Seja o de cogumelos, o de camarão ou o básico, um risotto vem sempre a calhar, sobretudo para surpreender amigos ou familiares.
Para que possas mostrar os teus verdadeiros dotes culinários sem receios, neste artigo reunimos as melhores receitas de risotto, isto é, receitas boas. Queres saber quais são? Só tens de continuar a ler e, claro, pôr em prática.
4 receitas boas de risotto para te deliciares
1. Receita de risotto básico (risotto bianco)
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 50 minutos
Nada como começar a seleção de receitas de risotto por aquela que é a base das bases: a do risotto bianco.
Em primeiro lugar, coloca cerca de 700 ml de caldo de frango ou vegetais numa panela e leva ao lume até reduzir. De seguida, coloca outra panela um fio de azeite em fogo baixo/médio, adiciona 1 cebola picada e deixa alourar. Assim que ficar translúcida, aumenta o fogo e acrescenta 250 g de arroz Arbório (arroz para risotto).
Quando o arroz ficar translúcido, acrescenta meio copo de vinho branco seco. Deixa-o evaporar e vai acrescentando aos poucos o caldo aquecido (reserva cerca de 100 ml para finalizar o prato).
Após 25 minutos, quando o arroz estiver cozido, remove o tacho do lume e acrescenta o restante caldo, 50 g de manteiga sem sal e 50 g de queijo parmesão. Serve com uma fatia de presunto.
2. Risotto de camarão
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Médio
Tempo de preparação: 40 minutos
Outro clássico no universo dos risottos é, sem dúvida, o risotto de camarão. Queres saber como fazê-lo? Nós explicamos-te.
Começa por limpar 500 gr de camarão (reserva as cabeças para fazeres um caldo). De seguida, tempera os camarões com limão, alho e sal a gosto.
Numa panela, acrescenta um fio de azeite, meia cebola picada e 1 cenoura cortada em pedaços grandes. Mistura e deixa refogar durante 5 minutos. Depois, acrescenta as cabeças do camarão, sal a gosto, salsa e água até as cobrir. Deixa cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Passado esse tempo, bate tudo no liquidificador, coa e reserva o caldo.
Agora, leva 50 g de manteiga numa frigideira, juntamente com a outra metade da cebola picada, meio pimento cortado e o camarão. Deixa fritar durante 5 minutos e acrescenta 2 tomates pequenos.
Numa panela, coloca 1 dente de alho esmagado, azeite e 1 chávena de arroz para risotto. Mistura tudo bem e, aos poucos, acrescenta o caldo com as cabeças do camarão. Vai repetindo este processo antes de secar o arroz. Quando ele estiver cozido, acrescenta o molho com o camarão, mistura bem e deixa de terminar o arroz (vai acrescentando sempre o caldo até obteres a textura que pretendes).
Para dar brilho ao prato, acrescenta 1 colher de sopa de manteiga, mistura e polvilha cebolinho picado. Serve.
3. Receita de risotto de cogumelos
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Médio
Tempo de preparação: 55 minutos
Quem é que resiste a um bom risotto de cogumelos? Nós não, por isso, achamos por bem partilhar a receita deste cremoso e delicioso rissoto.
Em primeiro lugar, descasca e pica finamente 2 cebolas. Lava 4 talos de aipo e corta-os em lâminas finas. Limpa 400 g de cogumelos Portobello e corta-os grosseiramente.
Num tacho, acrescenta azeite e aloura a cebola e o alho, tudo em lume brando, durante 10 minutos. Depois, acrescenta 200 g de arroz Arbório. Deixa-o fritar, mexendo de vez em quando, até ficar translúcido. Rega com 150 ml de vinho branco, adiciona os cogumelos e deixa cozinhar, mexendo sempre, até absorver o líquido.
Ferve 500 ml de água com sal num tacho e adiciona-a, pouco a pouco, ao arroz, mexendo à medida que ela for absorvida. Assim que o arroz estiver cozido, retira-o do lume e junta-lhe 60 g de queijo brie cortado aos cubos e 100 g de rúcula. Envolve tudo, tempera com pimenta e serve de imediato.
4. Risotto de alho-francês
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparação: 45 minutos
Numa panela, ferve cerca de 2 litros de caldo de legumes caseiro e, em simultâneo, noutra panela, refoga 1 colher de sopa de manteiga com azeite e acrescenta 1 cebola e 5 dentes de alho picados. De seguida, acrescenta 2 chávenas de arroz para risotto e pimenta, misturando sempre. Quando o arroz ficar translúcido, acrescenta meia chávena de vinho branco e deixa reduzir. Vai acrescentando conchas do caldo a ferver aos poucos, mexendo sempre. Assim que o caldo for secando, vai adicionando mais.
Quando tiveres usado perto de metade deste caldo, acrescenta 1 talo de alho-francês cortado às rodelas e mistura. Retifica temperos e vai adicionando o restante caldo, mexendo sempre. Para finalizar, acrescenta outra colher de manteiga e meia chávena de queijo parmesão ralado. Tempera com pimenta preta e serve de imediato.
Como não podia deixar de ser, também temos uma lista de os melhores restaurantes italianos em lisboa. Vê e visita.