textura cremosa. Este queijo, que é um dos mais antigos do país, é uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Acompanha na perfeição um bom vinho ou pão.

Polvo à Lagareiro

O polvo é um ingrediente que está muito associado a cerimónias ou ocasiões especiais. Por isso é que ele é tradicionalmente servido na noite de Natal em algumas regiões do país. Em alguns restaurantes, o polvo é servido como salada de cebola, azeite e salsa.

No caso do polvo à Lagareiro, ele é assado, coberto com azeite e alho e servido com batatas assadas.

Arroz de pato

A expressão “sabe a pato” não podia fazer mais sentido com este prato. Esta é, sem dúvida, uma das delícias mais apreciadas nas casas portuguesas. O arroz é húmido, conta com pato desfiado e queijo e rodelas de chouriço por cima. Vai a gratinar um pouco e é servido ainda quente. Há lá melhor forma de conquistar alguém pelo estômago?

Saímos dos condutos para irmos às sobremesas. A verdade é que o pastel de nata (ou de Belém) é um dos ex-líbris de Portugal, sobretudo de Lisboa, onde nasceram. Podem ser comidos simples ou polvilhados canela e/ou açúcar em pó e acompanhados com um café.

Queres aprender a fazer pastel de nata em casa? Consulta o nosso artigo que conta com as versões tradicional, de chocolate e vegan, entre outras.

Ovos-moles de Aveiro

Este é outro “snack” perfeito para acompanhar um bom café. Feito com gema de ovo doce enrolada em forma de conchas numa bolacha de espessura fina, este doce pode não resolver os teus problemas, contudo, vai certamente alegrar o teu dia.

Mais popular numas regiões do que noutras, o arroz doce é aquela sobremesa que qualquer avó faz com todo o gosto. Como tem um toque de canela, este doce faz lembrar o Natal, as festas de aniversário e a família. Por isso é que não podes deixar de consultar a nossa receita de arroz doce para fazeres quando quiseres.

Embora existam muitos mais pratos e produtos que merecem destaque, estes são apenas alguns dos pratos típicos portugueses mais conhecidos nacional e internacionalmente. Acredita que há muito mais que explorar e conhecer!

Diz-nos: qual destes pratos mais gostas? Porquê?

Já tens um restaurante de sushi pela zona do Porto, agora tens ideias para despedidas de solteiro.

FAQ's

Quais são os pratos mais típicos de portugal?
Por exemplo a francesinha, pastel de nata, bacalhau à brás e muitos mais. Deves ler o nosso artigo para descobrir tudo.

Qual é o melhor prato tipico de portugal? 
Pergunta muito dificil de responder, pois vai sempre depender dos gostos. No entanto, Portugal têm uma das melhores gastronomias do mundo.