Casas noturnas – Bares, boates e discotecas em Lisboa – Atualizado

Discotecas em Lisboa - Sair à noite

Engane-se quem pensa que é só no Porto que se encontram os melhores bares e discotecas para sair à noite. Em Lisboa o cenário é semelhante, aliás, e dado ao seu volume turístico, é possível encontrar algumas sugestões mais internacionais, ainda que seja só a companhia.

Seja a partir das 22 horas ou mais tarde, a noite lisboeta é bastante animada. Apesar de ser assim de um modo geral, a verdade é que o Bairro Alto, a Bica e o Cais do Sodré tornam-se nos pontos obrigatórios para quem quer aproveitar a “Lisboa menina e moça”. Outras zonas que não se pode perder são a do Intendente, Graça e Alfama, podendo, neste último bairro, encontrar muitas casas de fado para quem gosta deste tipo de estilo musical. 

A nossa lista de Discotecas em Lisboa:

Lux Frágil

Distinguido em 2014 pelo The Guardian como uma das melhores discotecas da Europa, o Lux alberga pessoas de diferentes nacionalidades para viverem uma noite bastante divertida e ao som de boa música. Aliás, está é uma das discotecas mais conhecidas do país, tendo sido inaugurada em 1998, no penúltimo dia da Expo 98.

Esta discoteca é um das mais antigas e famosas discotecas em lisboa e é conhecida pela sua boa musica, ambiente e seleção restrita. 

Radio-Hotel

Localizada em Alcântara, este espaço noturno começou por ser u programa de rádio, tendo, mais tarde, dando origem ao local físico. Com um toque irreverente e único, neste bar podes pedir uma infinidade de cocktails e gins. Além disso, existem diversos géneros musicais: chill-out, eletrónica ou house, desta cabine podes esperar tudo.

Club Noir

Ocupou o espaço onde outrora era o Gasoil. Mais tarde, subiu uns números na mesma rua para substituir o bar polinésio Bora-Bora. Ora como parte da decoração foi aproveitada deste último espaço, não é de admirar ver-se diversos elementos exóticos a conviver com imagens de Peter Murphy e Siouxsie.

Em suma, este é um espaço para quem gosta de clubes alternativos. Por exemplo, aos sábados podes encontrar noites dedicadas aos anos 80 alternativos, com muito rock e eletrónico independente, assim como gótico.

Copenhagen (FECHADO TEMPORARIAMENTE)

Este é mais um espaço dedicado aos amantes de hip-hop e todos os seus estilos irmãos, como é o caso do dancehall, batida e outros ritmos de inspiração africana. Mas o melhor é que a programação é diária, 7 dias por semana. Sim, porque este espaço nunca fecha, está sempre em festa! Além disso, é muito comum receber várias sessões de rap nacional e internacional.

Mais opções de Bares e Discotecas em Lisboa

Lust in Rio - Discotecas em Lisboa

Dedicado ao hip hop e sendo um dos espaços que reúne vários solteirinhos na faixa etária dos 18 aos 30, é o Lust in Rio. Caracterizado pela sua noite de quarta-feira, o “Swag on” leva a este espaço boas energias sempre com uma atualização de bom ambiente, festas carismáticas! Tudo isto que leva à noite de Lisboa excelentes energias e juventude. (Agora também podes encontrar esta festa na noite do Porto, à quintafeira). 

Trumps Lisboa - Club gay

Por falar em espaços famosos em Lisboa, está é uma das discotecas mais conhecidas de todo o país. Inaugurada há 38 anos, o Trumps é um dos espaços de eleição da comunidade gay. Recebe várias sessões de house music e pop, que deixam todos com uma energia imensa para aproveitar a noite. Sabe-se que esta era um dos espaços noturnos de eleição de António Variações onde, aliás, fez as suas primeiras atuações enquanto artista.

Ministerium Club - Praça do Comércio

Não é ao acaso que este espaço tem o nome Ministerium. Porquê? Porque ele tem a sua atividade nas antigas instalações do Ministério das Finanças. Foi inaugurado em 2012, onde inicialmente só funcionava aos sábados. Devido ao seu crescimento e ao facto de se ter tornado numa referência na música eletrónica, os seus programas foram-se estendendo até outros estilos e dias da semana.

Interessado em pontos turisticos de lisboa? Estás no sitio certo!! 

Europa - Bar no cais de Sodré

Quem diria que a Europa é aqui ao lado. E que o digam os lisboetas! A verdade é que o Europa já existe há mais de uma década na capital, mais concretamente na Rua Nova do Carvalho. Diz quem frequenta este espaço que não há como ficar parado, dada a qualidade da música selecionada.

Finas - Bar Gay em Lisboa

Até pode parecer uma repetição, mas não é, estamos a falar, como os lisboetas conhecem, do Finas. Em 2016 comemorou 40 anos de existência, contando com muitas histórias e espectáculos transformistas. Aqui pode-se entrar e desfrutar da noite todos os dias da semana, incluindo segundas-feiras.
Certamente que existem outros espaços e zonas a visitar em Lisboa, porém, esta é só uma pequena amostra do ritmo alucinante da noite lisboeta. Mas nada melhor do que visitar e viver a experiência!

Se estás em duvida, como te deves vestir para aproveitar as tuas noites em Lisboa, verifica estas dicas

Praia no Parque – Marquês de Pombal

Após vários anos de abandono, o Praia no Parque surge onde outrora foi o restaurante Botequim do Rei, junto ao lago do Parque Eduardo VII. Assim, vários elementos do antigo espaço estão integrados na decoração do Praia no Parque. Após uma boa refeição, já se sabe que as probabilidades de acabar a dançar e de copo na mão são grandes.

