As 8 melhores padarias do Porto

padarias porto

Como bom português que és, sabes perfeitamente que o pão não pode faltar ao pequeno-almoço. Seja ou não barrado com manteiga, este alimento certamente que não falta na tua mesa, mesmo que sigas uma alimentação mais restrita.

Se porventura andas à procura das melhores padarias do Porto, eis que te encontras no local certo. Desde as mais tradicionais às de fermentação lenta, não podes mesmo perder a nossa lista. Se conheces alguma que gostarias de ver nesta lista, é só comentares!

Visita a nossa lista de padarias / confeitarias da cidade invicta. 

As melhores padarias do Porto - A nossa lista de 8

Padaria Ribeiro (várias localizações)

padaria ribeiro porto
fonte: padariaribeiro

Entre todas as padarias do Porto, a Padaria Ribeiro é eleita como a melhor de todas. Além da quantidade quase infinita da variedade de pão (cerca de 40), é possível encontrar outros produtos. As suas bolachas caseiras, os bolos e os salgadinhos em miniatura são uma boa amostra disso mesmo.

Uma vez que se popularizou entre os portuenses, existem estabelecimentos espalhados pelo distrito. No Grande Porto, podes encontrar esta padaria na Baixa e nos Pinhais da Foz. Fora do centro, podes encontrar a Padaria Ribeiro em Matosinhos, Maia e Ermesinde.

Tavi - Padaria da Foz (Foz)

fonte: svcs

Embora tenha começado como pastelaria, a verdade é que a Tavi abriu em 2016 uma padria localizada no outro lado da rua do estabelecimento original. Assim sendo, não é de estranhar a qualidade do pão vendido!

Desde os pães mais tradicionais aos mais exuberantes, podes encontrar variedades para todas as ocasiões. Contudo, temos que te confessar que o nosso favorito é o pão com pepitas de chocolate. Mas caso queiras algo “menos doce”, o pão de milho e girassol é simplesmente divinal.

Podes ir de elétrico (linha 1) e saíres na última estação.

Confeitaria do Bolhão (Bolhão)

fonte: evasões

Em primeiro lugar, devemos-te dizer que este é um espaço cheio de história. Porquê? Porque conta com mais de um século de existência. Segundo, apesar de ser uma confeitaria, o pão aqui servido é simplesmente divinal. Por último, não podes deixar de experimentar também os doces e salgadinhos portugueses em diversos tamanhos. O difícil é mesmo escolher!

Para chegares lá basta apanhares o metro e saíres no Bolhão.

Padaria Cristal (Cedofeita)

Outra padaria que está no imaginário e no quotidiano de diversos portuenses. Tal não é de admirar, uma vez que o pão servido é diverso e de excelente qualidade. Além da regueifa (quem é do Porto sabe bem o que é!), existem outros pães. Pão de beterraba, pão de semente ou pão de abóbora são algumas das criações que podes experimentar.

Caso estejas de passagem e precises de uma refeição leve, aqui também encontras. Como sugestão, recomendamos que peças um biscoito de courgette para a sobremesa.

Para chegares à Padaria Cristal basta saíres na estação de metro da Lapa.

Disposto a conheceres as caves do vinho do porto? Aqui tens todo o que precisas de saber. 

Padarias de fermentação lenta

Apesar de ser pouco divulgado, o pão de fermentação lenta é um tipo de produção que tem crescido. Porquê? Porque os seus benefícios para a saúde e o sabor são muito apreciados e procurados. Como tal, é um negócio que tem crescido na Invicta. Se te interessas por este tipo de pão, não podes perder as nossas sugestões nesse sentido.

Pão da Terra (Matosinhos)

Localizada fora do Grande Porto, esta padaria é uma das melhores opções para quem gosta de pão de fermentação lenta. Por aqui existem 6 tipos de pão diferentes: de mistura, sementes, espelta, azeitonas, nozes e passas, alfarroba e trigo. Todos são feitos com farinha integral e orgânica.

Para chegares até lá, precisas de sair na estação de metro do Mercado.

Masseira (Cedofeita)

Muito mais do que produção, esta padaria rege-se por uma ética que os seus fundadores não abrem mão. Qual é? O uso de ingredientes locais, sem químicos e sazonais. Assim sendo, não te admires se numa determinada época encontras um tipo de pão que no resto do ano não encontres normalmente.

Além da sua ética e forma de funcionamento, a Masseira produz pão sem glúten feito com farinha de arroz, trigo-sarraceno, mandioca e milho.

Para visitares a padaria, basta sair na estação de metro da Trindade ou Aliados e andar aproximadamente 15 minutos a pé.

Garfa (Custóias)

Outra padaria fora do Grande Porto que vale a pena conhecer. Por aqui o pão começa a ser fabricado perto das 5h30m, mas antes fermentam cerca de 14 horas em cestos de bambu, que facilita a fermentação natural. Depois vai ao forno cerca de meia hora antes de serem servidos aos clientes.

Os pães biológicos que mais se destacam são o de trigo, integral, azeitonas e alecrim, passas, beterraba fresca, alfarroba e kamut. Para quem tem intolerância ao glúten, existem as versões de sarraceno e arroz com sementes de chia e de linhaça.

Para ires até à Garfa, basta apanhares o autocarro 508 e saíres na paragem Cal.

Pão Nosso (Bonfim)

Esta é a primeira marca portuense certificada de pão de fermentação longa. Aqui todos os pães são feitos com farinhas biológicas vindas de Itália. Com cerca de 13 variedades, destacamos as versões paleo e low carb para quem segue um regime alimentar restrito. Mas existem também outras opções sem glúten, como as cinco cereais, fibras, alfarroba e amaranto.

Esta padaria fica a cerca de 5 minutos da estação de metro 24 de Agosto.

Queres fazer um pastel de nata em casa? Aqui tens várias receitas 

FAQ's gerais:

As padarias do Porto são caras?  
Como em tudo, vai depender do que consumires, mas os preços são acessíveis para um pequeno almoço ou lanche. 

Quais são as melhores padarias porto ou confeitarias? 
Fizemos uma seleção dentro da area do grande porto de padarias mais conceituadas. Deves ver a nossa lista com muita atenção.