Apreciada e apetecida sobretudo quando o calor aperta, a sangria é uma das bebidas de eleição do verão.
Embora seja hábito sair de casa para beber uma sangria ou de existirem versões já prontas nos supermercados, fazer esta bebida em casa não é nada difícil. Aliás, trouxemos-te algumas ideias para que possas seguir e pôr em prática! Opções não te faltam, só tens que escolher a que mais gostares.
Dicas para uma sangria perfeita
Antes de passarmos às receitas, queremos-te dar algumas dicas para que as possas considerar quando fores confecionar a tua sangria.
- Embora uma boa bebida possa ajudar em muitas receitas, para fazer a sangria não é necessário. Aproveita para dares uso àquele que não gostas assim muito para dului-lo;
- Para uma mistura de sucesso, nunca te esqueças que deves ter sempre a presença de 1 tipo de vinho, 1 bebida gasosa, sumo de 1 fruta cítrica, açúcar e frutas vermelhas inteiras;
- De modo a que fique tudo fresco, coloca no frigorífico todas as bebidas a refrescar antes de as usares na receita. Termina com uma boa dose de gelo para a combinação ficar perfeita;
- Apesar de o açúcar usado em grande parte das receitas ser branco, podes substitui-lo pelo mascavado ou amarelo – por ser mais intenso podes até reduzir a quantidade usada.
Porções: 5
Duração: 10minutos
Sangria de espumante
O espumante é, sem dúvida, uma das escolhas para celebrar datas e momentos especiais. Contudo, serve também para fazer uma belíssima sangria.
Para começar, coloca num jarro transparente 225g de mistura de frutos vermelhos (de preferência mirtilos, framboesas e amoras), folhas de manjericão e 1 lima cortada aos gomos. Depois, acrescenta 30g de açúcar branco e mexe e amassa levemente com uma colher comprida. Enche o jarro até meio com gelo e acrescenta 75ml de licor Beirão. Adiciona aos poucos 500ml de schweppes limão e uma garrafa de espumante bruto. Mexe novamente e verifica se precisa de mais gelo ou folhas de manjericão.
Sangria de moscatel com melão
Nada como uma bebida doce para um final de tarde ao pôr-do-sol! Esta sugestão é perfeitamente adequada para essa ocasião. Por isso, começa por descascar e cortar em pequenos cubos 1 melão inteiro (de preferência branco). De seguida, coloca tudo num jarro e acrescenta 400ml de água, 150ml de moscatel e alguns bagos de romã. Tempera com erva-doce e hortelã. Mexe tudo muito bem e de seguida junta o gelo. Em menos de 15 minutos está pronta a servir!
Descobre as melhores esplanadas do porto, onde também podes encontrar bons mojitos
Sangria de vinho rosé
Suave mas carismático, quem é que resiste a um bom vinho rosé? Se pertences a esse grupo, então não podes perder a receita desta belíssima sangria.
Começa por espremer o sumo de 2 laranjas e adiciona num jarro juntamente com 100g de açúcar, hortelã e 2 paus de canela e deixa aromatizar por 10 minutos. Depois, adiciona 2 garrafas de vinho rosé frias, 330ml de refrigerante de limão e 2 cálices de vinho do Porto. Corta 2 laranjas e 1 lima às rodelas e adiciona à mistura. Acrescenta morangos ou 225g de mistura de frutos vermelhos, folhas de hortelã e bastante gelo. A tua sangria está pronta a servir!
Sangria de vinho tinto
O vinho tinto é também uma das bebidas mais apreciadas para diversas ocasiões. Nas sangrias fica igualmente perfeita.
Junta num jarro 1 pera, 1 maçã, 8 morangos e 1 laranja em pedaços, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, folhas de hortelã, 1 cálice de aguardente e 1 cálice de vinho do Porto. Acrescenta a raspa de 1 limão e o sumo de 1 laranja e do limão. Mexe bem e deixa a mistura temperar durante 1 hora. Passado esse tempo, acrescenta 1 garrafa de vinho tinto, 500ml de gasosa e 3 paus de canela. Adiciona gelo a gosto e serve.
Sangria branca
Depois de algumas opções com vinhos mais doces, eis que está na altura de ter uma sugestão com vinho branco.
Prepara meio melão e limpa-o de sementes. Com a ajuda de uma colher de servir gelado, molda a polpa em bolas. Lava as 100g de uvas e tira os bagos e grainhas do meio. Lava e corta 1 maçã em meias luas. Acrescenta as frutas a 100g de açúcar, 2 paus de canela e hortelã. Caso queiras um toque de sabor, acrescenta um bocadinho de pimenta moída na altura com a ajuda de um moinho. Leva o jarro ao frigorífico até que o açúcar se derreta. Acrescenta 1 garrafa de vinho branco fresco e 500ml de gasosa fresca. Junta gelo a gosto e já está pronta a servir.
Sangria de abacaxi
Esta receita pode ser servida com ou sem vinho, a escolha é tua. Porém, podemos-te garantir que de uma forma ou de outra ela fica perfeita!
Começa por cortar 3 maracujás roxos ao meio e retira a polpa. Num copo de varinha mágica tritura 1kg de abacaxi descascado até obteres pedaços pequenos com água. Num jarro adiciona 500ml de refrigerante de sabor lima-limão, 200ml de água, a polpa dos maracujás, folhas de segurelha e 250g de papaia cortada aos cubos. Adiciona bastante gelo e, caso queiras, vinho fresco (de preferência branco).
Uma lista enorme de receitas de panquecas para todos os gostos.
FAQ's
Bolo de iogurte é fácil de fazer?
Sim, muito fácil, aqui temos a dica de bolo de iogurte clássicos ou até mais arrojadas.
A que temperatura devo colocar o forno?
Idealmente deve ter o forno pré-aquecido a 180 graus.