Arroz de cabidela – Receita e como fazer

arroz de cabidela receita e como fazer

Conhecida como galinha de cabidela ou simplesmente cabidela, o arroz de cabidela é um prato tipicamente nortenho. Porém, é apreciado de Norte a Sul do país.

Apesar de ser muito popular quando se vai comer fora, a verdade é que nem sempre é possível. Por isso é que deves estar à procura da receita desta iguaria. Pelos vistos estás no local certo pois mais abaixo vais encontrar a receita completa do arroz de cabidela! Mas antes, queremos-te falar um pouco sobre a história e origem desta receita.

Origem do prato "cabidela"

Com uma forte presença sobretudo no Minho, associado muitas vezes a Vila Verde, em Braga, este prato é basicamente um guisado que utiliza o sangue avinagrado do próprio animal.

O costume de cozinhar com o sangue dos animais já é bastante antigo. Tal se deve pela economia agrícola local ligada à criação de aves de capoeira. Assim, o arroz de cabidela surge como uma forma de aproveitar o sangue e de criar um prato especial nos dias de festa. O sangue da galinha era também usada como moeda de troca entre vizinhos para fazer face às dificuldades económicas da época.

Além dos fatores geográficos, sociais e económicos, este prato popularizou-se, sobretudo, pela sua facilidade de confeção. Com poucos ingredientes económicos consegue-se, em poucos minutos, ter um verdadeiro manjar à mesa.

Arroz de cabidela no mundo

arroz de cabidela receita e como fazer
crédito: pinterest

Embora seja um prato tipicamente português, esta iguaria disseminou-se pelo mundo. Tal se deveu à presença de Portugal no mundo. Atualmente pode-se ver em Cabo Verde, Angola, Macau (onde existe a variação deste prato com pato) e Índia (com a versão goesa da cabidela de leitão). No Brasil é predominante, sobretudo, em Minas Gerais, onde existe a galinha ao molho pardo, onde o arroz é substituído por angu e couve refogada.

Como fazer arroz de cabidela?

Dificuldade: Média

Tempo de preparação: 80 minutos

Doses: 6 pessoas

Semelhantemente a outros pratos, começa pelo refogado. Para isso pica 1 cebola média e 4 dentes de alho e coloca num tacho. Adiciona uma folha de louro e 4 colheres de sopa de azeite. Depois limpa 400g de tomate de grainhas e peles, pica em pedaços e adiciona ao refogado anterior. Deixa cozinhar até que o tomate fique macio.

Assim que estiver o refogado feito, acrescenta 1 frango do campo lavado e cortado em pedaços. Acrescenta 1 colher de sopa de sal e deixa cozinhar com o tacho tapado em lume médio. Após 10 minutos, acrescenta água quente até cobrir o frango. Volta a tapar e deixar ferver durante 20 minutos. Coloca mais água até ficar o triplo do volume do arroz. Retifica o sal e acrescenta 300g de arroz carolino. Mexe e tapa, deixando cozinhar.

Assim que o arroz estiver cozinhado, acrescenta o sangue do frango previamente misturado com 2 colheres de sopa de vinagre. Deixa ferver 2 minutos. Retira do lume e serve de imediato.

Aprende a fazer as melhores  e mais típicas sobremesas de natal.

Dicas para mais sabor

Tal como deves ter verificado, grande parte das carnes e peixes são marinados. Porquê? Porque assim ficam mais saborosos e, com isso, pode-se diminuir o uso de sal das receitas. Por isso, nesta receita tal pode ser adotado.

Numa tigela, deita o frango lavado e cortado aos pedaços. Coloca 4 alhos picados, loureiro, pimenta moída, salsa e vinho (pode ser branco ou verde). Depois, podes aproveitar um pouco da calda da marinada para fazer o arroz (cerca de 100ml) para que ele fique mais aromático.

Arroz de cabidela sem sangue

Existem diversos motivos para não comer sangue de animais. Seja por questões de gosto ou religiosas, muitos procuram a receita da cabidela mas sem sangue. Sabias que é possível fazê-la?

O processo e as quantidades para esta receita são as mesmas que a receita original. Contudo, a única diferença está no sangue. Para substituí-lo, usa meia chávena de vinagre balsâmico. Assim que o frango estiver cozido, acrescenta o arroz e o vinagre, tempera com 1 colher de café de cominhos e deixa cozer mais 25 minutos. Depois retifica sabores e quando fores a servir, polvilha com salsa.

Sugestões saborosas

Já que estás a alterar a receita original, que tal elevares isso a outro nível? Podes, por exemplo, acrescentar um pouco de piripíri ou picante ao arroz para que fique mais condimentado. Mas as alterações não têm que ficar por aqui.

Outra sugestão é o arroz. Podes substituir o arroz branco pelo preto. Além de ficar visualmente diferente, o sabor é também distinto. Mais intenso mas mais saboroso, é isso que te podemos garantir.

Como vês, o arroz de cabidela é muito mais do que um simples prato delicioso. É igualmente um marco gastronómico de Portugal, tendo-se popularizado além-fronteiras, nomeadamente nas antigas colónias portuguesas. Define uma tradição e um pedaço de História, já que tudo começou com os nossos antepassados.

Além da sua importância cultural e histórica, esta é uma iguaria carismática, já que ou se odeia ou se adora. Seja como for, a nossa missão já está cumprida: agora sabes como cozinhar este prato. Tudo o que tens que fazer é seguir uma das receitas e partilhar connosco o resultado. O resto fica ao teu critério!

Descobre os melhores ginasios da cidade do porto para ficares em forma depois de um belo arroz de cabidela.

FAQ's

Qual é o tempo médio para fazer arroz de cabidela?  
Em média são cerca de 80 minutos. 

É possivel fazer arroz de cabidela sem sangue?
Sim, temos também dicas para fazer um bom arroz de cabidela sem sangue.