Sushi e comida japonesa como fazer? – Receitas

sushi receitas - como fazer

Atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado sushi ou comida japonesa. Aliás, esta gastronomia oriental já conquistou a população mundial.

Caso sejas fã, fica a saber que podes fazer este tipo de pratos em casa e sem qualquer stress! Como? Bom, isso é o que nós vamos partilhar contigo neste artigo.

5 receitas de comida japonesa - Incluindo sushi

Desde sopa à salada, passando pelo tradicional sushi, encontras aqui as receitas mais populares da cozinha japonesa. Aliás, até nos atrevemos a dizer que tens aqui receitas que te permitem fazer uma refeição completa à moda do Japão.

Shumeji salteados em manteiga

Shumeji salteados em manteiga - comida japonesa
crédito: mundo-nipo

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 15 minutos

HTML tutorial

Rendimento: 6 pessoas

Estes cogumelos japoneses são um autêntico sucesso para servir como entrada ou acompanhamento. Simples de se fazer, o que precisas é de começar por cortar em pedaços pequenos 200g de Shimeji. Em seguida, derrete 1 colher de sopa de manteiga na frigideira, adiciona os cogumelos e frita durante 2 minutos. Depois, acrescenta 1 colher de chá de açúcar branco, 2 colher de sopa de molho Shoyu e cozinha até reduzir o molho. Finaliza o prato ao polvilhares com cebolinho picado. Serve ainda quente.

Sopa Miso

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 30 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Este caldo que, em japonês, se chama dashi, é sem dúvida a mais popular de todas as sopas japonesas. Feita com algas, esta sopa é distinta e única.

Para a fazeres, começa por cortar 1 alho francês às rodelas, laminar 300g de cogumelos frescos e cortar 2 cenouras as cubos. Depois, numa panela, faz um refogado com azeite e 1 cebola e 1 dente de alho picados. Adiciona as cenouras cortadas e o alho francês. Acrescenta 1,5l de água fervida e os cogumelos. Tempera tudo com noz-moscada, sal e pimenta e deixa cozinhar por 5 minutos.

Quando estiver pronto, retira do lume e por cada porção adiciona 1 colher de sobremesa de miso. Mistura tudo bem até que a pasta fique dissolvida no caldo. Na altura de servires, adiciona uma porção de noodles de arroz e cobre com o caldo (não te preocupes pois o calor do caldo cozinha os noodles). Por fim, salpica tudo com sementes de sésamo e cebolinho picado.

Gostas de comida japonesa? conhece aqui as nossas opções para restaurantes de sushi & comida japonesa

Sunomono - Receita

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 15 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Esta salada japonesa é muito fácil de fazer. Aliás, nem tens que te preocupar pois grande parte dos ingredientes do encontras com facilidade.

Para isso começa por lavar 1 pepino e fatia-o em tiras finas. De seguida, leva 2 colheres de sopa de sementes de sésamo a tostar na frigideira para acentuar o seu sabor. Junta tudo numa tigela e reserva.

Agora precisas de preparar o molho para temperar a salada. Precisas de 2 colheres de sopa de açúcar branco e 3 colheres de sopa de vinagre de arroz. Leva a lume baixo até que o açúcar derreta. Assim que estiver pronto, deixa arrefecer. Tempera os pepinos com este molho, sal e pimenta preta.

Kasutera (pão-de-ló japonês)

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

Sabias que este bolo, também conhecido por Castella, é de origem portuguesa? Assim sendo, acreditamos que não terás nenhuma dificuldade em seguir esta receita!

Começa por separar as gemas e as claras de 7 ovos. De seguida, acrescenta meia chávena de açúcar, 1/4 de chávena de mel, 1 colher de chá de baunilha, 1 colher de chá de sal e as gemas numa tigela. Leva a mistura a banho-maria e de seguida bate por 5 minutos numa batedeira elétrica. Adiciona 1 chávena de farinha de trigo, mexe delicadamente e reserva.

Bate as claras em castelo até que fiquem consistentes. Acrescenta 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de creme (ou cremor) tártaro. Continua a bater até ficar tudo firme. Mistura depois na massa anterior. Coloca numa forma retangular forrada com papel vegetal e leva em forno médio durante 30 minutos.

Sushi - Como fazer a preparação

A verdadeira delícia fica para o fim, mas não é menos importante. Embora pareça um processo rápido, fazer sushi requer que tenhas algum tempo.

Sushi - Como fazer a preparação do arroz

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 40 minutos

Tempo de refrigeração: 3 horas

Para começares esta receita, tens que fazer primeiro o Su (tempero). Numa panela pequena ou frigideira, mistura meia chávena de açúcar branco, 1 chávena de vinagre de arroz, 4 colheres de chá de sal e 4 algas marinhas. Mexe sempre até que tudo fique dissolvido sem ferver. Desliga o fogo e reserva.

Lava 4 chávenas de arroz shari (arroz para sushi) e coloca 4 chávenas e meia de água. Coloca tudo na panela e leva a cozinhar por 30 minutos em lume baixo e com a panela tapada. Passado esse tempo, abre a tampa e verifica se a água já secou. Desliga o fogo e deixa estar a panela tapada por mais 10 minutos.

Com o arroz ainda quente, transfere para uma travessa e coloca uma chávena do Su frio, misturando lentamente. Deixa arrefecer completamente antes de o usares para preparar o sushi.

Montagem do sushi

Depois de teres o arroz pronto, está na altura de montares o sushi! Antes, fileta um peixe à tua escolha. Parte-o a meio e escolhe a parte mais alta e gordinha para fatiares na grossura desejada. Caso prefiras, podes fazer sashimi (só muda o corte do peixe e a montagem

Descobre os melhores ginasios da cidade do porto para ficares em forma depois de um belo sushi. 

FAQ's

Sushi é difícil fazer? 
Não, para nós, nós definimos como categoria fácil. Temos aqui o passo a passo para fazer a preparação das peças. 

Existe mais comida japonesa para além do sushi?
Claro que sim, e muito boa por sinal. Temos aqui também opções para comida japonesa.