Maria Caxuxa – Bairro Alto

Localizado num dos bairros mais populares de Lisboa, o Maria Caxuxa faz as delícias por quem lá passa. Depois de um dia de trabalho agitado, sentar aqui e relaxar é o melhor programa de todos. Este bar nasceu numa antiga fábrica de bolos, algo que o forno a lenha denuncia. Entre fins de tarde e noites mais calmas, existem noites mais agitadas, com a presença de DJs.

Hot Clube de Portugal – Avenida da Liberdade - Bar de Jazz

O Hot Clube de Portugal (HCP) é o clube de jazz mais antigo da Europa, que funciona na Praça da Alegria. Tem concertos todas as semanas, de terça a sábado, entre as 22h e as 02h.
Contudo, às terças-feiras há jam sessions, em que um músico convidado lidera a sessão todos os meses. Cada concerto conta com dois sets, sendo o primeiro às 22h30 e o último à 00h00.

Cinco Lounge – Príncipe Real - Bar de cocktails

Dizem os especialistas que este é “o” espaço para quem aprecia um bom cocktail. A lista do
Cinco Lounge é variada, contando com mais de 100, mas nem todos são alcoólicos. Existem alguns cocktails sem álcool, portanto, este é um bar que agrada a todos os gostos, sem dúvida.

A áurea cosmopolita deste bar é inegável, não fossem os donos britânicos.

Interessado em restaurantes de brunch? Fica a par da nossa seleção em lisboa

Fábrica Braço de Prata – Marvila

Entre os inúmeros espaços inusitados que dão lugar a bares e clubes noturnos, este é, certamente, aquele que todos menos esperavam. Aqui funcionou durante muitos anos a fábrica de artilharia do Estado Português, localizado no bairro de Braço de Prata desativado posteriormente nos anos 90. Posteriormente, em 2007, a antiga fábrica deu origem a um centro cultural privado com um belo bar.

MusicBox – Cais do Sodré

Este espaço no Cais do Sodré é uma verdadeira atração para aqueles que amam a noite
lisboeta. Apostam nas secções de concerto e clubbing, o que o torna num espaço de referência
da capital. Até às 06h a diversão é garantida, pelo que a música nunca para de tocar. Por aqui passam também festivais e projetos irreverentes, agitando, assim, a diversão por Lisboa.

Pensão Amor – Cais do Sodré - Um dos nossos favoritos (FECHADO TEMPORARIAMENTE)

Em Lisboa vive-se o amor, e isso não há como negar – alguns de forma mais ousada, outros de forma mais divertida. Contudo, neste espaço vive-se de forma original. A Pensão Amor conta com um bar que conta com espetáculos diversificados: burlesco, concertos de jazz, peças de teatro ou DJs. Existem inúmeros cocktails saborosos e cantos e recantos encantadores, algo que se deve ao facto de, noutros tempos, esta ter sido uma pensão decadente.

Cerveteca - Príncipe Real - Amantes de Cerveja

O nome não deixa enganar: este é o santuário de qualquer amante de cerveja. Aqui reina a cerveja artesanal e habitam uma infinidade de sabores, aromas e texturas. Ao todo, são mais de 100 tipos de cerveja, mas não te sintas perdido: nada como perguntar aos especialistas qual deves experimentar. Se porventura não gostas desta bebida… Os proprietários garantem que sairás daqui com uma opinião totalmente diferente. Só experimentar para crer!

Vinharia - Cais do Sodré (FECHADO TEMPORARIAMENTE)

Se o vinho é mais a tua praia, não podes perder a Vinharia. Acompanhado dos melhores petiscos, este elixir dos deuses é o verdadeiro protagonista. O bar, com um ambiente acolhedor, simpático e rústico, serve vinho ao copo ou a granel, provindo diretamente dos produtores.

NĀDA (Marvila)

Mesmo antes da pandemia, tudo fazia prever que a noite alfacinha estava a mudar. Nesse sentido, surge o Nada Temple, para lá para os lados de Marvila. 

Além de funcionar como bar, espaço para eventos, galeria e discoteca, é também uma escola de dança. Como se não bastasse, alberga festas de diversos estilos, desde festas gay a afters de techno psicadélico.

5A Club (Príncipe Real)

Este clube underground no Príncipe Real abriu assim que o Brownie fechou, isto em 2018. Desde então, a pista de dança do espaço está lotada às sextas-feiras e aos sábados, sempre com boa música.

Posh (Estrela/Lapa/Santos)

Inspirado nos grandes clubes da Europa, da América do Sul e das Arábias, o Posh surgiu em Beirute, virado essencialmente para o público gay. Mais tarde, tornou-se na meca da noite gay em Portugal.

Voltado para uma faixa etária mais jovem, aqui encontras uma pista movida a êxitos pop inconfundíveis e a batidas de funk brasileiro.

Finalmente Club (Chiado/Cais do Sodré)

Este é, sem dúvida, um dos melhores espaços de Lisboa para sair a qualquer dia da semana, mesmo à segunda-feira. Porquê? Porque este é um dos dias fortes da casa, com a noite Lugar Às Novas, a dar oportunidade a novos talentos do transformismo.

Primorosa de Alvalade (Alvalade)

Muito mais do que uma discoteca, este espaço é uma experiência arquitetónica e temporal. Afinal, quando entramos nele, parece que descemos numa cápsula do tempo até 1966, altura em que abriu. Posteriormente, foi uma discoteca africana, a Sarabanda, até que, por fim, voltou ao seu nome e conceito originais.

As melhores esplanadas de Lisboa para conheceres neste artigo…