Bolo de cenoura receita

bolo de cenoura receita solteiros contra casados

Quando se fala no pequeno-almoço ou lanche, o bolo de cenoura é, inevitavelmente, uma das primeiras escolhas. Afinal, este bolo de textura única e meia húmida acaba por conquistar qualquer estômago, sobretudo os mais gulosos.

Apesar de ser um sucesso, existem receitas capazes de surpreender até os que já conhecem muito bem este bolo. Como sempre, o segredo está na massa, mas também nos ingredientes escolhidos. Pronto, confessamos que também existem algumas técnicas que o bolo sair exatamente como pretendes… Queres saber como? Então não saias do nosso artigo!

Como fazer um bolo de cenoura delicioso?

Em primeiro lugar, escolhe bons ingredientes. Neste caso, opta por cenouras e ovos biológicos pois dão muito mais sabor à tua receita.

Não obstante, deves ter em atenção se vais ou não usar as cenouras cruas. Porquê? Porque acabam por dar um sabor mais intenso ao bolo, para não falar que são mais difíceis de serem trituradas. Se optares por usá-las cozidas, consegues ter um bolo mais homogéneo e fofinho.

Queres um bolo mais intenso e cheio de sabor? Podes reduzir ou até substituir o açúcar por outros elementos que adocem o teu bolo, como é o caso dos frutos secos, das especiarias (sobretudo a canela) e o sumo e as raspas de laranja.

Por último mas não menos importante, o uso da liquidificadora. Deves usá-la para misturar as cenouras com os ingredientes húmidos do bolo. Para incorporares os elementos secos, deves misturar de forma manual com a ajuda de uma colher.

Posto isto, está na altura de passarmos às receitas! Preparado?

Receitas para todos os gostos

Desde a receita do bolo de cenoura clássico à versão sem açúcar, na nossa lista consegues encontrar a versão que mais gostas. Duvidas? Continua a ler!

Bolo de cenoura clássico e com cobertura de chocolate

Dificuldade: Fácil

Preparação: 60 minutos

Rendimento: 8 fatias

Em primeiro lugar, pré-aquece o forno a 170˚C. De seguida, unta uma forma com manteiga e reserva-a enquanto preparas o bolo.

Prepara 200g de cenoura, cortando-as em rodelas e triturando-as com 100ml de óleo numa liquidificadora. Numa taça, bate 4 ovos com 125g de açúcar até obteres um creme esbranquiçado. Adiciona à mistura com cenoura e envolve.

Acrescenta 300g de farinha de trigo e 1 colher de sobremesa de fermento ao preparado anterior e envolve muito bem. Verte a massa para a forma e leva a cozer ao forno durante 40 minutos.

Entretanto, caso queiras cobrir o teu bolo com cobertura de chocolate, prepara a calda. Para isso leva 1 tablete de chocolate de culinária em banho-maria juntamente com 200ml de natas. Deixa derreter e mexe até obteres um creme homogéneo.

Assim que estiver cozido, tira o bolo do forno e cobre com o chocolate derretido.

Bolo de cenoura e aveia

Dificuldade: Fácil

Preparação: 90 minutos

Rendimento: 20 fatias

Em primeiro lugar, tritura numa liquidificadora 3 cenouras, 4 colheres de sopa de óleo de coco, 4 ovos e 1 chávena de açúcar.

De seguida, acrescenta 2 chávenas de chá de farinha de aveia e mistura ate obteres uma massa homogénea. Aos poucos, vai acrescentando 1 colher de sopa de essência de baunilha e 1 colher de sopa de fermento em pó, mexendo sempre até teres uma massa homogénea.

Verte a massa para uma forma previamente untada com óleo de coco e leva ao forno durante 40 minutos. Quanto estiver pronta, podes polvilhar com coco ralado ou comer sem cobertura.

Dica: se quiseres um toque mais húmido, podes regar o bolo com o sumo de 1 laranja.

Bolo de cenoura sem açúcar

Dificuldade: Fácil

Preparação: 60 minutos

Rendimento: 12 fatias

Caso estejas nalgum regime alimentar ou simplesmente não podes consumir açúcar, tens aqui uma receita perfeita para ti.

Começa por pré-aquecer o forno a 180˚C e por untar uma forma. Entretanto, mistura numa tigela 300g de farinha integral, 1 colher de chá de fermento e 2 colheres de chá de canela. Noutra taça, mistura 1 banana esmagada com 3 ovos batidos. De seguida, junta 50ml de óleo de colza e 2 colheres de sopa de adoçante. Mistura tudo muito bem.

Na mistura de banana, vai acrescentando aos poucos a mistura com farinha, 50g de sultanas e 400g de cenouras trituradas. Envolve tudo muito bem e depois verte para a forma. Leva ao forno durante 30 minutos.

Assim que o bolo estiver pronto, retira-o e deixa arrefecer. Cobre-o com queijo quark, adoçante granulado, nozes e raspas de laranja. Vais ver que fica divinal!

Sabias que o bolo de cenoura é datado do século 18? Na época, era muito comum incorporar legumes e vegetais às receitas, inclusive as de bolos, por faltar ingredientes como a farinha e o açúcar. Assim, a cenoura era usada para engrossar e adocicar uma massa para bolo, fazendo as delícias de quem o comia.

Agora, sempre que tiveres um desejo por bolo de cenoura, já não tens desculpas para não fazê-lo! Graças às nossas receitas, conseguirás escolher a versão que mais gostas e se adequa à tua alimentação. Contudo, não te esqueças que a imaginação não tem limites, por isso, sente-te livre para adaptares as receitas ao teu gosto e aos ingredientes que tens em casa!