O que fazer em Lisboa

o que fazer em lisboa

Conhecida por ser a capital de Portugal, Lisboa é um destino turístico de eleição. Caso disso são os inúmeros prémios e reconhecimentos que a cidade alfacinha tem em diferentes atrações ligadas ao turismo.

Dada a sua popularidade, não é de estranhar que todos queiram aproveitar a melhor oportunidade para conhecerem a capital portuguesa. Aliás, para quem vive em território português, a tarefa não podia ser mais fácil, dado que é possível deslocar-se de inúmeras formas até à cidade alfacinha: carro, autocarro, comboio e avião.

Uma vez que é tão popular, decidimos criar uma sugestão de roteiro do que fazer em Lisboa em 3 dias. Avisamos-te já que vais ter muito que visitar e fazer! Contudo, e caso possas, visita a capital na época do santo padroeiro da cidade, o Santo António, altura em que a alegria e a euforia contagiam as ruas desta cidade à beira Tejo.

Dia 1: O centro! O que conhecer em Lisboa

praça do comercio - o que conhecer em lisboa

Nada melhor do que começar a aventura pelo centro da cidade. Além de toda a azáfama típica da capital, vais conseguir encontrar inúmeros pontos de atração que te vão deixar de queixo caído. Mas antes, podes sempre repor energias e conhecer os melhores restaurantes para tomar um belo brunch em lisboa.

De energias repostas, nada como conhecer a essência da cidade através do Panteão Nacional ou, então, Igreja de Santa Engrácia. Este é um autêntico memorial dedicado a inúmeros portugueses ilustres, incluindo Luís Vaz de Camões. Mas não é só de sepulturas que se faz este monumento: no topo poderás usufruir de uma das muitas vistas magníficas para o Tejo. Depois de absorveres a história de nomes ilustres portugueses, está na altura de visitares o Castelo de São Jorge, outrora castelo real de Portugal. A par do Panteão, a vista sobre a cidade é magnífica neste monumento.

Ao descer as escadas do castelo, podes sempre conhecer Alfama, o bairro mais típico e fotogénico de Lisboa. Continuando a descer, vais ter à Catedral da Sé de Lisboa, uma das paragens obrigatórias na capital. De seguida, e para repor energias, faz uma pausa na Praça do Comércio, a sala de visitas da capital e também das praças mais emblemáticas, dado que marca a entrada do Palácio Real.

Para terminar o dia em beleza, nada como desfrutares de uma experiência única no Ascensor da Glória e subires até ao miradouro do Jardim São Pedro de Alcântara.

Dia 2: a outra ponta da cidade.. Pontos turisticos de lisboa

Aproveita a boleia dos transportes públicos lisboetas para te sentires um verdadeiro alfacinha e sai na Estação do Oriente. Além de ser a maior estação de Lisboa, ela possui um edifício único e projetado a pensar na Expo 98. Se precisares de fazer algumas compras ou simplesmente quiseres visitar, em frente tens o Centro Vasco da Gama, um dos mais conhecidos e concorridos da capital.

Continuando na onda nostálgica dos anos 90, visitar o Parque das Nações é a sugestão que se segue. Construído também a pensar na Expo 98, este parque possui diversos elementos paisagisticos e arquitetónicos que te vão fazer prender as atenções, entre eles o Oceanário de Lisboa e o Jardim da Água que recria um “vulcão” de água. Mas antes, podes optar por percorrer o parque de teleférico.

Independentemente da tua escolha, não podes mesmo deixar de visitar o Oceanário de Lisboa. Porquê? Porque ele é só um dos maiores aquários do mundo e, por sinal, está repleto de surpresas para quem o visitar. Poderás encontrar, entre outras espécies, pinguins, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos.

Termina o dia em beleza ao visitares o Museu Nacional do Azulejo, um dos mais importantes do país. Aqui aprenderás tudo sobre a origem do azulejo e toda a transformação que ele passou até à atualidade.

Bom, nós dissemos-te para terminares o dia em beleza, mas caso ainda tenhas energia e disposição, existe todo um mundo para descobrires à noite. Que tal desfrutares de um pouco da noite lisboeta? É que em Lisboa existem bares para todos os gostos e idades em diversos pontos da capital, incluindo a Avenida da Liberdade e a Baixa Pombalina. É só uma questão de experimentares para conheceres.

Dia 3: visita voltada para o Tejo.. Sitios a visitar em Lisboa

Visitar lisboa pelo rio tejo

No último dia, sugerimos-te a visita de locais emblemáticos da capital na zona de Belém. Por isso mesmo, o roteiro para este dia começa na Torre de Belém. A torre encomendada por Manuel I serviu de fortaleza para proteger Lisboa, contudo, hoje em dia não tem a função de defesa. Dado que não existe perigo, aqui poderás ter uma vista única e privilegiada sobre o Tejo, o rio onde habitam as “ninfas” de Luís Vaz de Camões.

Nas redondezas, encontras o Monumento dos Descobrimentos, que foi construído em 1960 para assinalar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador. Além deste monumento, em torno dele encontrarás a bonita calçada portuguesa que, diga-se de passagem, fica perfeita nas fotografias para mais tarde recordares.

Antes de passares para o outro ponto de visita, terás que passar pelo Jardim Praça do Império, onde encontrarás algumas esculturas interessantes que te farão lembrar as peças do xadrez. E daqui poderás também avistar o Mosteiro dos Jerónimos, o próximo ponto de paragem. Este monumento erguido em 1501 é um marco da Era dos Descobrimentos, contudo, também se “impõe” pela sua fachada arquitetónica única e tão portuguesa. Dadas as suas características, não é de admirar que seja considerado um belo lugar para tirar fotografias incríveis. Mas falar de Belém e não falar dos Pastéis de Belém não era a mesma coisa. Por isso mesmo, antes de seguires viagem até ao Museu dos Coches, terás que fazer uma pausa para degustar esta maravilhosa iguaria.

Termina este dia com a chave de ouro, ao visitares Palácio Nacional da Ajuda. Aqui residiram diversos elementos da realeza portuguesa até 1910, pelo que, e como podes calcular, o ambiente vivido neste palácio é de luxo, sendo todas as divisões decoradas com pompa e circunstância

Embora pareça um roteiro extensivo, em 3 dias conseguirás conhecer um pouco daquilo que a cidade de Lisboa tem para te oferecer em termos culturais e históricos. Mas caso ainda possas e tenhas disponibilidade, não podes perder a noite lisboeta, uma das mais animadas e agitadas do país. Desta feita, visita as  famosas casas noturnas e discotecas lisboetas que não podes perder neste teu último dia na capital de Portugal. Como sempre, existem diversos locais que alojam espaços com diversas temáticas e vibes, pelo que não será muito difícil encontrares o espaço que mais se adequa a ti e ao teu gosto pessoal e musical.

Se também estiveres a pensar visitar  o norte do Pais , mais em concreto o Porto, descobre aqui alguns sítios mais emblemáticos e também gratuitos para visitares  na cidade invicta. 

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que fazer em lisboa em 3 dias num roteiro
Author Rating
51star1star1star1star1star