Parques verdes de diversão ao ar livre em Portugal

parques portugal

Muito mais do que passear, os parques em Portugal são verdadeiros paraísos no meio da cidade. Seja para relaxar ao fim do dia ou praticar exercício ao ar livre, existem opções que servem para quase todas as ocasiões. Contudo, existem ainda outros que servem como um escape perfeito durante as férias.

De norte a sul de Portugal, existem opções para todos os gostos. Porém, fomos mais longe e decidimos incluir um local especial nos Açores. Assim motivos não te faltam para visitar esta ilha tão encantadora em Portugal!

Estás curioso? Vê a nossa lista completa de parques verdes de pura diversão em Portugal que tens mesmo que conhecer e aproveitar bons momentos ao ar livre! 

Parque Eduardo VII (Lisboa)

Parque Eduardo VII lisboa
fonte: inside lisbon

Este é um dos parques mais famosos da capital portuguesa. Conta com mais de 25 hectares de área, dos quais grande parte se destina a zonas verdes e arborizadas. Contudo, conta com diversas estátuas, um miradouro, um parque infantil, zonas de merendas, o Pavilhão Carlos Lopes e a Estufa Fria.

Do miradouro consegues ver diversos pontos da cidade, entre os quais o Marquês de Pombal e a Avenida da Liberdade, que se situam ali mesmo ao pé. Dada a localização, consegues vir até este parque de metro, depois de um dia agitado no trabalho.

Parque de Serralves (Porto)

fundação Serralves
fonte: svsc

Provavelmente já ouviste falar do Museu de Serralves cujo autor é o renomado arquiteto Álvaro Siza Vieira. Contudo, sabias que existe um belíssimo jardim à tua espera? Com cerca de 18 hectares, o Parque de Serralves conta com o museu, uma extensa área de jardins e matas e uma quinta tradicional. Podemos dizer-te que este é, certamente, um excelente refúgio à cidade sem saíres dela.

Parque Nacional da Pena (Sintra)

o que visitar em sintra
fonte: svsc

Certamente que já viste diversas imagens nas redes sociais de um edifício colorido e majestoso em Sintra. O que não sabias é que ele ficava localizado no Parque Nacional da Pena! Ou até podias saber, uma vez que já o referimos no nosso roteiro do que fazer em Lisboa. Seja como for, não podes deixar de o visitar.

Esta é considerada uma joia sagrada na Serra de Sintra. O parque funciona como uma extensão do palácio, despertando emoções de mistério e descoberta. Podemos afirmar que passear por estes jardins é o mesmo que estar num conto de fadas. ( Por falar em fados, conhece aqui as melhroes casas de fado em lisboa).

Parque de Monserrate (Sintra)

Ainda sem sair de Sintra, tens outra opção que não podes deixar de visitar: o Parque de Monserrate, que foi o retiro de muitos escritores.

Os jardins deste parque são tudo menos convencionais. Aliás, são um dos mais exuberantes que podes ver. Por lá encontras espécies exóticas vindas de todos os cantos do mundo. Além disso, o palácio de arquitetura romântica acaba por ser a cereja no topo do bolo.

Parque Ambiental do Buçaquinho (Esmoriz)

Embora seja um parque inaugurado em 2013, este é um espaço com muita história e importância para o concelho de Ovar. Sabias que aqui operou, durante 12 anos, a ETAR Esmoriz/Cortegraça? Após um investimento a rondar os 2 milhões de euros, essa ETAR foi revitalizada e deu lugar a este parque.

Com mais de 24 hectares de floresta protegida, no Parque Ambiental do Buçaquinho podes contemplar um pinhal, seis lagoas, uma cafetaria, um parque infantil, um jardim de plantas aromáticas, torre e posto de observação, espaço multimédia e Centro de Educação Ambiental. Ou seja, tens toda uma estrutura para ajudar a tornar a tua visita ainda mais agradável!

Parque Terra Nostra (São Miguel, Açores)

Os arquipélagos portugueses estão recheados de verdadeiras obras da natureza. Por isso, não é de estranhar que esta ilha seja considerada uma verdadeira pérola no Oceano Atlântico.

Além de encontrares uma flora repleta de diversas espécies, inclusive de outros países cujo clima é completamente diferente das Furnas, podes desfrutar de inúmeras caldeiras e nascentes de águas que emergem do solo.

Parque D. Carlos I (Caldas da Rainha)

Este jardim é uma espécie de anexo ao Hospital Termal Rainha D. Leonor, em Leiria. Foi erguido durante o reinado de João V e foi integrado na Mata Rainha D. Leonor para que os doentes do hospital pudessem passear e convalescer.

Atualmente é um dos jardins mais românticos que podes encontrar. Rodeado de muitas árvores e com um lago extenso, passear neste parque é realmente revitalizador.

Parque da Cidade do Porto (Porto)

Este parque, da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, não podia deixar de ser incluído nesta lista. Porquê? Porque é o maior parque urbano do país. Conta com áreas verdes, lagos, flora e fauna integrados no tecido da cidade. Aliás, ele fica muito próximo, inclusive, da praia, o que ajuda a tornar este espaço como um dos melhores para desanuviar no fim de um dia de trabalho.

Parque da Bela Vista (Lisboa)

Este espaço era, antigamente, uma quinta, daí os aspetos rurais prevalecerem no atual parque. Além da fauna e flora tipicamente portuguesas, existe uma grande variedade de aves que te vão fazer companhia.

Além das áreas com árvores, existem diversas áreas abertas para que se possa desfrutar da natureza da melhor forma. Existe também um recinto polidesportivo, um parque de merendas e um miradouro. É por aqui que o Rock in Rio costuma ser feito.

Queres levar uma boa sangria para apreciares o sunset do porto com os teus amigos? Aprende a fazer uma receita rápida e eficaz.

FAQ's

Existe muitos parques verdes em portugal?
Sim, sim! Cada vez mais os espaços verdes e parques de diversões ao ar livre estão mais presentes em portugal.

Parques verdes no porto?  
Sim, desde o parque da cidade, ê a nossa lista para saber mais!